Cerca de um milhar de figurantes e 17 carros alegóricos estavam já confirmados para participar no desfile nocturno de sábado (pelas 21h30) e no de domingo à tarde (pelas 15h00). À semelhança do ano passado, os corsos terão lugar na Avenida General Pedro Cardoso porque as obras do parque subterrâneo ainda não estarão concluídas.
“Toma Afecto” é o tema deste ano do Carnaval das Caldas, conhecido pelo seu estilo trapalhão e satírico. Esta temática está relacionada com o movimento “Cidade dos Afectos”, que envolve as Caldas da Rainha e o Barreiro.
O Zé Povinho e a Maria Paciência são os reis da folia que arranca já amanhã, 7 de Fevereiro, com a sua chegada, pelas 21h30, ao Largo da Estação. O percurso estende-se até à Praça 5 de Outubro, onde um haverá um espectáculo com uma banda de influências africanas e brasileiras, abrindo assim oficialmente a semana de carnaval nas Caldas.
No dia 12 de Fevereiro, pelas 14h30, terá lugar na Expoeste o “Baile de Fantasia”, que tem por objectivo proporcionar aos idosos do concelho uma tarde divertida.
No dia seguinte, pelas 10h00, será a vez das crianças saírem em desfile pela Avenida General Pedro Cardoso. Está prevista a participação de cerca de 2000 crianças das escolas do primeiro ciclo e jardins de infância.
Também nessa sexta-feira à noite, pelas 20h30, haverá um baile de máscaras à moda de Veneza do século XIX no Museu de Cerâmica e, a partir das 23h00, a animação continua com um baile de máscaras com Quintento Casa Blanca (Tó Freitas e amigos), no Foyer do CCC.
Reis de Alfeizerão chegam de barco
Em Alfeizerão os festejos começam já no próximo domingo, 8 de Fevereiro, com a tradicional chegada dos reis de Carnaval. Estes irão chegar por mar à baía de S. Martinho do Porto, pelas 15h00, e os interessados em ir recebê-los terão que se concentrar no Campo 5 de Outubro, em Alfeizerão, meia hora antes.
Às 15h30 os reis mostram-se aos alfeizerenses no Largo de Santo Amaro, seguindo-se a volta pelas terras da freguesia.
No dia 13 pelas 10h30 realiza-se o desfile das crianças da escola primária e do centro paroquial de Alfeizerão. Para os dias 15 e 17, pelas 15h00, está previsto o desfile com oito carros. Na terça-feira de Carnaval serão eleitos os reis para a edição de 2016, seguindo-se uma festa no pavilhão do Carnaval com o DJ Capuz.
No dia 18, pelas 19h00, será feito o enterro da carne, com concentração no campo 5 de Outubro, fazendo assim o encerramento do Carnaval 2015 de Alfeizerão.
Crianças festejam o Entrudo em Óbidos
Os alunos das escolas de Óbidos vão desfilar no próximo dia 13 de Fevereiro, tendo cada complexo escolar e a Escola Nova Josefa uma temática, que será o mote para as suas fantasias.
No complexo Escolar dos Arcos a diversão começa às 10h30, com desfile até à Praça Santa Maria. O tema será As Máquinas do Futuro, com fatos criados através de materiais recicláveis. O desfile terá acompanhamento musical por alunos das escolas de Óbidos.
No complexo escolar do Alvito o desfile começa às 11h00, no exterior daquele estabelecimento de ensino (junto ao parque de estacionamento) e o tema das fantasias será o Carnaval com Amor. Pelas 11h30 realiza-se um concurso de máscaras e, meia hora depois, haverá animação com DJ Reis.
O Complexo Escolar do Furadouro marcou o início do desfile para as 10h30, no pavilhão da escola e terá como tema o Carnaval Trapalhão.
Já os alunos da Escola Josefa de Óbidos desfilam até à vila com fantasias alusivas ao tema “Cinema, filmes…” O corso terá um carro alegórico e muita música. No final de percurso, na cerca do castelo, será feita uma largada de balões. Este desfile é organizado pela Associação de Estudantes da Escola Josefa de Óbidos.
Os jardins de infância localizados junto de cada um dos complexos escolares vão participar nos respectivos desfiles.
Foliões de Torres Vedras vão ao Palácio de Belém
Amanhã, 7 de Fevereiro, pelas 11h30, a Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras vai ao Palácio de Belém, a Lisboa. A comitiva, composta por cerca de 200 pessoas, deixará, pelas mãos dos Reis do Carnaval de Torres Vedras, um convite ao Presidente da República para uma visita ao Carnaval “mais português de Portugal”.
