
Durante as últimas semanas, Gazeta das Caldas apresentou aos leitores diversas listagens com sugestões de cantos e recantos dos municípios do Oeste para usufruir num ano em que o turismo interno ajudou a minorar a falta de estrangeiros na região. O Verão está a terminar, mas ainda há pontos obrigatórios da região para ficar a conhecer. Nomeadamente para quem pretenda dar um passeio ou fazer um piquenique, até porque estes equipamentos podem ser fruídos em qualquer época do ano
1 Bacalhôa Buddha Eden
É na Quinta dos Loridos, no Bombarral, que se encontra o maior jardim oriental da Europa. O Bacalhôa Buddha Eden é um jardim de 35 hectares, estimando-se que tenham sido utilizadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental, permitindo aos curiosos conhecer um pouco da tradição oriental. O jardim, a loja e os restaurante estão abertos todos os dias, entre as 09h30 e as 18h30, excepto dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro. Ideal para famílias.
2 Parque D. carlos I
Em Caldas da Rainha há diversos espaços públicos onde é possível dar um passeio ou fazer uma pausa, mas nenhum tão emblemático quanto o Parque D. Carlos I, que possui um jardim romântico que remonta ao final do século XIX. No recinto encontra o que resta dos pavilhões do Hospital termal e pode aproveitar para visitar o Museu Malhoa. O lago é um dos pontos obrigatórios de visita, tal como a Casa dos Barcos. Com sete entradas, tem uma variedade considerável de plantas e de mata.
3 Jardins de Alcabrichel

4 Parque Verde de Alcobaça

5 Parque da Pedralva
Na Nazaré há um jardim público com quase um século e que faz a ligação entre os núcleos urbanos da Praia e da Pederneira. Criado junto ao Monte Branco, Além de jardins e arvoredo, o Parque da Pedralva dispõe de equipamentos públicos.
6 jardim
municipal das
quatro estações
Encostado à Mata do Bombarral, na Praça do Município, o jardim das Quatro Estações é uma verdadeira porta de entrada para um espaço verde muito aprazível e que está embelezado com esculturas imponentes.
7 Dino Parque Lourinhã

8 Parque Urbano da Romeira
O Parque Urbano da Romeira, na Praceta D’El Rey, em Alenquer, é sobretudo indicado para o público infantil, embora também os adultos ali encontrem espaço para descontrair e passar uma manhã ou uma tarde muito agradáveis. Aquele equipamento público estende-se por 16,5 hectares e é o ideal para fazer uma corrida. É também utilizado para a realização de espectáculos ao ar livre.
9 Parque Urbano das Rotas
Em Arruda dos Vinhos há um jardim de cerca de 3,5 hectares bem no “coração” do Vale Encantado. O Parque Urbano das Rotas é um espaço de excelência para as famílias, que possui cerca de 300 unidades arbóreas e arbustivas de várias espécies, jogos de água, circuitos de manutenção e aparelhos de fitness, cafetaria e um conjunto enorme de surpresas por descobrir e explorar. O equipamento fica situado junto ao Rio Grande da Pipa.
10 Parque das Bandorreiras
Em Sobral de Monte Agraço também se podem encontrar equipamentos públicos muito convidativos para um dia em família. É o caso do Parque das Bandorreiras, um espaço verde que recebe alguns dos eventos da vila, como largadas de touros e festivais de folclore. Possui também um parque infantil. As sugestões estão feitas, cabe ao leitor escolher.









