Onda Recheada abre nas Caldas e aposta na cozinha portuguesa

0
486
A empresária é natural do Bombarral e abriu o seu restaurante na cidade termal, onde já trabalhava

Bombarralense Ana Guerreiro decidiu apostar no seu espaço, com os sabores tradicionais portugueses.

Onda Recheada é o nome do novo restaurante no número 10 da Rua da Caridade, uma paralela da Avenida 1º de Maio, perto do BPI, nas Caldas.
Este novo estabelecimento comercial resulta da aposta da bombarralense Ana Guerreiro, que, no passado, já teve outros restaurantes (na zona de Torres Vedras) e que trabalhou por conta de outrém, também neste setor, na cidade termal, nos últimos sete anos e meio. Agora decidiu apostar no seu próprio negócio, assumindo os riscos de abrir uma empresa num momento de incerteza como aquele que vivemos, pós-pandemia e a meio de uma guerra, com a inflação a fazer-se sentir todos os dias.

A empresária é natural do Bombarral e abriu o seu restaurante na cidade termal, onde já trabalhava

O Onda Recheada tem 40 lugares sentados e a localização, apesar de meio “escondida”, tem a vantagem de estar muito próxima da Avenida 1º de Maio, uma zona com muitos serviços e onde existem muitos trabalhadores que procuram por refeições rápidas.
Neste caso, encontramos essa rapidez numa cozinha tradicional portuguesa onde diariamente há à escolha quatro pratos de carne, um ou dois de peixe e uma sopa. Depois fazem-se sempre bitoques, omeletes e outros. “A comida é caseira e feita na hora e as sobremesas sou eu que faço também”, contou Ana Guerreiro, notando que também tem serviço take away. “Ao domingo, entre outras coisas, é certo que há sempre o nosso cozido à portuguesa e à segunda-feira não falta a sopa da pedra”, afirmou.
O Onda Recheada está aberto todos os dias (excepto aos sábados), nesta fase apenas na hora de almoço, mas com possibilidade de reservas de grupos para jantar e estando ainda em estudo a criação de um horário noturno para servir também os jantares.
Para Ana Guerreiro, um dos objetivos é precisamente que os clientes possam apreciar os sabores tradicionais da cozinha portuguesa, “remetendo-nos para a comida das nossas mães, das nossas avós ou das nossas sogras, a cozinha de casa”. O gosto pela cozinha esse nasceu… a trabalhar! E foi precisamente em contexto laboral que aprendeu a cozinhar.
Com a abertura deste restaurante foram criados três novos postos de trabalho (incluindo a própria).
Na parede do restaurante Onda Recheada vemos uma grande pintura, de um pôr-do-sol, que já existia, mas que foi mantida, assim como as cores que decoram o espaço (onde predomina o vermelho e o cinzento).

Faça em casa

Mousse de Chocolate Caseira

Ingredientes:
– Uma barra de chocolate de culinária de 200g;
– Oito ovos;
– 20 gramas de margarina

1- Preparar
Derreter chocolate
Derreta o chocolate, tal como a margarina, e conserve os ingredientes que juntou

2- Bater as claras
Em castelo
Bata as claras dos oito ovos em castelo, por forma a passar para o passo seguinte

3- Adicionar
Gemas
Ao chocolate derretido conservado adicionar as oito gemas dos ovos que bateu anteriormente

4- Juntar
Preparar
Junte tudo às claras em castelo e volte a bater, por forma a criar mais consistência na preparação

5- Servir
A mousse
Leve ao frio e, depois, está pronta a servir a mousse de chocolate.