Agenda Cultural

0
487

CALDAS DA RAINHA

Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.

Pintura de Filipe Ribeiro no Tons, Sons e Sabores
“O Café dos filósofos mortos e  um ser vivo” é como se designa a exposição de pintura contemporânea da autoria de Filipe Ribeiro que poderá ser apreciada no Restaurante Tons, Sons e Sabores entre os dias 10 de Setembro e 7 de Outubro.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.

Pintura de Anunciação Gomes na Galeria Café
Está patente na Galeria Café uma exposição de pintura de Anunciação Gomes. A mostra, designada “Sonhos de Menina” poderá ser apreciada até ao dia 30 de Setembro.
A Galeria Café fica no Bairro Lisbonense, próximo do Vivaci.
Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo
“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez,  João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.

Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.

Bazar na CriarECo
Amanhã, 8 de Setembro, no Atelier CriarEco, vai realizar-se um bazar onde marcam presença vários tipos de peças desde artesanato urbano, vintage, joalharia de autor, produtos biológicos e hortas envasadas.
A Criar Eco, que fica na entrada da cidade junto à EDP, promove actividades de massagem ayurvédica, reiki, iniciação à meditação e workshops de dedos de lã.
Este espaço tem como novidade actividades de Auto-conhecimento, de Criatividade e Ecologia, que se realizam duas vezes por semana e se destinam a crianças com idades entre os seis e os 12 anos.

Cerâmica, música e teatro na Eira Branca
Amanhã, 8 de Setembro,  às 18h00, é inaugurada no Casal da Eira Branca uma exposição de cerâmica contemporânea de Mário Reis. O autor será apresentado pelo mestre Herculano Elias.
Às 19h00 está previsto um momento musical com a Royal Pepper Orchestra e, às 21h30, será a vez do Teatro da Rainha apresentar a peça Troikas & Raposódias.
Esta iniciativa insere-se no terceiro aniversário daquele estabelecimento de turismo rural, que fica nos Infantes (Salir de Matos). Conta com a colaboração da Associação Real Pimenta e do curso profissional de Técnico de Turismo da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.

Hoje há teatro no Bairro da Ponte
Hoje, 7 de Setembro, pelas 21h30, o Teatro da Rainha apresenta a peça Troikas e Rapsódias no Largo Frederico Pinto Basto (Bairro da Ponte).
A interpretação está a cargo de José Carlos Faria e Victor Santos, com Manuel Alves Jorge ao piano.
Este espectáculo de bolso, que tem corrido as freguesias das Caldas da Rainha durante este Verão, “chama a atenção para a súbita catástrofe que nos caiu em cima: a malfadada dívida – uma espécie de pecado original grego que os portugueses também cometeram, pior que o da gula – e o plano austeritário que, para supostamente a resolverem, tem sido um assalto constante aos direitos sociais e às liberdades conquistadas em Abril”, explica nota sobre a peça.
No espectáculo abordam-se temas como desemprego, o lucro, a falsa sabedoria, o espírito servil, a exploração e opressão, a fome e o homicídio político premeditado, o gangsterismo de Estado, a corrupção como ambiente dominante e o medo. “Eis os temas que as canções e poemas de Brecht referem de modo reflexivo e acusador”, conclui a nota sobre “Troikas e Rapsódias”.

