Em Portugal celebramos o S. Martinho a 11 de Novembro, com um magusto, água-pé e jeropiga. Acredita-se que nestes dias o tempo outonal regride para um pequeno verão – o Verão de S. Martinho – com alguns dias quentes e solarengos. Nas Caldas esta comemoração ficou retratada pelo pincel de José Malhoa, em “Festejando o S. Martinho ou Os Bêbados”, um dos seus mais famosos quadros, pintado em 1907. Mas porque se celebra este dia?
Reza a lenda que estava um dia de Inverno, com frio e chuva e vinha Martinho, soldado romano, montado a cavalo, quando se cruzou com um pedinte com frio. Martinho cortou a sua capa vermelha ao meio e deu metade ao mendigo. Nesse momento as nuvens negras terão desaparecido e o sol brilhou, assim permanecendo durante três dias.
Martinho de Tours nasceu em 316 na Panónia (actual Hungria), que pertencia ao Império Romano. Era filho de um comandante romano e seguiu a carreira militar. Fundou igrejas e mosteiros, onde pregou e foi nomeado bispo de Tours em 371.
Morreu a 8 de Novembro de 397 em Candes, sendo sepultado em Tours três dias depois, a 11 de Novembro. Precisamente a data em que se comemora o dia que lhe é dedicado: o dia de São Martinho.
O São Martinho na região
Este ano, na região, a data será celebrada em vários locais. No dia 11 de Novembro, nos jardins do Museu da Cerâmica, realiza-se um magusto com animação musical. Já o Museu Malhoa apresenta o trabalho “À mesa…” de Teresa Coelho e um momento poético de Alexandre Sousa, inspirado na obra “Festejando o S. Martinho ou Os Bêbados” do pintor José Malhoa. As entradas são livres.
No Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal também haverá castanhas assadas, água-pé, vinho e carne grelhada, com a animação de “Os Amantes da Música Popular Portuguesa” (2,50 euros para sócios, 3 euros para não sócios).
Para o próximo fim-de-semana está planeada a comemoração do S. Martinho nas Caldas com um magusto (17h30), precedido de um mercado na Praça da República. A terminar a noite haverá um desfile de ciclismo etnográfico e actuação de ranchos folclóricos.
Também no fim-de-semana, na Serrana Associação Desportiva Cultural e Recreativa (Serra D’el Rei, Peniche) se comemora a data com uma feira de artesanato de entrada livre. “São Martinho com cheirinho a Natal” é o nome do certame que terá workshops, trabalhos de 30 artesãos, venda de frutos secos e bebidas biológicas e um jantar na cave (14 de Novembro).