Agenda Cultural

0
547
- publicidade -

Notícias das Caldas As Canções de Balla no CCC
No próximo dia 5 de Abril, pelas 21h30, o músico Armando Teixeira actua no CCC com o seu projecto Balla.
Este músico é uma referência do panorama actual pelas suas participações como produtor, no cruzamento de diferentes estilos, sonoridades e artistas.
O “homem-balla” lançou o seu quinto álbum, designado “Canções” e nele “relembra a  importância que deposita na reinvenção musical, numa permanente procura de novas misturas e influências, de novas tecnologias e abordagens”, explica nota sobre o concerto, que esteve previsto para Fevereiro mas foi adiado para agora por um dos músicos ter adoecido.
Os bilhetes para este concerto, dedicado à nova música pop em português, custam 10 euros e 7,50 euros para jovens estudantes (menos de 24 anos) e seniores (mais de 65 anos).

Pintura de MariAn Simpson no Sons, Tons & Sabores
“Das Caldas à Foz” é como se designa a exposição de pintura de MariAn Simpson que vai estar patente no Sons, Tons & Sabores, o café do Centro Cultural das Caldas. A autora irlandesa, formou-se em Artes plásticas em Inglaterra e vive há vários anos no Oeste. Na sua pintura é muito comum encontrar as paisagens que rodeiam a sua casa, como as que se referem “à Lagoa de Óbidos, as majestosas praias locais, a maravilhosa muralha e vila medieval de Óbidos e a cidade velha de Caldas da Rainha”, explica no seu site.

- publicidade -


Fotos do comércio caldense na Casa Antero

“Comércio tradicional das Caldas da Rainha” é como se designa a exposição de fotografia da autoria de Carlos Barroso que pode agora ser apreciada na Casa Antero, no Beco do Forno. A mostra, que  esteve patente no CCC em Fevereiro, integra 25 imagens referentes ao comércio tradicional das Caldas e fazem parte de um projecto para um livro, apoiado pela ACCCRO.
Carlos Barroso é caldense, fotógrafo desde 1989 e fotojornalista desde 1992.


Páscoa solidária nos museus

Está a decorrer, nos museus caldenses José Malhoa e da Cerâmica e no Museu da Nazaré, uma feira solidária a favor dos mais carenciados. Entre os dias 29 e 31 de Março (Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa) podem ser adquiridos livros de cultura e de arte e ainda CDs que poderão ser trocados por contributos solidários a favor a favor da Cáritas Diocesana. Trata-se de uma iniciativa da rede de museus da Direcção Regional de Cultura do Centro.


Cidadania em debate na Universidade Sénior

No próximo dia 4 de Abril (quinta-feira), pelas 15h00, vai realizar-se na Universidade Sénior Rainha D. Leonor a conferência “A Evolução da Cidadania nos últimos 50 anos” que contará com as intervenções de Jorge Santos (“História da Cidadania e seus impactos”), Lalanda Ribeiro (“A Cidadania na Política”) e Jaime Costa que abordará o tema “A Comunicação Social na esfera da Cidadania”. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Internacional da Cidadania.

Isabel Gouveia lança livro na Biblioteca
“Na Voz da Esperança há Lágrimas (Poesia Completa)” é o título do novo livro de Isabel Gouveia que será lançado a 6 de Abril, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal das Caldas.
A obra, editada sob chancela da Alêtheia Editores, e é prefaciada por Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura que também virá às Caldas para a apresentar.
O livro inclui as  várias obras de poesia já publicados desta autora e ainda inéditos incluídos em “Poemas da Adolescência” “Caleidoscópio – Poemário”.
Isabel Gouveia foi conservadora do registo predial de Alcobaça e das Caldas da Rainha e em 2009 foi agraciada pela Câmara das Caldas com uma medalha de Prata, atendendo ao conjunto da sua obra jurídica e obra literária.

