Em Óbidos existe um restaurante dedicado ao universo da magia

0
354
Cláudia Freitas e Bruno Alves são os responsáveis pelo Madok

Madok é o nome do espaço, que procura oferecer uma viagem ao mundo da magia e da fantasia.

Existe, há quase um ano, em Óbidos um restaurante dedicado ao universo da magia e da fantasia. Chama-se Madok e localiza-se nos números 11 e 13 da Rua Josefa de Óbidos, no interior da vila medieval.
À entrada do restaurante, uma grande tabuleta anuncia as boas-vindas aos feiticeiros e, quando se entra, encontra-se um ambiente adequado à temática. A construção privilegia a madeira e a pedra e os tons mais escuros conferem-lhe o misticismo.
Em termos decorativos nada foi feito ao acaso e, assim, ora encontramos uma vassoura, que alguma bruxa ali “estacionou”, ora vemos os típicos caldeirões de poções a fumegar.
Há referências a Harry Potter, ao Feiticeiro de Oz, a Alice no País das Maravilhas, entre outros. Uma das que mais se destaca é o facto de a entrada para as casas de banho ser feita como se fossemos entrar em Nárnia, pela porta do armário.

A decoração do espaço faz referência ao ambiente mágico de alguns filmes

O Madok é uma aposta do caldense Bruno Alves e da bombarralense Cláudia Freitas, dois amigos de infância que partilham o sonho de ajudar crianças carenciadas no continente africano e que, depois de experiências profissionais na área da restauração, decidiram tornar-se sócios e abrir “um restaurante temático, em que quisemos implementar a magia que sentíamos que faltava em Óbidos”, explicou Bruno Alves.
O projeto desta dupla tem um prazo de cinco anos, em que pretendiam abrir um novo espaço a cada ano. Só que, logo no primeiro ano abriram dois. Primeiro o Madok e, meses depois, o Seafork, também em Óbidos. Após os cinco anos, o sonho é agarrar numa mochila e começar por combater as carências na Nigéria, especialmente ao nível da fome na população infantil.
A dupla criou já 10 postos de trabalho (incluindo os próprios), sendo que em época alta o número de recursos humanos sobe. O Madok tem duas salas com um total de 60 lugares (mais 12 na esplanada) e funciona de terça-feira a domingo, entre as 12h30 e as 00h00.
Em termos gastronómicos na carta do Madok é possível encontrar uma cozinha portuguesa com muitas influências europeias e uma fusão com cozinha moderna. O frango com laranja em cúpula com fumo é um dos pratos que causa espanto. Depois, há os cocktails, onde dão asas à criatividade, procurando servir a tal… magia, com quase 30 referências diferentes e cocktails sem álcool para os mais novos.

Faça em casa

Terra Mar
by Madok

Ingredientes: Bife de vaca (de preferência pojadouro ou vazia), camarão Moçambique, azeite, alho, manjericão, massa de pimentão, sal, pimenta, salsa e cerveja;

1-Preparação
Início
Numa frigideira deixe aquecer o azeite e junte o manjericão e o camarão e também pimenta, alho, salsa e massa de pimentão;

2- Fritar
O Mar
Deixe fritar o camarão durante alguns minutos, por forma a ganhar composição;

3-Acrescentar
A Terra
Quando o camarão estiver frito (não translúcido), insira o bife na frigideira e deixe cozinhar ao seu ponto;

4-Adicionar
Cerveja
Retire o bife, conserve-o e insira a cerveja, deixando-a apurar durante alguns momentos e continuar a ganhar cor;

5-Servir
Acompanhamentos
E está pronto a servir, acompanhado, de preferência, com batatas-fritas e salada;