Os abrigos para os animais foram decorados como as típicas barracas de praia

A Praia das Amoreias (Santa Cruz) tornou-se na primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras. No areal há abrigos para os animais (feitos para lembrar as típicas barracas de praia), mas também bebedouros e dispensadores de sacos

No dia 8 de Julho foi inaugurada a primeira praia para cães do concelho de Torres Vedras. A Praia das Amoeiras, em Santa Cruz, foi preparada para que os banhistas possam divertir-se com os seus amigos de quatro patas.
No extenso areal há abrigos para os animais, que foram decorados para fazerem lembrar as típicas barracas de praia.
A autarquia instalou também bebedouros e dispensadores de sacos.
As regras de utilização desta zona balnear – que estão indicadas nos painéis informativos colocados à entrada da mesma – definem que “os animais têm de usar coleira ou peitoral e açaime ou trela, assim como meios de contenção, no caso de cães de raça perigosa”.
O registo e licenciamento dos animais são obrigatórios, implicando a existência de boletim sanitário e a prova de identificação eletrónica (renovação anual).
A recolha dos dejetos por parte dos detentores de cães é, também, obrigatória. “Para além destas regras, há também algumas recomendações que os donos devem ter em consideração, nomeadamente manter o seu cão sob vigilância, respeitar o espaço de lazer de todos, disponibilizar água potável”, esclareceu a autarquia.
A escolha deste local deveu-se ao facto de o areal ser extenso, mas também à proximidade com o centro urbano de Santa Cruz e à questão da facilidade de estacionamento. Outro factor importante na decisão é que esta é uma praia designada como não balnear, que, por isso, tem uma afluência menor de banhistas.