Onze associações associaram-se ao certame que é organizado pela Junta de Freguesia
Tendo como tema ‘Os Templários’, a quinta edição da Feira Medieval do Carvalhal voltou a contar com a ajuda do bom tempo e recebeu a visita de alguns milhares de pessoas ao longo de três dias.
Organizado pela Junta de Freguesia do Carvalhal, a mais antiga do concelho do Bombarral, este ano verificaram-se algumas apostas para engradecer o certame, que tem contado com entradas gratuitas. A única despesa para o visitante foi apenas a aquisição de uma caneca de barro, por três euros, se quisesse consumir bebidas nas várias tascas dispersas pelas ruas da aldeia.
A presidente da junta de freguesia Alexandra Figueiredo fez à Gazeta das Caldas um balanço muito positivo desta edição, quer pelo aumento do número de visitantes, quer pelos comentários recebidos.
“Tivemos este ano mais duas praças de restauração, pelo que não foi tudo concentrado numa única, pelo que foi bom para a feira e deu mais dinâmica ao certame”, destacou.
A exemplo dos anos anteriores, destacou-se o envolvimento de onze associações, quer da freguesia, quer do Bombarral, responsáveis pelos espaços de restauração, para as quais reverteram os fundos angariados: Barrocalvo, Salgueiro, A-dos-Ruivos, Sobral do Parelhão, Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, Ação Social do Carvalhal, Sociedade Filarmónica Carvalhense, Amigo Fiel, Velha Guarda do SCEB.
Ao longo da feira destacou-se o programa de animação diversificado que integrou dois grupos de danças medievais e outros dois de músicas da época, quadrilheiro, bobo, curandeira, contadores de histórias, artesãos de ofícios – ferreiro, armeiro e malheiro – a par de momentos de teatralização com artistas de rua e, não podiam faltar, as lutas medievais.
O tema dos Templários foi escolhido numa reunião preparatória com as associações e o programa procurou contextualizar esse tempo, através do acampamento medieval que foi montado.
“Houve ainda um investimento maior na decoração deste ano nos vários largos e ruas da aldeia e ainda na animação”, sublinhou Alexandra Figueiredo.
Com um orçamento de apenas 20 mil euros, a Junta de Freguesia do Carvalhal recorreu a alguns patrocinadores e, ainda, ao Município do Bombarral, para poder pôr de pé o evento.
Apesar de ter sido o último do atual mandato, a autarca está convicta de que a Feira Medieval do Carvalhal veio para ficar.