O que é enurese noturna?

0
147

É a perda involuntária de urina à noite, pelo menos 2 vezes por semana, durante 3 meses seguidos em crianças com mais de 5 anos.
É comum as crianças mais pequenas urinarem na cama. Aos 4 anos, a maioria das crianças controla a bexiga enquanto está acordada. O controlo da bexiga durante o sono pode demorar mais algum tempo a adquirir. Algumas crianças deixam de molhar a cama apenas entre os 5 e os 7 anos.

Quais são as causas de enurese noturna?
A enurese parece ser mais comum em crianças que produzem maior quantidade de urina, têm uma bexiga mais pequena, têm dificuldade em acordar por sono profundo ou com obstipação. Muitas vezes há história familiar de enurese em um dos pais ou ambos. Pode estar associada a problemas psicológicos, emocionais ou mais raramente a outras doenças. É ainda mais frequente nos rapazes.

Como devo agir?
A enurese causa ansiedade, vergonha, baixa autoestima e diminuição das atividades com os amigos. A perda de urina acontece sem controlo da criança portanto é fundamental não castigar o seu filho quando ele molha a cama. Deve explicar que há muitas crianças da idade dele que têm o mesmo problema e conseguem ultrapassá-lo.

Como posso evitar estes episódios?
É muito importante criar rotinas: deitar sempre à mesma hora e urinar antes de dormir. Deve-se dividir a ingestão de líquidos pelo dia e evitar bebidas nas 3h antes de dormir (especialmente bebidas com cafeína como a Coca-Cola). Manter luzes de presença no hall e na casa de banho. Quando faz chichi na cama, a criança deve ajudar na muda dos lençóis. Só pode utilizar fralda para dormir quando está fora de casa, em casa nunca deve usar fralda. É também importante fazer um calendário com as noites secas e molhadas e dar uma recompensa pelas noites secas.

Quando devo ir ao médico?
Deve ir ao médico se a criança tem mais sede ou necessita de urinar mais do que o habitual, tem sensação de queimadura quando urina, tem os pés ou os tornozelos inchados ou quando recomeça a molhar a cama depois de semanas ou meses de noites secas.

Há algum tratamento que ajude?
Habitualmente só se inicia tratamento depois dos 7 anos. Existem alarmes para a enurese que acordam a criança quando a roupa interior fica molhada e há medicamentos que diminuem a produção de urina. Deve falar com o seu médico sobre estes tratamentos.
É importante não esquecer que é uma situação comum e que a criança não consegue controlar. Parar a enurese pode ser um processo lento e difícil e para que resulte é importante a motivação de toda a família.

Marta Caldas, Mariana Pedro, Andreia Morais
Associação de Saúde Infantil das Caldas da Rainha