Notícias das Caldas Falas do Falo e da Boca do Corpo
“Falas do Falo e da Boca do Corpo” é como se designa a nova peça do Teatro da Rainha, que vai estar em cena na quinta-feira, 28 de Março, pelas 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha (junto à Biblioteca Municipal) e também nos dias 5, 6, 12 e 13 de Abril.
Este espectáculo baseia-se numa selecção de poesia erótica e satírica de língua portuguesa, desde as cantigas medievais de escárnio e mal-dizer, passando pelos poetas do Cancioneiro Geral a Camões, Bocage e Camilo, até aos surrealistas e outros autores contemporâneos.
“Falas do Falo e da Boca do Corpo” faz também uma visitação à cerâmica caldense de tradição fálica.
Este é um espectáculo para maiores de 16 anos e conta com as interpretações de Carlos Borges e José Carlos Faria.
O bilhete custa cinco euros e três para os estudantes e seniores.
No próximo dia 5 de Abril, a peça vai estar integrada numa sessão especial dedicada à Confraria do Príapo, que terá lugar às 21h30, na sala-estúdio do Teatro. Após a peça, o público poderá participar numa conversa sobre a temática fálica. Para mais informações e reservas deverá ser contactada a Confraria, através do tel. 964346878.

A criança e o divórcio dão tema a workshop
“Porque é que te vais embora? – A criança e o divórcio” é o tema do workshop que a PsicOeste promove na próxima quarta-feira, dia 3 de Abril. Entre as 18h30 e as 21h30 vai-se falar do choque psicológico da separação na criança, do lugar da criança no contexto do divórcio, da importância da co-parentalidade e da comunicação entre os pais, da melhor forma de ajudar a criança a adaptar-se à nova realidade e do que fazer quando os pais constituem uma nova família.
O workshop realiza-se em parceria com Psicom e terá Susana Luís como oradora. A inscrição custa 30 euros e deve ser feita pelos tel. 262086311 ou 937321022, bem como através de e-mail para geral@psicoeste.com.
A PsicOeste, fica no número 2C da Rua Dr. Asdrúbal Calisto, nas Caldas da Rainha.

Alcobaça

Dia Internacional do Livro Infantil comemorado na biblioteca
Arrancam a 1 de Abril as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil na Biblioteca Municipal de Alcobaça. Uma feira do livro, uma exposição e uma oficina para crianças são as propostas para o mês de Abril.
De 1 a 6 de Abril, há livros com 25% de desconto na Mini Feira do Livro Infanto-Juvenil, em parceria com a Porto Editora. Até 28 de Abril há ainda a possibilidade de ficar a saber mais sobre o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen numa exposição bibliográfica que pode ser vista na sala infanto-juvenil.
A última proposta destina-se a crianças entre os seis e os 12 anos e é a oficina de marcadores de livros “Quem mexeu no meu marcador?”. A oficina realiza-se às 14h30 e 18h30 dos dias 2 e 4 de Abril ou às 15h00 do dia 6. A participação é gratuita mas obrigatória, devendo ser feita através de e-mail para bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt, amilcar.brettes@cm-alcobaca.pt ou diana.carreira@cm-alcobaca.pt.


Mercado de usados na Benedita

A Praça Damasceno Campos, na Benedita, acolhe amanhã, 30 de Março, a edição de Primavera do Mercado de Usados e Artesanato. Promovido pela associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora” a iniciativa vai decorrer entre as 14h00 e as 19h00, com muita roupa, velharias, relíquias e outros achados. Além dos artigos em segunda mão, o Mercado conta ainda com bancas de artesanato, bijuteria, peças de bricolage, artes decorativas, entre outras propostas.

Cadaval

Debate sobre alcoolismo no Cadaval
O alcoolismo é o tema de uma acção de sensibilização que vai decorrer, a 8 de Abril, pelas 14h00, no auditório da Câmara do Cadaval. Promovida pelo pelouro da Saúde e Acção Social do município, em parceria com a comunidade Alcoólicos Anónimos, a sessão é aberta, gratuitamente, a toda a comunidade.
O objectivo é o de prestar informação útil e esclarecimentos sobre a problemática do alcoolismo, procurando sensibilizar a comunidade para este flagelo social, no sentido de o prevenir e minorar. Mais informações pelo tel. 262690100 ou pelo e-mail accao.social@cm-cadaval.pt.

Nazaré

Tá-Mar promove tarde de folclore
Realiza-se amanhã, dia 30 de Março, o XXVI Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré. A marginal da vila volta a ser o local escolhido para uma tarde de folclore que tem início às 15h00, com o tradicional desfile etnográfico.
Ao rancho nazareno juntam-se, neste festival, os ranchos da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (Bairrada), da Casa do Povo do Tramagal (Templários), do Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Baixo Vouga) e do Grupo Folclórico e Cultural As Lavradeiras de Vale de Sousa (Douro/Minho). As actuações realizam-se logo após o desfile, no palco montado no areal.

- publicidade -