Academia Art&Cultura traz 50 jovens à região

0
301
Os jovens durante a visita ao Mosteiro da Batalha

Os alunos do ensino secundário e profissional poderão conhecer o património e cultura ao longo de cinco dias

Meia centena de alunos do ensino secundário e profissional de todo o país participam na terceira edição da Academia Art&Cultura – Ligações Criativas, promovida pela Fórum Estudante em parceria com o IPLeiria e os municípios de Batalha, Caldas da Rainha, Leiria e Óbidos. A academia decorre entre os dias 17 e 21 de julho, possibilitando aos jovens conhecer a arte e cultura que caracterizam os quatro municípios parceiros, através de atividades e visitas ao património cultural, artístico e natural. Irão participar em roteiros literários e em visitas encenadas, assim como em workshops de serigrafia, risografia e cerâmica. A animação e a diversão são asseguradas por uma equipa jovem e profissional de monitores.
O objetivo, segundo o IPLeiria, é que através das atividades da semana, os participantes possam saber mais sobre o mundo académico e profissional ligado à arte e à cultura, nomeadamente pela participação da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do IPLeiria.
O ano passado, em Óbidos, o grupo começou o dia em contacto com a natureza, na Lagoa de Óbidos. Já na vila fizeram um peddy-paper, passando por alguns locais emblemáticos e uma visita ao Mercado Medieval. Já nas Caldas, visitaram o Centro das Artes, Museu da Cerâmica, Museu José Malhoa, a ESAD.CR e o Espaço Silos. Houve ainda uma visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, grutas da Moeda e a realização de várias atividades. Em Leiria a música esteve em destaque, assim como uma viagem pelo roteiro do Crime do Padre Amaro. ■