Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 0:35
- publicidade -
InícioCulturaMuseu de Ciclismo com salas de exposições renovadas

Museu de Ciclismo com salas de exposições renovadas

-

Renovação das salas e ampliação com abertura de novo espaço são novidades

O Museu de Ciclismo das Caldas da Rainha inaugurou no sábado, 28 de setembro, as suas renovadas coleções de ciclismo e de cinema, apresentando ao público uma nova sala expositiva, no rés-do-chão, dedicada ao cinema na cidade termal.
É nessa sala que encontramos imagens e informação do Teatro Desmontável da Companhia Rafael Oliveira, que percorria o país e que, nas Caldas, era instalado no Campo do Borlão, como ocorreu, pela primeira vez, no ano de 1959. Pelas Caldas a companhia apresentou mais de 45 espetáculos em três meses.
“Esta é a primeira vez, desde que esteve nas Caldas, que o Teatro Desmontável é apresentado”, referiu o fundador do museu, Mário Lino.
Na exposição de cinema há informação do Teatro Pinheiro Chagas, do Salão Ibéria, do Animatógrafo, do Cinematógrafo, entre outras. Há um convite para um baile de Carnaval no Lisbonense, há documentos sobre peças de teatro, sobre o Orfeão Caldense e sobre a Banda Comércio e Indústria.
No primeiro andar, na exposição de ciclismo, é chamada a atenção para o português José Bento Pessoa, ciclista da Figueira da Foz, que bateu o Recorde Mundial dos 500 metros em pista em 1927, numa época em que ainda não existia a União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, pelo que foi o vencedor, mas com as cores de Espanha.
Aqui encontramos a História do ciclismo no mundo, em Portugal e nas Caldas, com apontamentos também mais recentes, como a camisola rosa de João Almeida no Giro d’Italia.
No mesmo dia, mas durante a manhã, o Museu de Ciclismo recebeu o passeio de antigos ciclistas, que vieram do Porto, num autocarro. Foram mais de 60 ex-atletas que se reuniram no Céu de Vidro, para uma cerimónia de homenagem, antes de partirem para Torres Vedras, onde almoçaram. Mário Lino salientou a ligação entre as duas áreas: o cinema e o ciclismo, realçando o filme “O Homem do Dia”, com a participação do ciclista Alves Barbosa, e que foi apresentado nas Caldas em 1958. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.