Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 17:40
- publicidade -
InícioTemáticasAutomóvelUm em cada três clientes aposta em carro usado

Um em cada três clientes aposta em carro usado

-

Apesar da crise económica que o setor automóvel atravessa, registando quebras nas vendas acima dos 32% face a 2019, há tendências que se mantêm quase inalteradas e uma delas é a atração pela compra de veículos usados em período de crise.
Numa média a nível global, 25% das próximas compras será efetuada neste mercado, segundo um estudo do Observador Cetelem. Os portugueses, polacos, sul-africanos, holandeses e franceses são os que, em maior número, ponderam esta hipótese.
Chineses, espanhóis e japoneses rejeitam esta perspetiva, numa percentagem de cerca de 90%. Esta tendência permanece de tal forma que, nos primeiros meses de pandemia e face ao período homólogo, a Alemanha registou uma quebra nos registos de veículos novos de 64%, mas de apenas 11% nos veículos usados.
Num contexto em que a tensão económica impactou fortemente as famílias, o mercado de usados faz a diferença, uma vez que dispõe de um orçamento menor para gastar na compra de um novo veículo. A diferença de preço, em comparação com um novo, ser significativa (48%) e um novo modelo desvalorizar de forma mais rápida (34%) foram os principais motivos apontados para a escolha do mercado de usados.
Dentro dos veículos usados há uma categoria que se destaca em particular: os usados com menos de um ano. Cerca de 1 em cada 4 inquiridos consideram-no “um bom compromisso” e 1 em 5 “uma maneira económica de mudar a gama”. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.