Gastronomia do Oeste à mesa dos alunos da ESAD

0
1220
Houve mais alunos a almoçar no refeitório graças à iniciativa Leiria.Oeste.Come. | D.R.

Promover a gastronomia e o artesanato locais. Foi este o objectivo do almoço Leiria.Oeste.Come, organizado pelos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria na segunda-feira, 17 de Outubro. Neste dia, as cantinas das escolas de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche apresentaram uma ementa comum, composta por sopa de peixe, lombo de porco assado com morcela de arroz, caldeirada à moda de Peniche e empadão de legumes. Para sobremesa nada mais típico que as cavacas das Caldas.

À entrada de cada refeitório foi também instalada uma mostra de artesanato. Na ESAD os alunos puderam ter contacto com a maçã de alcobaça, beijinhos, vários produtos hortícolas, louça das Caldas e bordados do Zé Povinho. Havia ainda informação disponível sobre os pontos de interesse turísticos dos vários concelhos do Oeste e um breve resumo da tradição do falo na cerâmica caldense.
Disfarçada de Maria Paciência, Maria Sousa, encarregada da cantina e do bar da ESAD, distribuía cavacas ao mesmo tempo que falava à Gazeta das Caldas. “Esta ideia surgiu porque temos muitos alunos de outras cidades, até estrangeiros, que não sabem o que é típico no Oeste nem conhecem a tradição cerâmica que existe nas Caldas”, explicou, salientando que neste dia houve mais alunos a almoçar no refeitório pois sabiam da iniciativa. O lombo de porco foi o prato com mais saída.