Caldas da Rainha

The Gift amanhã nas Caldas
A banda de Alcobaça The Gift actua amanhã, 23 de Fevereiro, pelas 21h30, no CCC.
Na primeira parte do espectáculo o grupo apresenta canções do álbum Primavera, que segundo nota “foi escrito no Verão, gravado no Outono para serem ouvidas no Inverno”.
Na segunda parte será apresentado o último disco dos The Gift serão apresentados temas de Explode. Segundo Nuno Gonçalves, um dos elementos do grupo, este é o disco que “sempre sonhámos fazer. O disco onde juntámos tudo o que aprendemos, tudo o que lemos, tudo o que vimos, tudo o que ouvimos e em género de conclusão, começamos tudo outra vez. Do início. Como se hoje, 17 anos depois do primeiro ensaio, sentíssemos a mesma energia, a mesma força, a mesma confiança, a mesma motivação. Gravámos a emoção como se fosse o primeiro disco. Gravámos a emoção como se fosse o último disco”, acrescentou o músico.
Os bilhetes para assistir a este concerto custam 14 euros (tribuna e camarotes) e 18 euros (plateia).
Autores do Plano C amanhã na Livraria Bertrand
Amanhã, sábado, 23 de Fevereiro, pelas 18h00, vai realizar-se na livraria Bertrand, no Vivaci, uma tertúlia em torno do livro “Plano C – O Combate da Cidadania”. Vão estar presentes Gonçalo Ribeiro Telles, Francisco da Cunha Rego e Paulino Brilhante Santos, co-autores desta obra.
O livro designa-se Combate da Cidadania “porque está em causa a sobrevivência dos portugueses numa Europa ainda sem rumo e numa Lusofonia ainda sem ritmo”, explica nota de imprensa. Cidadania “porque ainda vamos a tempo de salvar Portugal das oligarquias que dele se querem apoderar, sobretudo as que nascem da corrupção da democracia”.
O livro propõe um Plano C, que “é o de todos nós, da cidadania, da sociedade civil, das associações mediadoras entre o indivíduo e o estado. É um plano feito de alternativas concretas propostas por quem conhece o país, o seu território e população, a sua história e cultura, as suas potencialidades, sonhos e empreendimentos. É esse Plano C que o IDP – Instituto Democracia Portuguesa aqui inicia”, remata a nota.
Carlos Fiolhais nas Caldas para uma aula na Secundária Bordalo Pinheiro
Carlos Fiolhais vai estar nas Caldas da Rainha a 28 de Fevereiro para uma conferência/aula que será seguida de debate sobre Ciência e Educação.
O autor é professor catedrático da Universidade de Coimbra na área da Ciência e será o próximo convidado de um ciclo de dez conferência/aulas que integram uma iniciativa do centro de formação de professores Centro-Oeste e que se encontra a decorrer até Maio de 2013. Terá lugar no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sempre às quintas-feiras pelas 21h00.
Entre as personalidades das áreas da Educação, Cultura, Ciência e Desenvolvimento que vão estar nas conferências na cidade termal, contam-se Teresa Mouga, Mário Silveirinha, Maria Manuel Baptista, João César das Neves, João Serra, Dalila Rodrigues, Amílcar Coelho e Pedro Abreu.
Caldasgiftshop apresentada hoje na Casa Antero
Hoje, sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, a partir das 20 horas, na Casa Antero, vai ser apresentada a loja on-line “caldasgiftshop”. Trata-se de uma criação do Casal da Eira Branca-Turismo Rural destinada à promoção e venda de artigos regionais e dá uma especial destaque à tradição fálica caldense. Segundo nota de imprensa “é mais uma porta aberta para divulgar a nossa tradição e ajudar a vender os produtos dos nossos artistas e artesãos”.
A apresentação da “caldasgiftshop”, será também um momento de convívio onde, além dos tradicionais petiscos da Casa Antero, haverá música (guitarradas) e poesia malandra.
Carlos Mingote expõe pinturas no Camaroeiro
Vai estar patente, no Cervejaria Camaroeiro Real, um ciclo de pintura do artista Carlos Mingote, composto por cinco mostras temáticas, com 25 trabalhos (cinco em cada tema). Alguns são de grandes dimensões, feitos em diversas técnicas desde o carvão e giz, a pastel seco, pastel de óleo e pintura a óleo.
As temáticas a apresentar serão “história no mundo”, “memórias de Abril”, “trajes regionais de Portugal”, “Mulher e o homem na sociedade I” e “Mulher e homem na sociedade II”, cada uma com a duração de dois meses.
Carlos Mingote nasceu na Covilhã e reside há vários anos nas Caldas. Iniciou a sua actividade artística em 2000, expondo pela primeira vez quatro anos depois.
O Camaroeiro Real fica situado na Travessa Santo António, nº 1, nas Caldas da Rainha.
