Mostra celebra o centenário do jornal caldense
Está patente na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha uma exposição que é uma mostra documental sobre a Gazeta das Caldas, o jornal caldense fundado a 1 de outubro de 1925 e que está a celebrar o seu centenário. “A Biblioteca Municipal homenageia a Gazeta das Caldas com uma mostra documental e felicita-a pelos 100 anos em prol da informação local e regional, assim como, o seu contributo na preservação da memória do concelho das Caldas da Rainha”, referem os responsáveis. “As publicações deste jornal centenário encontram-se na Biblioteca Municipal para consulta presencial de todos os interessados”.
A mostra documental, patente durante este mês de outubro, é composta, por exemplo, pelo livro que guarda as primeiras edições do jornal. O icónico número 1, com o texto “Ao que vimos” aparece em destaque, assim como uma peça cerâmica, do mestre Ferreira da Silva, que assinalou os 90 anos do jornal.
Resumindo os cem anos de História a exposição apresenta a edição do jornal deste ano, que comemora o centenário, mas também suplementos recentes e outros mais antigos. Dá ainda a conhecer livros que foram editados pela Gazeta das Caldas, como o “Ontem & Hoje”, um projeto que olhou a cidade (e não só) para perceber a sua evolução ao longo das décadas.
Até ao final do ano há várias iniciativas a decorrer para assinalar o centenário da Gazeta das Caldas. Atualmente corre o país a recriação da Volta a Portugal a Cavalo de José Tanganho. Em dezembro, em Lisboa, o Âmbito Cultural do El Corte Inglés recebe uma exposição e uma conferência com Pacheco Pereira sobre a imprensa local. Entre outras iniciativas a Gazeta das Caldas está no Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos.































