Agenda Cultural

0
665
- publicidade -

CALDAS DA RAINHA

Caminhada pela saúde e pelos afectos
É já este domingo (17 de Maio) que se irá Caminhar pela Saúde e pelos Afectos – Um passeio histórico-ambiental pela cidade das Caldas organizado pelas farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina com a parceria da Gazeta das Caldas. A caminhada terá início às 9h00 junto à Farmácia Rosa. Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 17 nas farmácias ou nas instalações da Gazeta. A caminhada tem um custo de 3 euros (com oferta de uma t-shirt), sendo que as receitas revertem a favor da Ordem do Trevo.
17 MAIO

Cerâmica de Mário Reis no CCC
Na sexta-feira, 15 de Maio, às 11h00,  é inaugurada a exposição de cerâmica de Mário Reis no CCC. A exposição vai estar patente até 7 de Junho.
ATÉ 7 JUNHO

- publicidade -

Encontro de coros
No sábado, 16 de Maio, pelas 21h00, vai realizar-se um encontro de coros no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. O grupo anfitrião é o Orfeão Caldense e os convidados são o Coro Municipal da Lourinhã e o Coral Nascente do Olho Marinho.
16 MAIO

35 Anos de Doações ao Museu da Cerâmica
O Museu da Cerâmica abre  ao público, a 15 de Maio, pelas 18h00, uma exposição, de 50 obras que  foram doadas entre 1980 e 2015 àquele espaço museológico.
A exposição ficará patente ao público até 15 de Julho,  de terça a domingo, das 10h00 às 19h00.
ATÉ 15 JULHO

Desfile de Moda
No próximo sábado, dia 16 de Maio, pelas 16h00, vai realizar-se  no Centro Comercial D. Carlos I uma  passagem de modelos. Esta iniciativa, organizada por um grupo de comerciantes caldenses, será apresentada por João Carlos Costa.
16 MAIO

Arte na Praça
Este fim-de-semana (15, 16 e 17 de Maio) realiza-se Arte na Praça, que se traduz numa feira de arte, na Praça da Fruta, sempre a partir das 17h00. As inscrições poderão ser feitas através do 911924701 ou 919691076.
15, 16 e 17 MAIO

Comunicar Design na ESAD
Nos dias 19, 20 e 21 de Maio realiza-se na ESAD, o Comunicar Design, um evento organizado por alunos e docentes do curso de Design Gráfico e Multimédia que conta com a participação de designers nacionais e internacionais. Dele fazem parte conferências, masterclasses, workshops, exposições de design gráfico, tipografia e ilustração e um mercado de objectos de autor.
19, 20 e 21 MAIO

Art’Oeste na Galeria Osíris
A primeira de quatro exposições que compõem o evento Art’Oeste 2015, promovido pela Cultartis – Associação para a Cultura das Artes pode ser visitada na Galeria Osíris até ao dia 17 de Maio. Estão em exibição trabalhos de fotografia, escultura e pintura de 27 artistas (de Portugal, Grécia, Luxemburgo e Suíça).
ATÉ 17 MAIO
Esculturas em Chocolate no Vivaci
“Chocolate de Amor” é como se designa a exposição de esculturas em chocolate, feitas pelos alunos de Gestão e Produção de Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, no âmbito do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. A mostra está patente até 31 de Maio, no piso 3, do Centro Comercial Vivaci.
Até 31 MAIO

Pesca à Navalheira
No dia 17 de Maio vai realizar-se em Salir do Porto o convívio “Pesca à Navalheira”, que terá lugar a partir das 9h00.
Os participantes pagam 10 euros e os convidados 12 euros. Ao almoço serve-se massa de navalheira e caldeirada de carne e ao lanche come-se o pescado (polvo, navalheira e lapas).
Este evento é organizado pelo Centro Recreativo e Cultural de Salir do Porto.
17 MAIO

Cientistas na Bordalo Pinheiro
Manuel Filipe Costa virá às Caldas a 18 de Maio para participar na iniciativa “Faça-se Luz!”, dando uma aula-conferência às 21h00 na Escola Secundaria Rafael Bordalo Pinheiro. O convidado é doutorado em Ciências (Física) e presidente da Sociedade Portuguesa de investigação e Desenvolvimento em Óptica e Fotónica e também da Associação Hands-on Science Network.
A 19 de Maio vai participar Paulo Gama Mota, doutorado em Biologia (Ecologia Animal) e director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
18 e 19 MAIO

