Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:25
- publicidade -
InícioTemáticasGazeta da Saúde e Bem-EstarInsulino-resistência e estilo de vida

Insulino-resistência e estilo de vida

-

O aumento da prevalência da obesidade, da resistência à insulina e da diabetes tipo 2 associado à mudança de uma alimentação rica em grãos, frutos e vegetais para uma alimentação de grande densidade energética rica em gorduras e hidratos de carbono e à alteração de padrões de atividade física, com a mudança para um estilo de vida sedentário, fisicamente inativo, tem sido observado em diferentes populações.

A dimensão do problema em Portugal é preocupante. A nossa geração é provavelmente uma das mais sedentárias e seria de espantar que com estas alterações do estilo de vida não houvesse repercussões na prevalência das doenças a que nós chamamos doenças da civilização.
Também a demonstração de um risco aumentado de diabetes tipo 2 associado ao tabagismo materno durante a gravidez e ao tabagismo em jovem vem reforçar a importância da mudança do estilo de vida em várias vertentes.
A constatação em estudos epidemiológicos que a nutrição fetal pode afetar de modo permanente as características fisiológicas do novo indivíduo e influenciar o risco de diabetes, doença cardiovascular e cancro, reforça a importância das alterações do estilo de vida para as gerações atuais e futuras.
Na Europa de hoje, seis dos sete fatores de risco mais importantes para a morte prematura (tensão arterial, colesterol, IMC, inadequada ingestão de frutos e vegetais, inatividade física e consumo excessivo de álcool) relacionam-se com o modo como comemos, bebemos e movemos.
Deve-se suspeitar de insulino resistência perante a existência de antecedentes familiares de diabetes mellitus tipo 2, história pessoal de diabetes gestacional, tolerância alterada à glicose ou síndrome do ovário poliquístico e obesidade, principalmente visceral.
Nestes doentes as alterações do estilo de vida com aumento da atividade física diária, aumento da ingestão de fibras e a obtenção de um peso saudável são atitudes prioritárias.

Dra. Maria Helena Cardoso,
Endocrinologista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Opção 2: O "Pulso Urgente" (Chama a Atenção) O que faz: O botão de ação "pulsa" suavemente, aumentando ligeiramente de tamanho e emitindo um brilho dourado. Porquê: Cria um sentido de urgência e "convida" ativamente ao clique. É impossível de ignorar na barra lateral.
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.