Caldas da Rainha

0
927
Mário Tavares apresenta livro no CCC
Hoje, dia 8 de Abril, pelas 18h00, no CCC, será apresentado o livro de Mário Tavares, “Ama a Liberdade-Francisco Sedano, o último dos Divodignos”. Esta obra, que vai ser apresentada por Mário Gonçalves, pretende ser um aporte para uma biografia de Francisco Sedano Bento de Mello (1810-1843). É uma edição do Grupo de Estudos Património Histórico. Em apêndice, o livro inclui “Liberais e Miguelistas conflituam no Hospital Real das Caldas”.
8 ABRIL
4º Caderno Perigo no Museu do Hospital
Amanhã, 9 de Abril, será apresentado no Museu do Hospital e das Caldas, pelas 15h00, o 4º caderno perigo de Ricardo Norte, com a presença de António Caeiro. Os cadernos perigo são edições de autor, editados trimestralmente, em que se pretende dar espaço à poesia e pensamento como forma de reflexão do niilismo contemporâneo. As entradas são livres.
9 ABRIL
Visita ao património bordaliano  
Sábado, 9 de Abril, o Conselho da Cidade vai realizar uma visita guiada por Isabel Castanheira e Margarida Araújo à descoberta da obra azulejar de Rafael Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha. O ponto de encontro é a Estação de Comboios de Caldas da Rainha, às 15h00, estando o final previsto para as 17h00 na esplanada do parque D. Carlos I.
9 ABRIL
Dead Combo e as Cordas de Má Fama
A Tó Trips e Pedro Gonçalves (Dead Combo) juntam-se Carlos Tony Gomes, Bruno Silva e Denys Stetsenko (Cordas de Má Fama), um naipe de cordas: violoncelo, viola de arco e violino. O espectáculo realiza-se amanhã no CCC, às 21h30, e propõem descontruir as músicas dos Dead Combo para um formato acústico. Os bilhetes custam 12,50 euros.
9 ABRIL
“Pára-me” no CCC
“Pára-me de repente o pensamento”, assim se intitula o documentário de Jorge Pelicano que vai ser exibido, a 11 de Abril, no CCC. Este filme, rodado num hospital psiquiátrico e que se dedica à esquizofrenia, terá duas sessões: às 14h30 (escolas) e às 21h30 (público geral).
11 ABRIL
Agricultura urbana e documentário na ESAD
Na terça-feira, 12 de Abril, será projectado o documentário “Over your cities grass will grow”, de Sophie Fiennes. Na quinta-feira, 14 de Abril, o designer-agricultor João Henriques apresenta o seu trabalho numa conversa com os presentes. Licenciado em Design Industrial pela ESAD, o designer vai apresentar o projecto Urbangrow – Agricultura Urbana. Ambos se realizam às 17h00 no auditório EP1 (ESAD).
12 e 14 ABRIL
Exposições da Electricidade Estética
Na terça-feira, entre as 22h00 e as 24h00, realizam-se mais três exposições do “Ciclo António Duarte”, organizado pela Electricidade Estética. Susana Gaudêncio apresenta “Ilhas Afortunadas” no Museu António Duarte, Pedro Pedrosa da Fonseca traz “Depois do ressoar de um búzio” ao Espaço Concas e Mónica Coelho apresenta “Um ou outro” no Hotel Madrid.
12 ABRIL
Pintura no Marcianus Bar
Encontra-se patente no Marcianus Bar, na Foz do Arelho, até 13 de Abril, uma exposição colectiva de Pedro Oliveira e Cláudia Santos. É composta por telas a óleo de diversas temáticas.
ATÉ 13 ABRIL
Jornadas da Juventude e escola aberta nas Caldas
Na terça-feira, 12 de Abril, pelas 10h30, discute-se o futuro da juventude no CCC, com as jornadas: “9º ano, e agora?”, dirigidas aos estudantes das escolas secundárias e profissionais das Caldas. No dia seguinte a Escola Técnica e Empresarial do Oeste abre as suas portas com visitas guiadas. Estas actividades integram o Mês da Juventude do Oeste.
12 e 13 ABRIL
Feira do livro no Chão da Parada
A VII Feira do Livro da Associação Social e Cultural Paradense (Chão da Parada) inicia-se na quinta-feira, 14 de Abril, com a animação do Palhaço Pantufa. Na sexta-feira realiza-se a apresentação do conto Cotão Simão da Porto Editora e a sessão de autógrafos com a autora Ana Rita Faustino. Nos dois primeiros dias as portas abrem às 14h30 e fecham às 19h00. No domingo há uma demonstração de shotokan (15h30), sendo que as portas fecham às 18h00.
14 ABRIL
Teatro da Rainha interpreta Samuel Beckett
A peça “Dramatículos 2” está em exibição na sala estúdio do Teatro da Rainha. Composto pelas peças “Eu não”, “Acto sem palavras 1” e “Cadeira de embalar”, este é o regresso do Teatro da Rainha ao autor Samuel Beckett. A peça fica em cena até 16 de Abril, de quinta a sábado. Os bilhetes custam 7,50 euros (4 euros para estudantes, seniores e grupos superiores a dez pessoas). Mais informações através do 262823302 ou 966186871.