Maçã d’Afectos no Vivaci
Está patente no Vivaci a 3ª exposição Maçã d’Afectos com  trabalhos dos alunos das escolas da região Oeste Norte numa organização  da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACeS Oeste Norte. A mostra, que está integrada nas comemorações da Cidade dos Afectos, termina com uma sessão de encerramento no dia 21 de Maio às 11h00.
ATÉ 21 MAIO

Exposições da Electricidade Estética
No dia 19 de Maio abre portas, no Atelier 6, uma exposição de Mariana Sampaio enquanto que, no Museu António Duarte, vai estar “Picture me Gone” de Rui Castanho. No Hotel Madrid (no Largo João de Deus)  será inaugurada a exposição “o Ar e a Sombra” de Sofia Gomes. As exposições acontecem  às terças-feiras, entre as 22h00 e a meia-noite e fazem parte do ciclo Electricidade Estética.
19 MAIO

Carlos Ferreira analisa Lagoa de Óbidos
Realiza-se na próxima quinta-feira, 21 de Maio, mais um encontro 21 às 21, do MVC, que tem como convidado Carlos Ferreira. O especialista irá falar sobre sistemas lagunares e costeiros e a Lagoa de Óbidos. O encontro tem lugar às 21h00 na sede da União de freguesias de Caldas da Rainha – Nª Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório.
21 MAIO

Muitas actividades no Museu Malhoa
No dia 14 de Maio, pelas 18h00 será inaugurada a exposição Flashback, uma mostra de trabalhos da ESAD, que estará em exibição no Museu José Malhoa.
No  dia 15 de Maio, entre as 10h00 e as 18h00 realiza-se À Descoberta do Tesouro! (um jogo de pistas para as famílias), sendo também inaugurada a exposição Touros e Cavalos, de Herculano Elias.
No dia 16 de Maio, às 21h30 haverá um desfile de hairstyling inspirado nos penteados dos séculos XIX e XX com criações de Ana Saramago.
No dia seguinte actua a Orquestra Ligeira de Óbidos, dirigida por Rodrigo Silva (21h30) e no dia 18 de Maio, às 14h30, acontece uma conversa informal com Herculano Elias sobre O Estado Actual das Oficinas de Cerâmica nas Caldas da Rainha.
14 a 18 MAIO

Palhaços no Jardim do Centro de Artes
No dia 18 de Maio (10h30) realiza-se Andantino, um espectáculo de clown (palhaços) dedicado a toda a família no Jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.
18 MAIO

Museu do Hospital e das Caldas
No sábado, dia 16 de Maio, realiza-se um atelier prático de decoração de imagens policromadas e estofadas (entre as 14h00 às 16h30) no Museu do Hospital e das Caldas, seguida da apresentação dos Roteiros Temáticos Caldas Num Giro “O Museu do Hospital e das Caldas”. Às 17h00 haverá uma free tour pela cidade, com início no museu e às 19h30 o picnic no museu. Os interessados poderão adquirir a sua cesta com o farnel por 25 euros (para duas pessoas), incluindo ainda a entrada na festa We Love 80’s! (22h00). O museu estará aberto até às 24h00 com visitas gratuitas.
No dia 18 de Maio realiza-se a free tour Histórias ao Luar – Visita ao Hospital Termal e ao Museu do Hospital e das Caldas, onde tem início o percurso.
16 e 18 MAIO

Colectiva na Capela de S. Sebastião
A exposição colectiva “As Raízes”  que inclui trabalhos dos alunos do Alinarte Atelier pode ser vista até 17 de Maio entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00.
Até 17 MAIO

Conferências na ESAD
Na terça-feira, 19 de Maio, Gonçalo Pena, artista plástico e investigador, é convidado para falar de ”Arte, design e política”, e no dia 20, quarta-feira, André Rocha, designer e professor, falará de “Do fablab ao farmlab”.
Rita Almada Negreiros e Catarina Almada Negreiros, arquitectas do Atelier Santa Catarina, são as convidadas para a sessão de quinta-feira, dia 21 de Maio. As entradas para as conferências do “Seminário permanente de investigação sobre criação e pensamento contemporâneo” são livres e decorrem às 18h00, às terças, quartas e quintas-feiras, na ESAD.
19, 20 e 21 MAIO

