Agenda Cultural

0
520

Caldas da Rainha

Jornadas Culturais do Colégio Frei Cristóvão
Terminam hoje, sexta-feira, 20 de Março, as Jornadas Culturais do Colégio Frei Cristóvão. Para este último dia está planeado o Dia das Línguas, Frei Cristóvão Sem Fronteiras, a Hora do Conto e um concerto da Academia de Música.
Esta iniciativa começou na terça-feira com um inter-escolas, seguido por um dia dedicado às visitas de estudo (quinta-feira).
20 MARÇO

ng1244797Rotary promove palestra sobre Estado Islâmico
O Rotary Club das Caldas da Rainha realiza hoje, 20 de Março, pelas 20h30, no restaurante A Lareira, um jantar com palestra subordinada ao tema “Estado Islâmico um perigo para o Ocidente… E para o Islão!”. O orador convidado é José Manuel Anes, criminalista e professor universitário, licenciado em Química e doutorado em Antropologia.
As reservas poderão ser feitas através dos contactos 917227635 (Luiz Gomes) ou 919197023 (Rui Rodrigues).
20 MARÇO
Casa da Praia na Casa Bernardo
A Casa Bernardo, na  rua Maestro Armando Escoto nº 9, recebe, a partir de amanhã e até 17 de Abril, uma exposição colectiva de um grupo de ex-alunos da ESAD que constituem o atelier Casa da Praia, sedeado em Lisboa.
Este grupo de jovens artistas plásticos é constituído por Andreia Santana, Filipe André Alves, Joana Trindade Bento, Pedro Ruivo, Pedro Pedrosa da Fonseca, Sérgio Azevedo e Teresa Costa Gomes (Murta).
21 MARÇO

Poesia na sede do MVC
Amanhã, dia 21 de Março, pelas 21h00, na sua sessão de debate mensal, a Associação Movimento Viver o Concelho vai celebrar, na sua sede (Rua Henrique Sales nº 36), o Dia Mundial da Poesia com a autora Maria Clara Roque Esteves. A convidada dedica-se à escrita poética desde os 15 anos.
Será também inaugurada uma exposição de fotografia de Eduardo Martins. Após ter trabalhado para vários jornais e revistas nacionais,  hoje prossegue o seu trabalho fotográfico com free-lancer.
21 MARÇO

O Cassador de Muros apresentado na Biblioteca
Amanhã, 21 de Março, será apresentado o romance “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral, na Biblioteca Municipal das Caldas.
A apresentação decorrerá a partir das 16h00 e contará com um momento musical do Grupo Coral da Universidade Sénior Rainha D.Leonor, dirigido pela maestrina Ruth Horta.
21 MARÇO

Marionetes e música no CCC
Amanhã, 21 de Março, realiza-se O Guardião do Rio, de Ivo Bastos, um espectáculo de marionetas escrito e encenado por Ricardo Alves, que conta a solitária vida que essa profissão acarreta. Os bilhetes custam 10 euros, 7,50 euros para estudantes e seniores e 20 euros em pack’s de três bilhetes. Esta representação é destinada a maiores de 16 anos.
No domingo é dia de a Sociedade Filarmónica de Alvorninha subir ao palco, dirigida pelo maestro Pedro Santos, para apresentar o espectáculo “Compassos de Dança”.
Nesta iniciativa juntam-se em palco vários dançarinos de diferentes estilos, do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha (com folclore), Diana Sábio (dança contemporânea e sapateado), Tânia Costa (ballet clássico) e Walter Moraes (hip-hop).
Os bilhetes custam 4 euros.
21 e 22 MARÇO

