120 escolas e instituições de ensino do Oeste foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas, entre as 131 inscritas no programa no ano letivo de 2021/22. Nas Caldas foram reconhecidas 12 das 17 escolas que se inscreveram no programa, tendo aumentado o número de escolas galardoadas (9) e de inscritas (12) em relação ao ano letivo anterior. A nível regional foi o concelho de Torres Vedras quem obteve o maior número de escolas premiadas (62 em 64 inscritas), seguido de Alcobaça, com 13 escolas.
No total, inscreveram-se 2045 escolas de todo o país, dos vários graus de ensino (dos jardins de infância às escolas secundárias), num programa que tem por objetivo distinguir com o símbolo da sustentabilidade no meio escolar aquelas que demonstrem “vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa. Há sete passos a ser cumpridos bem como a realização de atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano letivo 2022-23, que incide nos Espaços Exteriores e Biodiversidade: Preservar e Regenerar. A entrega dos prémios dos desafios 2021/22 e das Bandeiras Eco-Escola ocorre, este ano, em Valongo, no Pavilhão Municipal, no dia 12 de outubro.
O programa Eco-Escolas é promovido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Tem como objetivos “encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis”, tal como “criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade”, refere o site da iniciativa.