Exposição na sede da VMER
No dia 15 de Maio, pelas 23h00, inaugura na sede da VMER, (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) das Caldas da Rainha, junto ao hospital, a exposição fotográfica permanente dos profissionais que trabalham nesta viatura.
Da autoria do fotógrafo Carlos Barroso, esta mostra retrata os rostos daqueles que fizeram ou fazem parte de uma equipa com 13 anos que “mantém o mesmo sentimento, dedicação e profissionalismo”.
15 de MAIO

Centro cultural espírita
Hoje, sexta-feira, às 21h00, decorre a palestra “Casamento ou tormento”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
15 MAIO

ÓBIDOS

Encontro de gerações na Josefa d’Óbidos
No dia 15 de Maio, pelas 18h00, terá lugar um encontro entre alunos e ex-alunos no refeitório da escola Josefa de Óbidos. Trata-se de uma conversa informal onde alguns ex-alunos irão partilhar a sua experiência junto dos mais novos que começam agora a fazer as suas escolhas.
15 MAIO

Exposição de pintura na Livraria Adega
Será inaugurada no dia 15 de Maio, pelas 17h00, uma exposição de pintura de  Caterina Emílio. A mostra permanecerá até dia 15 de Junho.  A Livraria Adega fica situada na Rua da Porta da Vila, no Espaço Ó.
15 MAIO

ALCOBAÇA

O sonho da Cerâmica e o Sonho de Baco
A partir de sábado, 16 de Maio poderá ser visitado “O Sonho da Cerâmica no Museu Raul da Bernarda” e “O Sonho de Baco na Adega dos Tonéis” no Museu do Vinho de Alcobaça, ambos entre as 10h00 e as 17h00. Neste dia haverá ainda visitas gratuitas aos dois museus.
No domingo, às 16h00 realiza-se no Museu do Vinho o encontro “A Musealização dos Coutos de Alcobaça – Um território patrimonial sustentável”, com António Maduro, Rui Rasquilho e Alberto Guerreiro.
Na segunda-feira haverá visitas guiadas gratuitas aos dois museus. Às 10h30 haverá uma actividade do Serviço Educativo do Museu do Vinho com um jogo lúdico e uma oficina temática destinados ao Ensino Básico e ao público sénior.
16 a 18 MAIO

Mercado do Século XIX em Alcobaça
Realiza-se este fim-de-semana (16 e 17 de Maio) a 7ª edição da Recriação do Mercado do Século XIX em Alcobaça.
Com venda de produtos tradicionais, animação e jogos tradicionais, bailaricos, idas à fonte, desfile de casamentos e de noivos, o Mercado do Século XIX promete trazer muita animação ao centro histórico desta localidade, bem perto do Mosteiro de Santa Maria.
No dia 16 irão actuar os ranchos do Acipreste, As Rosas do Casal Pinheiro e Fragosas, do Centro Cénico da Cela, dos Casais de Santa Teresa e do Vimeiro. No dia seguinte será a vez do de Alcobaça, dos Moleanos, dos Louções, da Benedita, Papoilas do Campo da Cela Vela.
16 e 17 MAIO

NAZARÉ

Nazaré mostra indústria conserveira
A primeira mostra da exposição da Indústria Conserveira na Nazaré está patente no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) até 21 de Junho.
No sábado, 16 de Maio, pelas 18h00, haverá um welcome drink e uma degustação dos Sabores da Nazaré – As conservas, preparada pela Escola Profissional da Nazaré, pela Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça e ainda da peixeira Francelina Quinzico.
Na tarde da segunda-feira, 18 de Maio, o museu dr. Joaquim Manso estará, excepcionalmente, aberto ao público, visto que é o Dia Internacional dos Museus. Às 14h30 haverá uma apresentação dos trabalhos de alunos do 2º ano do Centro Escolar da Nazaré e às 17h30 realiza-se a tertúlia “Das Memórias das Conservas à Gestão Sustentável dos Recursos” com as investigadoras Iara Alves, Raquel Janeirinho, José Alberto Ferreira e antigas trabalhadoras da fábrica Algarve Exportador.
ATÉ 21 JUNHO

LISBOA

“Caldas de Bordalo” em Lisboa
No sábado, 16 de Maio, pelas 18h30, Isabel Castanheira vai apresentar o seu livro “As Caldas de Bordalo” no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Esta obra – que reúne crónicas sobre a presença de Bordalo Pinheiro nas Caldas, e que foram publicadas na Gazeta das Caldas – vai ser apresentada pela autora e por João Paulo Cotrim, Carlos Querido e Miguel Macedo.
16 MAIO

- publicidade -