
Trata-se de uma espécie migradora invernante, que pode ser observada no nosso país entre setembro e março.
Também conhecidos pelos nomes de Cagarraz ou Cajarás, de plumagem branco e preto no inverno, com as faces e garganta branca, os olhos são vermelhos, muito característicos desta espécie, mudam radicalmente os tons e padrões da plumagem em época de acasalamento, como é o caso deste lindíssimo macho que fotografei da bateira do amigo Serafim, pescador e mariscador, habitante da Foz do Arelho. É um entusiasta e um excelente observador de aves, conhece a lagoa e os seus segredos como ninguém, as correntes e marés, os baixios e os canais, como a palma das suas mãos, que diariamente tiram da lagoa o seu sustento, faça chuva ou faça sol, seja verão ou inverno.
Com a sua bonomia e a jovialidade que o caracteriza, tira sempre algum tempo da sua faina, para nos acompanhar e nos guiar na sua velha e típica bateira azul, para além disso, tem uma enorme paciência para aturar os fotógrafos de aves.
Às vezes, nos momentos de espera num abrigo, dou por mim a matutar… esta lagoa é uma riqueza, as toneladas de alimento que fornece a todos, pescadores e aves aos milhares, para mim e para muita gente, até a alma alimenta.
Um abraço ao Serafim.
João Edgar