Páscoa no Museu da Cerâmica
Nesta Páscoa o Museu da Cerâmica dinamiza o seu espaço com várias actividades, dedicadas especialmente às famílias e às crianças entre os 6 e o 12 anos.
Na manhã (11h00) do dia 21 de Março, Dia Mundial da Árvore, será plantada uma nespereira no jardim.
Durante este mês haverá ainda uma oficina de cerâmica, onde os participantes poderão pintar peças (23 de Março a 7 de Abril – 2 euros) e visitas guiadas e temáticas ao jardim do museu onde, para além das peças destinadas ao exterior que Rafael Bordalo Pinheiro criou, estarão em exibição os grandes animais bordalianos (25 de Março a 30 de Agosto – 1 euro).
Nos dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril haverá um atelier onde os participantes aprenderão a confeccionar amêndoas de chocolate, elaborando pacotinhos para partilhar com a família (2 euros).
21 MARÇO
image1Festival Ofélia no CCC
Na próxima terça-feira começa o Festival Ofélia, dos estudantes de teatro da ESAD. Para além de vários workshops, encontros, conferências e espectáculos, o Ofélia apresenta-se também no CCC.
Para a noite (22h00) do dia 25, sobe ao palco Dom João, de Moliére. Esta será uma adaptação que apresenta D. João como uma estrela de rock, um performer por excelência.
Os bilhetes custam 2 euros (1 euro para estudantes).
No dia seguinte, também às 22h00, sobe ao palco Caravana da Ilusão, de Alcione de Araújo. Nesta peça é apresentada uma trupe de saltimbancos que se encontra numa encruzilhada e tem de decidir por onde seguir. A dúvida toma-os de assalto, fazendo-os questionar muito mais que o caminho a seguir.
Os bilhetes custam 2 euros (1 euro para estudantes).
No último dia deste festival, será comemorado o dia internacional do teatro, na escola caldense.
24, 25, 26 e 27 MARÇO

Debates na ESAD
Está a decorrer na ESAD a iniciativa “Seminário Permanente de investigação sobre criação e pensamento contemporâneo”. Desta programação faz parte, a 24 de Março, pelas 18h00, uma conferência com a designer Raquel Antunes sobre “O papel do design em estratégias potenciadoras de inovação e criação de valor em contexto empresarial”.  No dia 25, à mesma hora, será a vez do artista plástico formado por aquela escola, Vítor Reis, apresentar o seu trabalho em cerâmica.
24 e 25 MARÇO

Centro cultural espírita
Hoje, sexta-feira, às 21h00, decorre a palestra “A perda dos entes queridos”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.
20 MARÇO

ÓBIDOS

Melhor Idade celebra dias da Poesia e da Árvore
No próximo dia 23 de Março, cerca de 100 utentes dos Centros de Convívio do programa Melhor Idade da Usseira, Sobral da Lagoa, Vau, Bairro Senhora da Luz, A-dos-Negros e Gaeiras, vão assinalar os Dias Mundiais da Poesia e da Árvore num almoço convívio no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras.
Depois do almoço serão dinamizados jogos, recorrendo a adivinhas e provérbios populares. Irá decorrer um momento de declamação de poesia e, nessa ocasião, serão visitados por “Fernando Pessoa”.
Irão também plantar uma árvore nos jardins do convento.
23 MARÇO
Almoço convívio do CCR Carregalense
O almoço de convívio do Centro Cultural Recreativo Carregalense irá realizar-se no próximo domingo, 29 de Março, às 13h00.
O preço por pessoa é de 8,50 euros e a ementa contempla Feijoada à Transmontana, vinhos, águas e sumos, salada de fruta e doce da casa, sendo que o café e os digestivos não estão incluídos no preço.
Às 16h00 haverá baile com uma Bandinha e às 18h00 um lanche.
As  inscrições estão abertas até 28 de Março através do 916583473 ou do 914713070.
29 MARÇO

Festa da Primavera no Vau
No próximo dia 22 de Março irá decorrer a Festa da Primavera na Associação Recreativa, Desportiva e Cultural do Vau. Organizada pelo Grupo de Animação da Paroquia do Vau, a iniciativa irá começar pelas 15h00, com teatro amador, dança e música com as crianças, música ao vivo com Valdemar Lopes, sorteio de um cabaz, quermesse e lanche partilhado.
Esta festa tem por objectivo a angariação de fundos para a colocação de aquecimento na Igreja Paroquial do Vau.
22 MARÇO