ATÉ 16 ABRIL
Brico-aulas no Aki
Sábado, pelas 15h00, realiza-se no AKI das Caldas o workshop gratuito “Decapar, Limpar e Encerar Pavimentos”, uma iniciativa que se estende a todas as lojas do país. As brico-aulas são dadas por especialistas em bricolage e requerem inscrição (que pode ser feita através do site www.aki.pt ou directamente no balcão do estabelecimento).
16 Abril
“Beco D’Obra” no Beco do Forno
Está patente na Casa Antero e no Forno do Beco a exposição “Beco D’Obra”, que reúne pinturas e peças de cerâmica de Mariana Sampaio. A artista plástica formou-se na ESAD (licenciatura e mestrado), tirou cursos de cerâmica no Cencal e já venceu um prémio Jovem Criação Europeia. A mostra poderá ser vista até 18 de Abril, na Casa Antero das 8h30 às 22h00 e ao sábado das 8h30 às 15h30. Na padaria Forno do Beco entre as 7h30 e as 20h00 e aos sábado das 7h30 as 14h00. Aos domingos ambos estão fechados.
ATÉ 18 ABRIL
Exposição no Posto de Turismo
Está patente, até 29 de Abril, na Galeria de Exposições do Posto de Turismo de Caldas da Rainha, a exposição colectiva “O traço e as cores”. A mostra, organizada pela Cultartis, pode ser vista entre as 10h00 e 13h00 e as 14h00 e 18h00.
ATÉ 29 ABRIL
Exposição de João de Brito Vidigal
Continua em exibição no CCC a exposição “Esquemas nos Bastidores” de João de Brito Vidigal, escultor natural das Caldas da Rainha actualmente a viver em Londres.
ATÉ 30 ABRIL
Colectiva de pintura e escultura
A agência caldense da Century XXI tem patente uma exposição colectiva de pintura e de escultura que poderá ser apreciada até Maio. Dela fazem parte pinturas de João Califórnia, Mário Rodrigues, Vasco Torres e de Real Bordalo e esculturas de Rogério Abreu.
ATÉ MAIO
Exposição de fotografia na Casa Bernardo
“Nem uma partida, nem uma chegada” é o nome da exposição de fotografia de Carlos Medeiros que pode ser visitada na Casa Bernardo. A mostra reúne fotografias de paisagens citadinas e pode ser visitada até 1 de Maio.
ATÉ 1 MAIO
Centro de Cultura Espírita
Hoje, sexta-feira, 8 de Abril, pelas 21h00, vai decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema “Histórias Que Os Espíritos Contaram”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
8 ABRIL
Animação
Festa com Os Lords e Bico d’Obra (Alvorninha)
No próximo dia 16 de Abril, sábado, o Pavilhão D. José Policarpo recebe as bandas de baile Os Lords e Bico d’Obra num espectáculo que é iniciativa do Grupo Desportivo de Alvorninha.
Cinema
VIVACINE 
SALA 1 – Hardcore
Realização: Ilya Naishuller
Com: Haley Bennett, Tim Roth, Sharlto Copley
Todos os dias às 12h50***; 15h25; 18h00; 21h20; 23h45**
SALA 2 – Viram-se Novamente Gregos para Casar
Realização: Kirk Jones
Com: Nia Vardalos, John Corbett e Michael Constantine. Todos os dias às 21h25; 00h00**
SALA 2– Zootrópolis: Versão Portuguesa 2D
Realização: Byron Howard e Rich Moore
Com vozes de: Maria Camões, Diogo Mesquita e Rita Guerra. Todos os dias às 13h00***; 15h35; 18h10
SALA 3 – Batman vs Superman: O Despertar da Justiça
Realização: Zack Snyder
Com: Ben Affleck, Henry Cavill  e Amy Adams
Todos os dias às 14h30***; 17h45; 21h20 (2D)
SALA 4 – Panda do Kung-Fu 3 VP 2D
Realização: Melissa CobbVozes de: Marco Horácio, José Raposo e Fernanda Serrano
Todos os dias às 12h50***; 15h25; 18h00
SALA 4 – Assalto a Londres
Realização: Babak Naiafi
Com: Gerard Butler, Morgan Freeman e Angela Bassett. Todos os dias às 21h30; 00h10**
SALA 5 – Quarto
Realização: Lenny Abrahamson
Com: Jacob Tremblay, Brie Larson e Joan Allen
Todos os dias às 18h30
SALA 5 – Salve, César!
Realização: Joel Coen & Ethan Coen
Com: Josh Brolin, George Clooney e Alden Ehrenreich. Todos os dias às 18h30
SALA 5 – Conquista a Lua!
Realização: Enrique Gato
Com vozes de: Lourenço Mimoso, Matilde Miguel, Paulo Pires e Joana Seixas. Todos os dias às 21h20; 23h55**