O distanciamento, o uso de máscara e a presença constante de produtos de limpeza e desinfecção são algumas das medidas

Aulas já foram retomadas, mas início é progressivo até Outubro. Há muitas medidas na área da higiene e segurança, mas no Cencal houve mesmo necessidade de proceder a algumas obras. Tirando no turismo, há quebras nas acções de formação para profissionais

Tal como as escolas, os centros de formação e as escolas profissionais prepararam-se para receber os alunos com muitas medidas de controlo e prevenção ao contágio do novo coronavírus.
Nalguns casos as aulas já retomaram. O Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, nem chegou a interromper o ensino em Alcobaça e na Marinha Grande.
Nas Caldas da Rainha, porém, houve mesmo necessidade de recorrer a uma interrupção no plano de formação, devido à necessidade de fazer obras para ajustar as salas à nova realidade criada pela pandemia.
“Tínhamos o problema de ter algumas salas pequenas e também o refeitório. Nalguns casos transformámos duas salas pequenas numa só e reorganizámos os espaços”, conta Ana Bica, directora do Cencal.
Também o mobiliário foi adaptado para garantir o distanciamento de 1,5 metros entre cada aluno. Os ajustes permitiram manter o tamanho das turmas.
No refeitório, foram criadas divisórias para que as refeições possam ser feitas minimizando o risco de contágio, sem ter que prolongar as refeições.
Foram igualmente tomadas várias medidas no âmbito da segurança, da higiene e da prevenção de ajuntamentos.
Cada formando tem acesso a uma caixa com um kit de equipamento de protecção pessoal, o segurança garante que é feita desinfecção das mãos à entrada e à saída do edifício. O material informático é protegido por películas, cuja substituição e desinfecção é garantida pelo próprio utilizador, por se tratar de material de utilização partilhada.
Além dos intervalos desfasados, são desincentivados os ajuntamentos. Equipamento de diversão, como a mesa de matraquilhos, foi retirada, e a utilização do polidesportivo está interdita.

REINÍCIO FASEADO NO CENFIM

No Cenfim, as aulas já começaram para os alunos que transitam do ano lectivo passado, assim como para o novo curso de técnicas de instalação eléctrica. Já os novos alunos dos cursos de aprendizagem começam a 17 e 21 deste mês, para as equivalências ao 9º e ao 12º ano, respectivamente. Para Outubro está agendado o início de novos cursos no âmbito da formação profissional, em horário laboral e pós-laboral.
Todas as aulas serão em regime presencial. O centro de formação procedeu ao desfasamento de horários e as turmas maiores foram desdobradas com um máximo de 16 alunos. Na sala de aula, é feito registo do local de cada aluno, para que não hajam trocas.
Foram adoptadas medidas para minimizar os riscos de contágio. A temperatura é medida à entrada. A máscara e películas de utilização única para o equipamento informático são obrigatórias.
Foram criadas zonas de intervalo diferenciadas e os serviços de bar e refeições foi reduzido. Não há aulas de educação física.

IMPACTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Tanto no Cenfim, como no Cencal, fala-se em quebras na procura nas áreas da formação profissional, em parte porque houve diminuição de emprego activo, noutra parte “porque a preferência nestes cursos é por formação presencial”, refere Vítor Lapa, director do Cenfim.

EHTO VAI TER AULAS PRESENCIAIS E ONLINE

Na Escolha de Hotelaria e Turismo do Oeste as aulas só arrancam a 1 de Outubro, mas a recepção aos novos alunos começa a 28, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro.
Além de todo o procedimento de higienização, circuitos de circulação, material de protecção pessoal e da etiqueta respiratória, a escola vai adoptar um sistema um pouco diferente das restantes, até porque vai manter uma componente de aulas online.
“Optamos por iniciar o ano com um sistema misto, vamos ter aulas presenciais, com horários desencontrados, mas vamos também manter algumas disciplinas com aulas online”, refere o director da escola, Daniel Pinto.
No entanto, como a escola tem componentes práticas muito específicas, vai exigir alguns cuidados extra a este nível. “No ensino prático estamos a manusear utensílios e matéria-prima alimentar, o que pode acarretar algum risco e isso causa alguma ansiedade”, refere, acrescentando que isso leva a um maior foco na educação para a higienização, a etiqueta respiratória e a utilização das máscaras.
De resto, durante o confinamento e após, a EHTO enveredou para uma nova tipologia de acções de formação ligadas directamente aos trabalhadores do sector da restauração e turismo a recair em boa parte nesse capítulo, algo que será para manter.
Entre Maio e Julho, a escola realizou 72 acções de formação profissional online que contaram com mais de 7500 participantes, nas áreas do marketing, higiene e segurança, gestão e de padaria.
“Foi algo que nos surpreendeu pela positiva e que, por isso, iremos manter”, realça.