O chef beneditense que se tornou uma referência do Tiktok

0
173
As receitas de sandes de Micael Agostinho são vistas e replicadas

Micael Agostinho tem 30 anos e a sua partilha de receitas de sandes atinge os milhões de visualizações.

De uma forma espontânea, como o próprio, foi assim que surgiu a loucura dos milhões de visualizações nas partilhas de receitas de sandes que Micael Agostinho fazia no Tiktok. As sandes são uma comida rápida, para quando não tem muito tempo e o início, em abril, foi algo natural, numa fase em que até estava mais desmotivado e, por incentivo da sua namorada (que está a terminar um mestrado em Psicologia e com quem vai casar em agosto), começou a partilhar receitas.
“Foi para me reconectar com a cozinha e para me divertir”, conta. A primeira receita foi o “Hambúrger da Meia-Noite”, uma receita muito simples, que fazia, precisamente, quando chegava a casa do trabalho já fora de horas. “Era uma coisa simples, com carne congelada”, recorda. Os primeiros vídeos foram sempre crescendo em visualizações, mas os milhões (seis milhões num vídeo, para sermos mais precisos), esses chegaram com a partilha de uma sandes de queijo brie que combina o doce e o salgado, incluindo nozes, mel e bacon. “A simplicidade das receitas, a facilidade de replicar, e a qualidade” são os fatores distintivos.

O beneditense é chef da cozinha da marisqueira Antiga há seis anos

Atualmente, por motivos profissionais, mas também pela organização do casamento, o jovem tem estado mais inativo no Tiktok, mas pretende continuar este trabalho, no qual, admite, já investiu tempo e dinheiro. A residir na Maia, Micael Agostinho tem um percurso curioso: no secundário não gostou do curso de Ciências e Tecnologias e decidiu experimentar a cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. “Fomos inaugurar a escola, no ano em que abriu”, lembra. “Não tinha paixão nenhuma pela cozinha”, afirma. “O gosto ganhei-o no meu primeiro estágio e quando fui ganhando mais conhecimento fui-me apaixonando”, diz.
Depois de dois estágios em hóteis da região e de uma curta experiência profissional num resort do Bom Sucesso, foi para o Norte, estudar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. “Quando estudava nas Caldas fizemos uma visita ao Porto e eu disse que para o ano estaria ali” e assim foi! Depois fez uma experiência no 100Maneiras do chef Ljubomir Stanisic, antes de ir trabalhar para o Norte do país em diferentes restaurantes. Micael trabalha há seis anos na marisqueira Antiga, em Matosinhos, num regresso ao trabalho com os peixes. Ali lidera uma equipa de 14 pessoas e a gestão dos recursos humanos é mesmo a parte mais complicada, admite o beneditense, que um dia, gostaria de abrir o seu próprio restaurante.

Faça em casa

Sandes de queijo Brie – Doce e Salgada do chef Micael Agostinho

Ingredientes: 1/2 baguete, 150g de queijo Brie, 30g de noz, 50g de bacon, mel e agrião q.b.

1-Início
Fritar o bacon
Fritar o bacon num sauté até ficar crocante. Depois, esmagar as nozes e aproveitar a gordura do bacon para as saltear

2-Mel
Adicionar o mel
Juntar o mel e, logo
de seguida, acrescentar o bacon e misturar

3-Pão
Preparar
Num sauté bem quente, torrar o pão, cortado ao meio, e, nesse mesmo sauté, marcar o queijo Brie

4-Montar a sandes
E desfrutar!
Montar a sandes com os vários ingredientes e depois é só desfrutar