Trivago aponta Foz do Arelho como uma das praias da moda

0
10417

Portugal está na moda e o Oeste também. O conhecido portal de viagens Trivago destaca a Foz do Arelho como um dos melhores destinos de férias de Portugal, com tendência a virar moda. E o Expresso destaca novamente o Rio do Prado (Óbidos) como um dos melhores hotéis do país. Na gastronomia, este semanário destaca no concelho caldense a Adega do Albertino, Solar dos Amigos e Sabores d’Itália.

notíicas das Caldas
O conhecido site de viagens aponta a Foz do Arelho como uma vila perfeita para as férias, não só pelas suas praias, mas também pela orla da Lagoa de Óbidos | DR

A Foz do Arelho é um dos 10 destinos de praia em que a procura mais aumentou nos últimos dois anos em Portugal, segundo um estudo do portal Trivago publicado no passado dia 30 de Maio. A praia da Comporta foi aquela cuja procura mais aumentou e as praias do concelho de Torre Vedras surgem no segundo lugar.

A Foz do Arelho surge em sétimo lugar e é descrita pelo portal de pesquisa de hotéis, com sede na Alemanha, como “uma vila perfeita para as férias de Verão, não só pelas suas praias, voltadas para o Oceano Atlântico, mas também pela orla da Lagoa de Óbidos”. Além das praias, são destacados os miradouros e arribas, a marginal, “perfeita para um circuito pedonal à descoberta da fauna e flora locais”, e também o centro da vila como pontos que valem a pena conhecer.
Em relação a Torres Vedras, que surge no segundo lugar deste ranking, o portal salienta “os seus 20 quilómetros de costa, com cheiro a mar atlântico e praias de rara beleza e extensão”. Santa Cruz e Porto Novo são as praias por excelência, mas o portal destaca ainda os campos de golfe, os centros hípicos, as piscinas e a estância termal de Fonte dos Frades.
O Trivago realizou este estudo “para aqueles que estão cansados dos mesmos destinos de Verão de sempre, das horas desperdiçadas no trânsito, da falta de parques de estacionamento, das enchentes nos restaurantes e da proximidade excessiva dos restantes veraneantes no areal”. O estudo teve por base as mais de quatro milhões de pesquisas diárias no seu motor de busca.
O portal considera que estes destinos estão a tornar-se tendência, “mas para já continuam a ser tesouros (mais ou menos) escondidos para a maioria dos portugueses”.
Neste ranking destacam-se ainda as praias de Manta Rota (Algarve), Sines (Alentejo), Caminha (Minho), Odeceixe (Algarve), Ovar (Aveiro), Calheta e Porto Santo (arquipélago da Madeira).

EXPRESSO VOLTA A DESTACAR RIO DO PRADO

O hotel Rio do Prado, situado no Arelho, mereceu destaque no guia “Boa Cama, Boa Mesa 2017”, do jornal Expresso. Dez unidades hoteleiras e 14 restaurantes da região mereceram menção nesta publicação.
A unidade hoteleira que pertence à empresa Carbono21, Lda., do ex-presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, e da sua mulher, Marta Garcia, já tinha sido destacada com a Chave Platina em 2013 e é a Chave de Ouro pela quinta edição consecutiva. Apenas 25 hotéis em todo o país receberam esta distinção e a unidade obidense é a única no distrito de Leiria, superando algumas unidade de cinco estrelas.
O Rio do Prado é descrito como um dos hotéis mais ecológicos e amigos do ambiente em Portugal, com quartos intimistas e aconchegantes. É apontado como “um verdadeiro museu de design contemporâneo”, com uma simplicidade elegante e discretamente luxuosa.
O concelho de Óbidos é, no distrito de Leiria, o que tem mais unidades hoteleiras mencionadas no guia. A Carbono 21, Lda. tem também destacado na publicação o The Literaryman Hotel. A Pousada do Castelo, do Grupo Pestana, e os cinco estrelas Evolutée Hotel e Praia D’El Rey Marriot também figuram no guia.
As restantes unidades hoteleiras da região que cabem no “Boa Cama, Boa Mesa”, são o Sana Silvercoast (Caldas da Rainha), o Miramar Sul (Nazaré), as Casas São José (Rio Maior), e os alcobacenses Real Abadia e Vale D’Azenha.
É, no entanto, na secção dedicada aos restaurantes que há mais menções à região, num total de 14 estabelecimentos. Nenhum deles mereceu o galardão de Garfo D’Ouro.
Metade destes restaurantes situam-se nos concelhos de Peniche e Nazaré e o peixe fresco é a principal razão. O guia inclui quatro opções no concelho penichense, incluindo o Sushi Fish, em Ferrel, referido como um dos melhores locais para comer peixe, o Restaurante do Parque, pelos pratos de tacho e pelos grelhados, e a Tasca do Joel, pela raia alhada e pelas propostas da loja gourmet. Apenas o restaurante Em Banho Maria, na Serra D’el Rei, foge a esta rota do peixe fresco pois é escolhido pela cozinha nacional com um toque pessoal “por vezes ousado”.
Na Nazaré, o marisco do Aki D’el Mar, a caldeirada da Taberna da Amélia e a Taverna do 8 ó 80, pela forma como o peixe surge  servido de forma “atrevida” e pela carta de vinhos “invejável” merecem presença no guia.
TRÊS RESTAURANTES CALDENSES

No concelho das Caldas da Rainha, os autores do guia escolheram três opções. A Adega do Albertino merece destaque pelos produtos frescos cultivados pelo proprietário e que dão outra vida a pratos como a alheira, o frango pica-no-chão, a chanfana, ou ainda o bacalhau e o polvo na telha. No Solar dos Amigos são referenciados os pratos do imaginário tauromáquico, servidos em doses generosas. O Sabores d’Itália é um restaurante com presença habitual no guia e as entradas, as massas frescas e os risottos estão entre as sugestões.
Em Alcobaça, o único restaurante com presença na publicação é o António Padeiro, onde se destaca o cabrito, as açordas de bacalhau e camarão e a perdiz na típica púcara.
As apresentações semanais de vinhos de um produtor são pretexto para uma visita ao Dom José, no Bombarral, onde as petingas panadas, sem espinha, o cabrito assado e a mão de vaca são também apontados como boas razões uma visita.
Há ainda duas sugestões em Rio Maior: a Cooperativa Terra Chã, pelo seu cabrito serrano, e o Maeluisa, pela cozinha de autor do chef Igor Martinho.

GREEN KEY EM QUATRO ESTABELECIMENTOS

No passado dia 31 de Maio a  Associação Bandeira Azul da Europa anunciou os galardões “Green Key” e quatro estabelecimentos da região foram distinguidos. Nas Caldas, o restaurante Sabores D’Itália repetiu a distinção do ano passado e é o único restaurante da região a consegui-lo.
Os restantes três estabelecimentos são unidades hoteleiras. Em Alcobaça, o Your Hotel & Spa, que já tinha recebido no ano passado o selo das boas práticas de sustentabilidade ambiental, voltou a merecer o galardão e é acompanhado pelo Real Abadia Congress & Spa Hotel. A lista é fechada pelos apartamentos Marilda, da Nazaré.
No território nacional foram 45 as unidades turísticas a receber a “Green Key” (chave verde), um programa europeu promovido pela Fundação para a Educação Ambiental e que está presente em 50 países.
Os objetivos do programa são consciencializar para a adopção de práticas e comportamentos sustentáveis em toda a cadeia de funcionamento das unidades turísticas, reduzindo o impacto ambiental destas atividades.