Oralplan lança centro de formação em medicina dentária digital

0
1659
Cassis Clay e Pedro Freitas são os responsáveis pelo Oralplan Dental Training Center
- publicidade -

O Grupo Oralplan vai iniciar em Janeiro de 2020 a actividade do seu novo centro de formação para a medicina dentária nas Caldas da Rainha, que vai preparar profissionais do sector para a era digital.
Criar um centro de formação já era um dos desígnios da empresa quando se mudou para o antigo edifício da J. L. Barros, há cerca de ano e meio. Agora o Oralplan Dental Training Center vê a luz do dia através de uma parceria com Pedro Freitas, técnico de prótese dentária com 30 anos de prática e mais de 10 anos dedicados à formação de médicos dentistas e técnicos de prótese dentária.
Cassis Clay, proprietário do grupo Oralplan, afirma que esta será “a nossa escola do futuro, uma vez que nasceu na era da medicina dentária digital”. O centro de formação pretende, precisamente, preparar os profissionais do sector para a crescente digitalização da medicina dentária. Cassis Clay nota que, actualmente, a actividade encontra-se num “universo híbrido”, no qual ainda se trabalha com métodos analógicos, ao passo que algumas clínicas já adoptam sistemas digitais. Estes sistemas permitem não só diagnosticar, como criar soluções através de impressão 3D de restaurações, aparelhos ou implantes dentários.
Pedro Freitas assinala que este é “um projeto bastante ambicioso e aliciante”. Além da transição para o digital, o centro pretende apoiar os profissionais às inovações técnicas das mais diversas áreas da medicina dentária, através de grandes nomes do sector provenientes de Portugal, Espanha e Brasil.
O Oralplan Dental Training Center já tem o seu calendário anual definido, com início em Janeiro do próximo ano. Serão realizadas 18 formações nas mais variadas áreas da medicina dentária. Os cursos são direcionados a médicos dentistas, técnicos de prótese dentária, assistentes dentárias e higienistas orais.
O centro de formação tem capacidade para 30 alunos em sala de aula e está dotado de condições para transmitir cirurgias em directo e realizar aulas práticas em gabinetes. Com este projecto, o grupo Oralplan pretende “contribuir para o desenvolvimento da medicina dentária em Portugal”, afirma Cassis Clay.
Criado em 2008 com o objectivo de ser um dos pioneiros em tecnologia digital, o grupo é formado pela Oralplan Clínica Dentária, pelo laboratório digital interno Oralplan Inlab 3D Concept e agora pelo Oralplan Dental Training Center. No segundo trimestre de 2018 abriu novas instalações nas Águas Santas, junto ao nó de acesso à A8, com um investimento que rondou meio milhão de euros, onde desenvolve toda a sua actividade. J.R.

- publicidade -