ALCOBAÇA
Associação de Cultura Espírita  
Amanhã, 21 de Março, às 16h00, realiza-se a conferência espírita “A espiritualidade na prevenção e cura da droga” com a convidada Margarida Freitas.
O evento terá lugar na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Escola, nos Capuchos (Alcobaça). As entradas são gratuitas.
21 MARÇO
NAZARÉ
Serigrafia no Museu
Estão abertas inscrições para participar num atelier de serigrafia que terá lugar nos dias 24, 25, 26 e 31 de Março, no Museu da Nazaré.
As inscrições, custam um euro por participante e dirigem-se a crianças com idades entre os cinco e os 10 anos. Estas podem ser feitas através dos tel. 262562801 ou do e-mail mjmanso@drcc.pt.
24, 25, 26 e 31 MARÇO

TORRES VEDRAS

“Prateleiras” na Fábrica das Histórias
Hoje, dia 20 de Março, às 18h00, inaugura na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, a exposição “Prateleiras” de Bela Silva, em colaboração com Catarina Maldonado, Hugo Luz e Luís Marques Pais.
A mostra poderá ser visitada até ao dia 29 de Setembro.
ATÉ 29 DE SETEMBRO

Dia Nacional dos centros Históricos
No âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala no dia 28 de Março, o município de Torres Vedras organiza a conferência “Novos Modelos de Reabilitação Urbana”. Esta decorrerá a 27 de Março, pelas 16h30, no edifício dos Paços do Concelho e dela fará parte a apresentação de casos bem sucedidos de reabilitação e revitalização urbana no centro histórico de Torres Vedras. Da iniciativa faz parte no dia seguinte, 28 Março, às 16h30, um passeio pelo centro histórico da cidade.
27 e 28 de Março
Reabertura da Casa dos Malteses
A Casa dos Malteses, situada na Freixofeira (Torres Vedras) reabre dia 21 de Março, entre as 15 e as 20h00.
A Casa dos Malteses pertence à Quinta da Carrasqueira, cultivada com árvores de fruto, vinha, hortícolas e aromáticas, em modo de produção biológico.
Nesta reabertura poderão se degustados produtos que se produzem naquele espaço como compotas,  vinho, pão e bolos.
Os produtos da marca o Saber da Terra, as cerâmicas caldenses do Estúdio, João Coelho Olaria, de Sandra Casa e as Otchiotchi Ceramics também vai estar presentes.
21 MARÇO

BOMBARRAL

Óbidos.com homenageia empresária
A Associação Empresarial Óbidos (Óbidos.com) vai homenagear, no próximo dia 25 de Março, a empresária Anabela Sá, da Frutaformas Lda (a título póstumo), no restaurante O Pão, no Bombarral. A iniciativa está integrada na homenagem que esta associação está a fazer à mulher durante todo o mês de Março.
25 MarÇO

PENICHE

Poesia na Atouguia da Baleia
Amanhã, Dia Mundial da Poesia, terá lugar pelas 21h30, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) uma sessão do projecto “A poesia anda por aí”, que terá como tema “Os poetas de Amália”.
A actividade marca o quinto aniversário da iniciativa e está integrada no programa do terceiro aniversário do CIAB, contando com a participação especial do actor José Boavida e de Rafaela Jacinto.
21 MARÇO

Cadaval

O_ato_final_da_revista_É_Cadaval,_ninguém_leva_a_malGente Gira homenageia Florbela Queiroz
Na próxima sexta-feira, 27 de Março, sobe ao palco do cine-auditório do Cadaval a revista “É Cadaval, ninguém leva a mal!”, numa exibição onde a actriz Florbela Queiroz será homenageada e onde será lida a mensagem do Dia Mundial do Teatro.
Esta peça, que já foi vista por mais de 1500 pessoas nas 12 exibições já realizadas, conta com uma nova geração de actores.
Esta revista está em exibição no cine-auditório dos Bombeiros locais, sendo que parte desse valor reverte para essa entidade.
Os bilhetes custam 8 euros e as reservas podem ser feitas através do  tel. 912153971.
27 MARÇO