Laboratório da ESAD na Escola do Parque vai ter área de design de interacção e multimédia

0
504
- publicidade -

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) abriu o ano lectivo com uma sessão solene no dia 29 de Outubro, no CCC. Um dos momentos altos foi a entrega do título de Professor Honoris Causa a Ana Abrunhosa, que esteve nas Caldas no primeiro acto oficial como Ministra da Coesão Territorial. A segunda distinção foi entregue a título póstumo, a João Vasconcelos, natural de Leiria e que foi secretário de Estado da Indústria. Em relação à ESAD, foi destacado o laboratório que a escola de artes vai abrir na Escola do Parque numa área dedicada ao Design de Interacção e Multimédia e que vai estar aberto à comunidade.

Uma das áreas da escola primária do Parque, recentemente cedida pela autarquia à ESAD, vai ter em funcionamento o futuro laboratório de Design de Interacção e Multimédia da ESAD. Esta valência “vai estar aberta à comunidade e poderá inclusivamente dar apoio a empresas”, disse o director da ESAD, o professor João Santos, revelando uma das novidades que terá lugar a partir do próximo mês de Janeiro.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, salientou que a ESAD tem actualmente uma dimensão nacional, ou seja, “não são apenas as pessoas da região que procuram esta escola pela oferta formativa e pelo prestígio que a escola tem”. Segundo o edil caldense há nas Caldas “um ambiente de criação artística e de design de grande relevância”, algo que também se deve aos alunos da escola que após a sua formação “aqui instalam os seus negócios e dão início às suas actividades criativas”.
O autarca deu a conhecer que a Câmara sempre contribuiu para as infraestruturas que a ESAD foi necessitando ao longo do tempo, não só para desenvolver a sua actividade lectiva, como também na construção das residências. Uma das últimas cedências foi a Escola do Parque onde será instalado um laboratório criativo onde “haverá um espaço onde as pessoas poderão aproximar-se e interagir mais com a comunidade da ESAD”.
Sobre a escola caldense, o presidente do IPL, Rui Pedrosa salientou que esta instituição terá um papel “fundamental” na participação do IPL na Rede Cultura 2027, que reúne 26 municípios da região de Leiria e Oeste.
Aquele responsável deu ainda a conhecer que o politécnico vai liderar um projecto europeu de escolas de ensino superior que têm o seu foco no desenvolvimento regional. Este consórcio vai envolver as comunidades escolares de ensino público de Portugal, Irlanda, Finlândia, Hungria, Áustria e Holanda, no que é o projecto RUN (Regional University Network). O politécnico destaca-se também no que diz respeito ao acolhimento de alunos com necessidades educativas especiais. “Orgulha-nos conseguir dar respostas diferenciadas a estes estudantes”, disse Rui Pedrosa, acrescentando que o instituto vai realizar uma nova candidatura nesta área, em conjunto com vários parceiros sociais.
Aquele responsável voltou a referir que vai continuar a lutar para que os politécnicos possam conferir autonomamente o grau de doutor, mantendo contudo os acordos de parceria com outras universidades para atribuir este título. Considerou que também seria fundamental que o IPL pudesse mudar a sua designação para universidade politécnica, sobretudo para a sua credibilização a nível internacional.
A cerimónia prosseguiu com a concessão de dois títulos honoríficos Professor Honoris Causa, a Ana Abrunhosa, a nova ministra da Coesão Territorial. A sua presença nesta sessão foi o primeiro acto oficial da governante que foi distinguida “pelo apoio institucional que sempre deu a esta região e ao IPL” como presidente do Conselho de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A governante afirmou que tinha deixado “o casaco de ministra na cadeira do CCC” e como cidadã e docente da Universidade de Coimbra afirmou sentir-se “honrada com esta distinção” de uma escola que pode não ser universidade, mas que “tem a mesma qualidade”. Ana Abrunhosa deixou elogios à forma de trabalhar do IPL, “que é uma referência a nível nacional e internacional”. O facto de trabalhar com os vários parceiros da região “deve ser um exemplo a seguir”.
Emotivo foi o testemunho de Arménio Vasconcelos, pai de João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, que recebeu a distinção em nome do seu filho pelo seu contributo para a captação de investimento e para a contribuição para o ecossistema de inovação da Região Centro.
Entre muitos projectos, João Vasconcelos organizou o lançamento da estratégia nacional para indústria 4.0 nas instalações do IPL, em Leiria. Arménio Vasconcelos recordou ao longo do seu discurso, memórias vividas nas Caldas da Rainha, onde exerceu a atividade de advogado. O convidado partilhou com os presentes que foi “uma honra receber esta distinção do seu filho”.
Seguiu-se a entrega de prémios, bolsas e distinções a atuais estudantes, diplomados, professores e investigadores do IPL. Foram também homenageados trabalhadores com mais de 25 anos de serviço. A cerimónia terminou com a actuação musical do Grupo Kombi Wagon Trio.
Na sessão participaram também Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do IPL e Miguel Matos, representante das Associações de Estudantes.

- publicidade -