Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 18:13
- publicidade -
InícioBrevesEstudo Caldas “Rainha das termas 2035?” apresentado a 6 de Junho

Estudo Caldas “Rainha das termas 2035?” apresentado a 6 de Junho

-

O estudo prospectivo “Rainha das termas 2035?, da autoria de José Luiz de Almeida Silva, será apresentado no próximo dia 6 de Junho, no CCC. O director de planeamento do Cencal e especialista em análise prospectiva estabeleceu quatro cenários a que foram atribuídas designações “um pouco provocatórias”. São elas Cenário Verde – Cenário “Um novo compromisso com a Rainha D. Leonor”; Cenário Azul – Cenário “Os Pavões Reais”; Cenário Amarelo – Cenário “O Guardião dos Templos” e Cenário Roxo – Cenário “O Túmulo de D. Leonor ou a traição a D. Leonor”.

O estudo, pedido pela Câmara das Caldas ao Cencal, teve início em Maio de 2014 e contempla um trabalho retrospectivo dos últimos 30 anos das termas caldenses. Foram também feitas sessões de diagnóstico da situação actual e do potencial do centro termal caldense, seguindo a metodologia da escola de prospectiva francesa de Michel Godet.

O programa, no dia 6 de Junho, começa pelas 9h30, com a intervenção de Luís Soares, director executivo das Caldas de Taipas. Segue-se a intervenção de António Macedo, administrador das Termas do Vimeiro e do geólogo Martins de Carvalho, membro da Comissão de Acompanhamento do Hospital Termal. O painel da manhã contará ainda com a participação de Luís Cardoso Oliveira, médico hidrologista e consultor da UNICER, Aguas e Turismo – Termas de Vidago e Pedras Salgadas e co-autor do manual de Boas Práticas dos Estabelecimentos Termais; e de João Barbosa, secretário geral da Associação de Termas.

À tarde está prevista a intervenção de Pedro Cantista, presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia, seguido da apresentação do estudo de prospectiva pelo seu autor.

O painel contará ainda com as intervenções de João Serra, docente da ESAD e pró-presidente do IPL, e de Luís Pisco, vice-presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Após um período de debate, a sessão será encerrada pelo presidente da Câmara das Caldas.

 

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.