janeiro Matilde foi a bebé do ano em 2024

Na primeira edição do ano registava-se também o aumento dos custos das portagens na A8 e A15, bem como o chumbo do Orçamento dos SMAS, que levaria a que estes serviços funcionassem o ano inteiro com o orçamento do ano anterior. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve nas Caldas, onde visitou as obras do Comando Sub regional do Oeste e falou dos investimentos que o governo estava a fazer na Proteção Civil. Ainda em janeiro, Gazeta das Caldas, publicou um trabalho alargado sobre a Praça da Fruta, onde foi ouvir vendedores, clientes, comerciantes, autarquia e todas as forças políticas sobre o seu funcionamento e o que acham que deverá ser o seu futuro.
O centro de saúde de Óbidos foi inaugurado a 11 de janeiro, mas só começou a funcionar semanas depois. A falta de instalação da rede informática, e também de médicos, ditou que as pessoas continuassem sem a resposta durante mais algum tempo. Para fazer face a este problema, a Câmara de Óbidos apresentou, também no âmbito do seu feriado municipal, um plano de saúde, disponível para todos os munícipes que se inscrevessem, que funcionou durante o ano e já foi alargado a 2025.
Nas Caldas, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, inaugurou o Edifício Rainha D. Leonor (antigo Edifício dos Produtos Regionais), que passa a integrar todas as valências de ação social da autarquia. Em encontro nacional, os profissionais da área fizeram o balanço de um ano de transferência de competências na área .■
fevereiro Um Mercado do Peixe mais atrativo

Óbidos apresentou, na presença da então ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, um conjunto de ambiciosos projetos, no valor de 73 milhões, que pretendem para mudar o concelho na próxima década. Um funicular, uma ponte suspensa e um comboio elétrico para a Lagoa foram alguns dos projetos apresentados. Também em fevereiro foi notícia a intenção da Comunidade Intermunicipal do Oeste avançar com a aquisição de 51% da Rodoviária do Oeste e da autorização do investimento de 7,5 milhões para o avanço da modernização da Linha do Oeste entre Caldas e o Louriçal, este último agora em perigo.
Os protestos de polícias e dos agricultores, por melhores condições de trabalho, foram também notícia num mês em que, no desporto, se dava conta da vitória do Caldas no primeiro jogo da fase de manutenção da Liga 3, ao derrotar o 1º de dezembro, na Mata.
Ainda em fevereiro é notícia a criação de um novo parque de estacionamento subterrâneo, com três pisos, no final da Rua 15 de Agosto, por parte da autarquia. Com capacidade para mais de 600 lugares, tem por objetivo permitir mais estacionamento fora do centro da cidade e reabilitar aquela zona do Bairro da Ponte, com a criação de uma praça. ■
março Mulheres de intervenção

A decisão da direção executiva do SNS em mandar encerrar sete serviços de cirurgia do cancro da mama, entre eles o das Caldas da Rainha, devido ao número de cirurgias/ano, mereceu desde o início a contestação das entidades locais. Uma medida que entrou em vigor a 1 de abril e que só no final do ano, viria a ver revertida a decisão.
Na economia é notícia que os caldenses Bitcliq e Frutas Classe fazem parte de um consórcio que está a desenvolver um sistema que rastreia produtos agrícolas desde o campo até ao prato. E, em Óbidos, toneladas de chocolate garantem mais um festival que, nesta edição, destacou a “Portugalidade”, com referências a personalidades, locais e monumentos lusos. O certame foi também o local escolhido para a assinatura do protocolo entre o município e o Turismo de Portugal para a criação da Academia Internacional de Chocolate, num investimento de 1,2 milhões de euros.
Em mês de eleições legislativas, Gazeta das Caldas deu conta dos resultados eleitorais e falou com os novos deputados eleitos pelo distrito. Também as comemorações do 16 de março foram notícia nas páginas do jornal, no ano em que se assinala meio século sobre o acontecimento precursor da revolução de Abril. Dois investigadores e historiadores partilharam a sua investigação sobre o levantamento das Caldas. ■
abril Meio século da nossa democracia