Workshop de comida vegan amanhã no Pópulos
Amanhã, sábado, 23 de Fevereiro, decorrerá no Café Pópulos, nas Caldas, um workshop de Detox- Comida Viva – Vegan. Esta formação pretende ensinar os participantes a adoptar um novo estilo de vida através da alimentação raw food, no qual os alimentos não são cozidos acima de 45ºC. A dieta desintoxicante “não é mais que uma limpeza geral ao organismo para eliminar toxinas, além de alguns quilos extras, e consequentemente melhorar o nosso bem-estar físico e psíquico”, explic anota sobre o workshop. A formadora será Márcia Brandão de Almeida, autora do blog Leite da Terra e do ebook Cruzinhando.
A palestrante e monitora é formada em Economia e Medicina Alternativas, e é especializada em alimentas orgânicos e naturais.
O workshop custa 50 euros e vai realizar-se entre as 11 e as 16h00. Para mais informações contactar através do e-mail ecocriar@gmail.com ou do telemv. 968900198.
Atelier sobre a Páscoa no Centro de Artes
Vai realizar-se entre os dias 4 e 15 de Março, no Centro de Artes, um atelier destinado a criar ofertas de Páscoa como cartões em forma de ovos e de coelhos, com ilustrações e mensagens personalizadas para oferecer à família.
Os ateliers destinam-se a alunos do 1º ciclo (1º e 2º ano) e as inscrições são gratuitas mas limitadas a um mínimo de 10 e máximo 20 participantes, sob marcação prévia de três dias úteis. O contacto deverá ser feito para o Centro de Artes através do telf. 262840540 (Rita Saez).
As sessões têm duas horas e decorrerão de terça a sexta-feira entre as 10 e as 12h00.
Óbidos
Acervo cultural dá mote à edição de 2013 do “Pensar Colorido”
A edição de 2013 do “Pensar Colorido”, dinamizado pela pintora Romarina Passos, já arrancou no Museu Municipal de Óbidos. Este projecto procura disponibilizar ao público um conjunto de propostas de sensibilização para as artes plásticas e inclui ateliers às quintas-feiras e sábados, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
As oficinas para as crianças dos 8 aos 13 anos decorrem durante as manhãs de sábado, das 10h30 às 12h30, enquanto que as tardes de quinta-feira e sábados, das 14h30 às 17h30, estão reservadas para o público juvenil e adulto.
Os trabalhos terão como foco o acervo dos museus e galerias, numa temporada de actividades plásticas onde se articulam iniciativas concebidas para desenvolver a sensibilização para a pintura e os cuidados que devemos ter para salvaguardar o património.
As inscrições para participar nos ateliers terminam hoje, 22 de Fevereiro. O custo mensal é de 5 euros. Os interessados em obter mais informações poderão contactar o 262955500 (ext. 4210).
Academia de Música de Óbidos realiza curso de formação
Nos próximos dias 2 e 9 de Março e 6 e 20 de Abril, terá lugar nas Academia de Música de Óbidos um curso de formação intitulado “Educação e expressão musical na infância”. Esta iniciativa é dinamizada por Idalete Giga e destina-se a educadores de infância, professores do ensino básico e de educação musical.
Esta formação tem por objectivos consciencializar os formandos sobre a importância da formação e expressão musical na infância, assim como facultar uma preparação musical e pedagógica através dos métodos Ward e Helden, com vista ao ensino da musica a crianças dos quatro aos seis anos. Pretende-se também fazer a ligação da música com outras expressões, como a dramática, plástica ou motora.
A acção custa 100 euros para sócios da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) e 120 euros para não sócios.
A inscrição poderá ser efectuada através do e-mail apem.educacaomusical@gmail.com com a ficha e o respectivo pagamento.
Os interessados em obter mais informações poderão contactar a APEM através do telefone e fax 213868101, dos telemóveis 917592504 e 960387244, do e-mail apem.educacaomusical@gmail.com ou do site www.apem.org.pt
Alcobaça
Jorge Palma esta noite no Cine-teatro
Pouco mais de uma semana depois de ter actuado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Jorge Palma está de regresso à região. Hoje, sexta-feira, o músico sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, quando forem 21h30.
No bolso traz o seu mais recente álbum, “Com todo o Respeito”, lançado em Outubro de 2011. Um trabalho do qual fazem parte temas como “Imperdoável”, “Página em Branco” ou “Tudo por um beijo”. Mas no concerto desta noite não vão faltar temas conhecidos por todos, como “Bairro do Amor”, “Estrela do Mar” ou “Portugal”.
Os bilhetes custam 12,50 euros e podem ser comprados na bilheteira da sala alcobacense ou em www.bilheteiraonline.pt.
“Gambuzinos” fazem workshop de teatro
A associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora” promove este fim-de-semana, dias 23 e 24 de Fevereiro, um workshop de teatro orientado por João de Brito. A realizar na antiga escola primária da Cabecinha, na freguesia da Benedita, o workshop destina-se a todos os interessados em experimentar a Expressão Dramática na sua vertente mais prática e a desenvolver as suas capacidades de comunicação.
