Alcobaça

0
615
Escola aberta na Benedita, teatro e debate em Alcobaça
O Externato Cooperativo da Benedita promove hoje um dia de escola aberta. No domingo, 10 de Abril, o “Ao Teatro! Festival” apresenta “As viagens de Gulliver”, pelo Teatro Amador de Pombal, no C.C. Gonçalves Sapinho (16h30) e “Memórias Partilhadas”, pelo Teatro de Montemuro, no cine-teatro de Alcobaça, João D’Oliva Monteiro. Na quinta-feira, 14 de Abril, realiza-se o debate: “Como construir o futuro”, também no cine-teatro de Alcobaça. Estas actividades integram o Mês da Juventude do Oeste.
8, 10 E 14 ABRIL
Conferências sobre o Mosteiro de Alcobaça
Amanhã realiza-se mais uma conferência do ciclo sobre estudos monásticos alcobacenses, às 15h00 na Sala do Capítulo do Mosteiro. Saul António Gomes falará sobre a “administração e reformas na abadia de Alcobaça nos séculos XV e XVI” e José Meco abordará a “azulejaria no mosteiro de Alcobaça”. A entrada é livre.
9 ABRIL
Mês do Livro na Biblioteca Municipal
Sábado, pelas 14h00, decorre a actividade “Reiki”, que abordará os principais pontos de energia do corpo. No mesmo dia, às 15h30, será apresentado “1415 – A Conquista de Ceuta” pelos autores e historiadores João Gouveia Monteiro e António Martins Costa. Segunda-feira, dia 11, haverá um encontro com Nídia Nair, autora e ilustradora do livro “Vendedor de Sapatos”.
9 E 11 ABRIL
Feira do Livro na Benedita
O Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, acolhe até 10 de Abril, a XIV Feira do Livro que conta com  70 editores  e lançamentos de livros de vários autores.
Amanhã, 9 de Abril, pelas 15h30, decorrerá no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, a conferência e apresentação do livro Manuel Vieira Natividade (1860-1918) – Do Mosteiro aos Coutos de Alcobaça – Um périplo pela salvaguarda do património cultural, pela autora Ana Margarida Martinho. Pelas 18h00, na cave do centro cultural, será lançado o livro de poesia “Prá lá do sentimento” que é de Gina Jorge Pereira.
No dia 10 de Abril, pelas 17h30, será apresentado no mesmo espaço o livro “Peregrinação da Memória- Datas e notas à volta de Cister” do historiador Rui Rasquilho.
10 ABRIL
O sistema hidráulico do Mosteiro 
No próximo dia 16 de Abril realiza-se a “Caminhada à beira de água – o antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça”. Trata-se da possibilidade de percorrer o sistema adutor, explicado pelo especialista Virgolino Jorge. A caminhada inclui um trajecto subterrâneo (facultativo) pelas galerias onde passava a água, pelo que deve munir-se de uma lanterna, para além de trajado confortável. A visita inicia-se às 9h30 em frente ao Mosteiro e termina por volta das 17h00. Inscrições até 8 de Abril através do e-mail visitas@malcobaca.dgpc.pt ou pelo tel. 262505120.
16 ABRIL
PARTILHAR
Artigo anteriorCadaval
Próximo artigoBombarral