O diretor convidado foi o historiador Luís Rodrigues, numa semana em que contamos com diversos textos de opinião, não só sobre o 25 de Abril, mas também sobre o 16 de Março. Temos ainda, por exemplo, uma conversa sobre a forma como os jovens olham para esta data tão relevante na nossa História ou as autoras que ilustraram a revolução.
Os 30 anos da EBI Santo Onofre, a apresentação nos Estados Unidos da América da revista produzida pela Gazeta para o 40º aniversário da Associação Regional Caldense e a dinâmica da Tekever são outros dos destaques desta semana, que na última página nos traz a novidade da criação do grupo de apoio das Caldas da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O batismo da nova pista de atletismo caldense com a realização de um campeonato nacional, os resultados do Acrotramp e a apresentação de candidaturas à presidência do Caldas Sport Clube dominavam a atenção no que ao desporto diz respeito.
Esta semana Zé Povinho destaca três jovens que são exemplo pela participação e cidadania ativa (Andreia Galvão, Inês Pires e Manuel Martins), desejando que continuem “a celebrar a Liberdade e a lutar por ela, todos os dias!”, mas também o trabalho das três autoras que ilustraram a Revolução (Joana Mundana, Oh Thais e Apenas Ilustrator), que demonstra que “há, entre as novas gerações, nascidas após Abril, quem esteja disposto a continuar a lutar pela democracia e a ir para a rua em nome das conquistas conseguidas há 50 anos”.
Além desta edição especial e da revista da ARC, em abril publicámos o Guia do Ensino e Formação no Oeste, tendo ainda produzido uma feira sobre o mesmo tema, para mais de um milhar de jovens. ■
maio O feriado municipal

O apelo pelo novo Hospital na homenagem à Rainha, a entrega das medalhas municipais e os investimentos nos Bombeiros são notícia nesta edição, que nos conta também sobre os investimentos nas residências de estudantes do ensino superior nas Caldas, das queixas da população que pedia obras na escola primária do Coto e que levanta então a possibilidade de Salir de Matos e Salir do Porto se tornarem vila, que, como sabemos, se viria a concretizar neste ano.
A visita do Bastonário da Ordem dos Médicos às Caldas, o resumo do Óbidos Vila Gaming e os confrontos entre grupos rivais na Praça 5 de outubro são outros dos destaques desta semana, em que a localização do novo Hospital do Oeste esteve em debate na Assembleia da República.
O lançamento de dois livros sobre o 25 de Abril (um de Alexandre de Sousa e outro de Ana Faro e Dulce Nunes) e a parceria entre a Academia de Música de Óbidos e a Força Aérea fazem as centrais desta semana.
Na economia, destaque para as 18 empresas Gazela que existem na região e para os dez anos da Queijaria Flor do Vale e da Espera Wines. No desporto, encontramos o lançamento da época do Caldas, já com novo presidente, e o resumo do Torneio de Ténis das Festas da Cidade.
Zé Povinho destacou Mithá Ribeiro, do Chega, pela defesa da localização Caldas/Óbidos e colocou a descer o líder do mesmo partido, André Ventura, “pelo espetáculo populista” quando acusou o Presidente da República de traição à Nação.
Neste mês editámos as revistas “Na rota das Chancelas UNESCO” e Casa&Decoração, bem como o suplemento das Festas da Cidade. Realizámos ainda mais uma edição da Grande Regata no Lago do Parque. Em maio abriu-se ainda o Museu da Resistência e Liberdade em Peniche. ■
junho Vandalismo na cidade das Caldas

Nesta semana, em que oferecemos aos nossos leitores a revista PME Líder do Oeste 2023, damos conta dos resultados das eleições europeias, com vitória da Aliança Democrática em Caldas e Óbidos, mas com o PS a vencer na região. A realização da competição das profissões no Cenfim e os encontros para a inclusão na cidade termal são outros dos temas tratados esta semana.
A abertura dos cursos de Sargento a civis pela primeira vez em mais de 20 anos é outra das notícias, numa edição que conta que o Oeste está coberto, pela primeira vez, com um meio aéreo de combate a fogos, um helicóptero ligeiro, estacionado no heliporto dos Bombeiros da Lourinhã.
Na cultura destaque para o CCC, que tinha pedido um apoio financeiro para programação à DG Artes, mas que foi recusado, tal como o recurso apresentado.
Os Pimpões sagrarem-se campeões distritais em sub16 masculinos e femininos e a participação de João Almeida na Volta à Suíça, antes de uma estreia histórica no Tour de France, são destaques no desporto.
Neste mês foi notícia mais uma edição do Caldas Late Night, os constantes adiamentos da eletrificação da Linha do Oeste, os 75 anos do Grupo Correia Rosa e o início de mais uma época balnear. O Festival da Codorniz do Landal, o Museu das Máquinas Falantes de Alcobaça e o projeto Foz(ge) Comigo também foram notícias e recordamos uma reportagem sobre o funcionamento dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, que funcionavam há seis meses sem orçamento aprovado. ■
julho João Almeida faz história