Ao longo de 15 horas, os participantes vão explorar a sua imaginação através de jogos e encenações e aprender que para comunicar não basta usar a palavra, mas também o corpo e a voz. O objectivo é que os formandos “alcancem uma melhor noção de grupo e de espaço, trabalhem a concentração/atenção e a escuta, comecem a imaginar para conseguirem chegar à improvisação”, explica a associação.
A participação no workshop custa 20 euros para sócios dos Gambuzinos com 1 Pé de Fora e 25 euros para quem não for sócio da associação. As inscrições devem ser feitas na Biblioteca do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Outras informações podem ser solicitadas através de e-mail para gambuzinoscom1pedefora@gmail.com.
Dj Nuno Fernandez e Mc Guy H na Benedita
O DJ Nuno Fernandez, produtor dos hits “Mulher Solteira” e “Brutooo!”, é o cabeça de cartaz do Frei Fest, que se realiza no dia 2 de Março no CRD Frei-Domingos, na freguesia da Benedita. A acompanhá-lo vai estar Mc Guy H, a voz dos temas “Ta Bater” e “Preferida”.
Produzia pela FactoryEvents, a Frei Fest conta ainda com Jay John Mc Pedro Mike, Dj Crinxer e a banda Fade Out. As pulseiras custam 2,50 euros em pré-venda e podem ser adquiridas junto de vários RP’s da FactoryEvents em Alcobça, Benedita, Caldas da Rainha, Rio Maior e S. Martinho do Porto, entre outras localidades. Se os bilhetes forem comprados à porta do evento, o preço sobe para os 3,50 euros.
Torres Vedras
Miguel Ângelo hoje no Teatro-Cine
Hoje, dia 22 de Fevereiro, pelas 21h30, Miguel Ângelo vai apresentar o seu primeiro trabalho a solo no Teatro-Cine de Torres Vedras. “Precioso” é o nome do primeiro single desse álbum, intitulado “Primeiro” e dá continuidade à carreira artística de Miguel Ângelo depois do fim dos Delfins, em 2009.
O preço do bilhete para se assistir ao concerto de Miguel Ângelo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 15 euros.
Espectáculos de dança “Ovelhas Clandestinas” e a “A nova bailarina”
Amanhã, 23 de Fevereiro, pelas 16h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser apresentado o espectáculo “Ovelhas Clandestinas”, criado por Madalena Victorino, sobre amores e saudades que viaja na linha dos comboios que partem e que chegam.
O preço do bilhete para este espectáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de dois euros.
No dia 24 de Fevereiro, pelas 11h00 e pela 16h00, o Teatro-Cine acolhe o espectáculo de dança “A nova bailarina”.
Trata-se de um espectáculo sobre a democracia que remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, abordando, por meio da dança, de uma forma não convencional, e com muito humor, questões éticas e de valores base de construção pessoal e social.
O preço do bilhete para se assistir a este espectáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de dois euros.
Maria Rueff e Joaquim Monchique mostram “Lar, Doce Lar”
Maria Rueff e Joaquim Monchique vão estar no próximo dia 1 de Março, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, para apresentar a peça de teatro “Lar, Doce Lar”. Neste espectáculo os comediantes nacionais dão a conhecer “o (inconfessável) dia-a-dia da residência Antúrios Dourados para Séniores de Qualidade”.
Em palco, diversos personagens partilham memórias e confidências e, sobretudo, atribulações.
Os preços dos bilhetes para se assistir a “Lar, Doce Lar” no Teatro-Cine de Torres Vedras são de 12 e 15 euros.
Peniche
Vida e obra de José Saramago evocada na Fortaleza
A vida e obra de José Saramago, prémio Nobel da Literatura em 1998, será evocada em Peniche entre os dias 23 de Fevereiro e 31 de Março.
O programa, que conta com a parceria da Fundação José Saramago e a FNAC Portugal, será realizado na Fortaleza de Peniche, e inclui a realização de conferências, exposições, sessões de poesia e a projecção de filmes.
Amanhã, pelas 16h00, serão inauguradas as exposições “José Saramago 90 anos” e “José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário”. Seguir-se-á uma conferência por Pilar Del Rio, viúva do escritor e Presidente da Fundação José Saramago, sobre a sua vida e obra. O evento terá por título “José Saramago, Liberdade e Cidadania”, e abre o ciclo de Conferências do Forte, que irá decorrer durante este ano.
No dia 2 de Março, pelas 21h30, será apresentado o filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, que tem sido premiado em vários festivais de cinema internacionais. A 16 de Março, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara, haverá uma edição especial do projecto “A poesia anda por aí”, exclusivamente dedicada a José Saramago.
Com o objectivo de divulgar a obra do Nobel português junto do público escolar do concelho, em particular do primeiro ciclo, terão lugar, nos dias 1, 8 e 15 de Março, pelas 14h30, no espaço da Fortaleza, a projecção e interpretação do filme de animação “A maior flor do mundo”, realizado por Juan Pablo Etcheverry a partir da obra homónima do escritor.
Todos os eventos têm entrada gratuita.