ALCOBAÇA

Festival solidário na Benedita
Entre hoje e domingo, dias 7, 8 e 9 de Setembro, a envolvente da Casa da Vila da Benedita vai tornar-se num imenso palco para dar a conhecer talentos nas áreas da música, da fotografia, da dança, artes marciais, entre outras. Às artes junta-se, mais uma vez, a solidariedade na IX edição do Festival Bango, que tem como lema “O teu talento pode ajudar alguém”.
Dezenas de talentos da Benedita, Turquel, Alcobaça e Caldas da Rainha, participam voluntariamente num festival cujo objectivo é “divulgar o talento local” ao mesmo tempo que se angariam verbas para atribuição de bolsas de estudo a jovens que “sejam bons alunos e que provem ter carências económicas”, explica Paulo Costa, da organização, mais uma vez a cargo de um grupo de voluntários e do Rotary Club da Benedita.
Os responsáveis pelo evento têm, este ano, esperança de fazer a ajuda escolar a vários jovens. “Já há uma bolsa garantida, com o apoio de uma empresa, mas queremos mais”, diz o responsável. Para que essa meta seja alcançada, o festival chega este ano com novidades. “Vai ser um festival com mais dias e mais diurno, mais diversificado, multicultural pensado para chegar a mais pessoas”, explica Paulo Costa. Outra novidade é o serviço de restaurante que vai estar a funcionar no recinto e a interacção com associações locais.
Já a programação contínua que tem caracterizado o festival mantém-se nesta edição, com dois palcos a funcionarem alternadamente. Música e dança preenchem grande parte do cartaz, de onde ressaltam nomes que se começam a tornar casos sérios na música local, como Tracinho ponto Tracinho ou João Seilá, que participou na última edição do concurso Ídolos.
Nas instalações da ADESO, ali ao lado, vai decorrer mais uma vez o PhotoBango, onde a fotografia vai ser rainha. Na mesma sala, pode ainda ouvir-se música clássica, outra novidade deste ano, e assistir à apresentação do livro de fotografia do beneditense António Catarino.
Programa Bango
Sexta-feira, dia 7
18h00 – Abertura do recinto
20h00 – Dj Bruno Guerra
21h15 – Tracinho ponto Tracinho
22h00 – X-Plosive – Hip-Hop
22h20 – Banda Kumplycidade
23h05 – Emanuel Performance
23h15 – Good Fellows
00h00 – Performance Eliana e Luís
00h10 – Kill Button
00h40 – Diana Paciência – Animação de rua
00h50 – Scumbag
01h20 – Daniel – Beat Box
01h25 – Dj Fat & Slim
03h00 – Dj Rivias

Sábado, dia 8
15h00 – Demonstração Tai Chi
15h30 – Início dos Jogos Tradicionais
16h00 – Concerto Guitarra Clássica – Sérgio Fernandes (Sala PhotoBango)
17h00 – Workshop Jin Shin Jutsu
PhotoPaper
Início Pinturas Faciais
18h30 – Luscofusco
19h15 – Demonstração Kempo
19h45 – Guitar-Sax Duo (Bossa Nova)
20h15 – Zumba Party
21h00 – GleeClub ECB
Pinturas Faciais e Insufláveis
21h40 – Momento de Informação com Emanuel Moura
21h50 – Mágico Rui Gaspar
22h00 – Dança do Ventre – Glowspace
22h10 – ForeCast
22h45 – Dança HCT
23h00 – Mágico Rui Gaspar
23h10 – Dança do Ventre – Glowspace
23h20 – FadeOut
00h05 – Dança HCT
00h20 – Lince
01h05 – Emanuel Performance
01h15 – Black Strike
02h00 – Diana Paciência – Animação de Rua
02h10 – Hugo Trindade
02h55 – Dj Jay John

Domingo, dia 9
15h00 – Jogos Tradicionais
15h30 – Torneio Xadrez
Jogos Tradicionais
16h00 – Demonstração Yoga Familiar
17h00 – Demonstração Jin Shin Jutsu
17h30 – Apresentação do Livro de António Catarino (Sala PhotoBango)
18h00 – Concerto Guitarra Clássica Ricardo Martins e alunos da Academia de Música de Alcobaça (Sala PhotoBango)
18h30 – Duo Flauta Transversal e Clarinete – Vera Santos e Rui Ramos (Sala PhotoBango)
21h00 – Pinturas Faciais e Balões Insufláveis
21h10 – Classe de Música da Escola ADESO
22h00 – João Seilá
23h00 – BenBand
00h30 – Dj Hardtechnologies

Academia de Música dá concerto no mosteiro
A Academia de Música de Alcobaça actua amanhã, 8 de Setembro, no Mosteiro de Alcobaça. Marcado para as 16h00, o concerto insere-se no programa Música nos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, que decorre este Verão não só no monumento alcobacense, mas também no Convento de Cristo (Tomar) e nos mosteiros da Batalha e dos Jerónimos.
A entrada é livre.

LISBOA

Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro
“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que está patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto. A mostra poderá ser vista até 31 de Outubro.

NAZARÉ

Noite de fados no Valado dos Frades
Anabela Santos, Carla Roxo, Manuela Reis, António Madeira, Alfredo Paçanha e José Pinheiro são os fadistas que participam amanhã, 8 de Setembro, na Noite de Fados a favor da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do concelho da Nazaré. A estes juntam-se as valadenses Madalena Jerónimo e Helena Rocha e o nazareno Guilherme Azevedo, vencedor do concurso “Uma Canção para Ti”.
Na guitarra portuguesa vai estar Sílvio Girão, acompanhado à viola por Rui Mikeles. A Noite de Fados tem lugar no Pavilhão da Associação de Dadores de Sangue, em Valado de Frades.