A luta pela localização do novo Hospital do Oeste nas Caldas da Rainha e Óbidos, que ganhou novo fôlego com a mudança de governo no início de abril, continua. Após a aprovação de recomendações da Assembleia da República ao novo governo sobre esta matéria, os autarcas pediram para ser ouvidos pela ministra.
Caldas da Rainha recebeu a bandeira e o selo de “Município Amigo da Juventude” e a Gazeta foi conhecer o trabalho que a autarquia faz com os jovens, na preparação para a terceira edição do Youth Summit, que teve lugar em setembro.
A Fábrica de Faianças Rafael Bordallo Pinheiro assinalou os 140 anos com um evento em Lisboa, em pleno Castelo de São Jorge no qual apresentou as Sardinhas by Bordallo 2024.
Em festa (de verão), estão os concelhos da região, com o Foz Beats, na Foz do Arelho, e o Mercado Medieval, em Óbidos, a atraírem multidões, ao passo que as Tasquinhas, nas Caldas da Rainha, estão prestes a abrir as portas. Também a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), celebrou 30 anos com um programa que se estendeu ao concelho vizinho, com o concerto final a decorrer no CCC.
Neste mês, destaque-se ainda o início da requalificação dos Prédios do Viola. Na política, o PS elegeu um novo presidente da concelhia das Caldas da Rainha, Rui Nunes, que disse querer comandar o partido à conquistas das autárquicas. ■
agosto traz polémica no estacionamento

O assunto já foi uma segunda vez a discussão na Assembleia Municipal, mas perante as dúvidas levantadas pela oposição do PSD e do PS, a votação da alteração do Plano Diretor Municipal de “zona de equipamento” para “área urbana consolidada” foi adiada.
Uma das vozes que mais se fez ouvir contra esse projeto foi a do antigo presidente da Câmara Fernando Costa, que nesta mesma edição anunciou, numa entrevista à Gazeta das Caldas e à 91 FM, a sua candidatura à Assembleia Municipal nas próximas eleições autárquicas, com ou sem o apoio do PSD.
Também a abrir o mês de agosto, o Núcleo da Liga dos Combatentes das Caldas da Rainha assinalou o centenário. O núcleo é dos mais antigos do país.
De destacar, ainda, uma oferta por parte do Clube de Golfe da Praia d’El Rey e o Lions Clube das Caldas da Rainha de um ecógrafo e uma sonda ao serviço de Pediatria do Hospital das Caldas da Rainha.
No desporto, Beatriz Castelhano, atleta da Benedita que representa o Arneirense, sagrou-se campeã nacional de Sub 20 nos 100 metros. A velocista, que corre nos 100 e 200 metros, tornou-se a mulher mais rápida de sempre no distrito de Leiria a correr os 100 metros e só ventos acima das velocidades regulamentares a impediram de se qualificar para os mundiais do escalão. ■
setembro destacou a cerâmica nas Caldas

A edição de 19 de setembro da Gazeta das Caldas é fortemente marcada pela cerâmica. O Congresso Internacional de Cerâmica coloca Caldas da Rainha e Alcobaça no centro das atenções do setor a nível global. O evento reuniu especialistas, artistas e académicos de renome, consolidando a importância histórica e cultural destas cidades no trabalho do barro.
O terceiro marco nesta área, que é uma das que contribuiu para que Caldas da Rainha seja Cidade Criativa da UNESCO, veio do setor empresarial, e marca a expansão da Duro Designers. A marca, conhecida pelo design arrojado e funcional, celebrou a expansão da fábrica e a abertura de uma nova loja integrada naquela infraestrutura, além de ter aumentado os postos de trabalho.
A edição marcava o regresso às aulas por cerca de 9000 alunos nos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos. E numa altura do ano em que a mobilidade sustentável está em destaque, Óbidos avançou com um projeto que visa apelar ao uso da bicicleta junto dos alunos e Caldas da Rainha implementou zonas de velocidade reduzida junto às escolas, limitadas a 30 km/h.
No desporto, Caldas da Rainha recebeu mais uma edição do Caldas Ladies Open, um dos maiores torneios de ténis do país direcionado a jogadores no feminino. ■
outubro Gazeta assinalou 99 anos

novembro Ajuda caldense em Valência

dezembro Os melhores do Ano

No desporto Miguel Silva candidata-se às eleições do Clube de Ténis das Caldas, que se vão realizar em março de 2025. Esta edição ainda oferece o suplemento PMEs Excelência de 2023. ■