O carnaval de Torres vai decorrer entre os dias 13 e 18 de Fevereiro e terá por tema o Amor. Segundo a organização, serão esperadas cerca de 350 mil pessoas.
As celebrações começam com a realização do corso escolar, no dia 13 de Fevereiro, que irá juntar cerca de 8000 crianças de 90 estabelecimentos de ensino do concelho.
A chegada de suas Altezas Reais, Dom Tintol Ama Troika Jamais e Dona Alvarinha Lovestory de Tanguinha, está marcada para as 22h00, na Praça em frente ao Mercado Municipal, seguindo-se a entronização do Rei e da Rainha do Carnaval (dois homens por tradição). O presidente da Câmara entregará a chave da cidade aos reis e, a partir desse momento, começa a folia.
Já no dia 14 de Fevereiro, a partir das 21h00, realiza-se o concurso de grupos de mascarados e, partir das 22h30, há também a “DJ´s Carnaval Party” na Praça Machado Santos, Jardins de Santiago e Mercado Municipal.
No dia 15, pelas 14h30 terá início o corso diurno, com a participação de oito carros alegóricos, marcados pela sátira social e política, de cabeçudos, Zés-Pereira, matrafonas e muitos outros figurantes. No dia 16, pelas 14h30, realiza-se um baile máscaras para idosos no Pavilhão Multiusos da Expotorres e, à noite, partir das 21h00, realiza-se o corso trapalhão.
Na terça-feira de Carnaval o corso volta a percorrer o recinto, pelas 14h30.
O enterro do Entrudo acontece no dia 18 de Fevereiro, a partir das 21h00, com ponto de encontro na Praça da República e término junto ao Tribunal.
O Mar em destaque no Cadaval
Tendo por temática o Mar, o carnaval do Cadaval sai à rua de 13 a 17 de Fevereiro. Começa com o desfile das crianças pelas principais ruas da vila, pelas 10h30, e à noite, pelas 21h30, o Grupo Gente Gira estreia no cine-auditório dos bombeiros a revista “É Carnaval, ninguém leva a mal!”.
No dia 15, pelas 15h00, sai à rua o tradicional corso carnavalesco, com concentração junto ao largo da Adega Cooperativa do Cadaval de onde seguirá para o centro da vila.
No dia seguinte, pelas 22h00, realiza-se o tradicional Baile de Carnaval, no Pavilhão dos Bombeiros. As entradas são livres para assistir à actuação de “David C e as suas Bailarinas”.
Na terça-feira de Entrudo, pelas 15h00, volta a desfilar o corso carnavalesco pelas ruas da vila.
As inscrições para participação nos corsos estão abertas até dia 13 de Fevereiro.
Nazaré e Alcobaça
Na Nazaré o Carnaval tem por tema Largarem Barques e Remes e terá sete grandes apresentações públicas, entre elas a novidade de um desfile nocturno, pela Marginal, a 14 de Fevereiro. Também os reis já foram escolhidos. Tratam-se de Delfina Santos e António João Maranhão “Perinhas”, reconhecidos foliões e personalidades com intensa actividade a nível local.
O dia 13 de Fevereiro é destinado aos mais pequenos, com um desfile que tem por mote “Carnaval 2015: Não me sai da Cabeça”.
Em Alcobaça haverá Folia &Algazarra na Amazónia. A maior floresta tropical do mundo será o tema desta edição, que decorre entre 12 e 18 de Fevereiro numa tenda frente ao mosteiro. A entrada é livre.
Em S. Martinho do Porto irá realizar-se um Carnaval nocturno, nos dias 14 e 16 de Fevereiro, com entradas livres. O corso irá passar pela Avenida Marginal e será colocada uma tenda no Jardim do Largo Eng. Frederico Ulrich com animação musical.
Também em Peniche se irá celebrar o Carnaval, com desfiles pelas ruas da cidade nos dias 13, 15 e 17 Fevereiro. Os mascarados saem às ruas do Bombarral e Cadaval, mas o programa ainda não estava concluído à data do fecho da edição.
Câmaras dão tolerância de ponto
A maioria dos municípios do país insiste em contrariar o governo e vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, como é o caso dos municípios do Oeste e da Comunidade Intermunicipal de Lisboa.
Também muitas empresas têm feriado nesse em virtude do seu acordo colectivo de trabalho. É o caso das empresas públicas de transportes, mas também dos bancos que vão estar fechados nesse dia.
A Câmara de Torres Vedras justifica a tolerância de ponto na terça-feira com a importância do Carnaval para a economia regional e a preservação da tradição. Na sua reunião de 13 de Janeiro, o executivo deliberou por unanimidade sugerir ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que “retome a tradição de sempre e determine a tolerância de ponto para todos os funcionários públicos, para a terça-feira de Carnaval”.