Agenda Cultural

0
512

A Loja das Lamparinas no CCC
Amanhã, sábado, 27 de Abril, pelas 21h30, será representada no CCC a peça “A Loja das Lamparinas” que será representada pelos actores Elsa Galvão e João Didelet. Segundo nota de imprensa, este é um espectáculo “desconcertante” e apesar de não ser uma comédia, “faz rir”, e não sendo um drama “dá que pensar”.
O espectáculo é construído tendo por base uma recolha de contos de todo o mundo, “uns divertidos, outros dramáticos, mas todos capazes de nos fazer brincar com questões que preocupam a humanidade desde a origem dos tempos”.
Os bilhetes custam 12 euros e 10 para estudantes e seniores. O pack família (três bilhetes) custa 30 euros.
No dia 28 de Abril, pelas 17h00, a Escola Vocacional de Dança das Caldas apresentará o espectáculo “Composição 2”, integrado no 9º Caldas em Dança. Os bilhetes custam quatro euros.
No próximo dia 3 de Maio realiza-se um concerto com Kaki King & Frankie Chavez no CCC.

Gazeta dá bilhetes-duplos para a Loja das Lamparinas
Gazeta das Caldas tem 20 bilhetes-duplos para oferecer para este espectáculo que sobe ao palco do grande auditório amanhã. Os interessados devem dirigir-se à bilheteira do CCC e trocar o jornal pelo bilhete-duplo. N.N.

“Fala-me de Falos” amanhã no Museu Bernardo
Amanhã, sábado, 27 de Abril, às 21h30, no Museu Bernardo, será apresentado o documentário “Fala-me de Falos”. Este filme tem meia hora, foi gravado em 2009 e faz “uma abordagem ao universo pessoal e criativo do ceramista Vítor Lopes Henriques e do multifacetado artista José Pires”, explica nota sobre o filme. Esta curta-metragem foi gravada na Casa dos Barcos do Parque D. Carlos I.
A realização é de João Sousa e teve a colaboração de Joana Maciel Ferreira, Márcio Silva, Susana Valadas e Saulo. O Museu Bernardo fica na Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 16, 1º. Esq. N.N.

Poesia de Manuel da Fonseca na Biblioteca
Amanhã, sábado, 27 de Abril, pelas 21h30, o actor José Carlos Faria e o músico Manuel Freire vão declamar e cantar poemas de Manuel da Fonseca (1911-1992). Este evento complementará a exposição “Manuel da Fonseca – Por todas as estradas do mundo” que está patente na Biblioteca das Caldas e que foi cedida pelo Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira). Este autor foi pioneiro na poesia neo-realista, além de se ter dedicado também aos contos, romances e crónicas. N.N.

Conferência sobre Columbano Bordalo Pinheiro
No próximo domingo, dia 28 de Abril, pelas 15h30, vai realizar-se no Museu de José Malhoa a conferência “Columbano Bordalo Pinheiro e as Caldas da Rainha” que será proferida pela investigadora Margarida Elias.
Esta iniciativa faz parte do programa de comemoração dos 10 anos da refundação da Liga de Amigos do Museu de José Malhoa. N.N.

Swing Jazz no Sana Hotel
No domingo, 28 de Abril, entre as 16h00 e as 19h00, no bar do Sana Silver Coast Hotel, nas Caldas da Rainha, vai realizar-se mais um concerto do ciclo Meer Jazz Café. Desta vez a sessão será dedicada ao Swing Jazz e contará com a actuação de Júlia Valentim (voz) e Alex Matias (guitarra).
O Meer Jazz destina-se à divulgação e desfrute da música jazz e costuma juntar entusiastas e outros interessados que queiram ouvir e familiarizar-se com este estilo musical. As entradas são livres, o ambiente é informal e não e necessário fazer reserva.
As próximas sessões de Meer Jazz Café terão lugar no mesmo hotel a 19 de Maio, a 16 de Junho, e a 21 de Julho. N.N.

Pedro Teixeira Abreu e Dalila Rodrigues na Bordalo Pinheiro
Pedro Teixeira Abreu vai estar nas Caldas da Rainha, a 30 de Abril (terça-feira), pelas 21h30, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro para uma aula pública. O convidado é investigador e  presidente do departamento de Física no Instituto  Superior Técnico.
No dia 2 de Maio (quinta-feira), à mesma hora e local, a convidada será Dalila Rodrigues, que pertence ao Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém. Alem de docente no ensino superior, já dirigiu o Museu Grão Vasco (Viseu) e Museu de Arte Antiga (Lisboa).
Este ciclo de conferências  é uma iniciativa do centro de formação de professores Centro-Oeste e está decorrer até Maio de 2013. O ciclo destina-se aos docentes mas são abertas ao público. N.N.

ÓBIDOS

Colóquios encerram Abril Cultural em A-dos-Negros
Hoje, 26 de Abril, pelas 21h00, irá decorrer no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros, um colóquio subordinado ao tema “Agricultura que futuro?”, com as participações do vereador da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, e dos engenheiros agrónomos, João Baptista e José Alexandre. No dia 27 de Abril decorrerá um outro encontro, que terá por tema “Intervenção Cívica e Associativismo” e que contará com a presença de Rui Vargas, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, Luís Cajão presidente da Óbidos.com, e de Vítor Mata, presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Negros. Estes colóquios estão integrados na iniciativa Abril Cultural, que conta ainda com uma exposição sobre José Afonso, patente até domingo, onde podem ser apreciados 32 painéis sobre a vida e obra do cantor e compositor português, cedidos pela Associação José Afonso.
Os festejos de Abril terminam a 28 de Abril, pelas 16h00, com uma “futebolada” no campo da escola de A-dos-Negros. Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de A-dos-Negros e tem entradas livres. F.F.

Mais de 100 músicos na Praça de Santa Maria
A Praça de Santa Maria (Óbidos) recebe, no próximo domingo, 28 de Abril, a partir das 17h00, um concerto, com a actuação conjunta das três bandas do concelho. Ao todo, serão 120 músicos em palco, oriundos da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense e União Filarmónica de A-da-Gorda.  O espectáculo, ao ar livre, tem entrada livre. Este concerto estava agendado para dia 21 de Abril, mas devido ao falecimento do presidente da Junta de Freguesia do Sobral da Lagoa, Carlos Zina, foi adiado. F.F.

Seminário na Águas do Oeste
Na próxima segunda-feira, 29 de Abril, a Águas do Oeste vai realizar um seminário intitulado “Sistemas integrados de gestão de responsabilidade empresarial nas atividades de abastecimento de água e tratamento de águas residuais – Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho”, no Convento de S. Miguel das Gaeiras, em Óbidos.
A iniciativa é gratuita e aberta a toda a população e tem o objectivo de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa nestas matérias, com a partilha de conhecimentos por parte de outras entidades. Está inserida nas comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. F.F.

História do livro para conhecer na Casa do Pelourinho
Encontra-se patente na Casa do Pelourinho, em Óbidos, até 17 de Maio, uma exposição composta por diversos painéis alusivos à história do livro e à importância da leitura e da literatura numa sociedade livre, esclarecida e desenvolvida.
A mostra, desenvolvida para celebrar o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), pretende também, através de elementos multimédia, fomentar e incentivar o gosto pela leitura e pelo livro no processo formativo da pessoa.
Os visitantes terão hipótese de contribuir para criação de uma história, mostrando as suas qualidades como aspirantes a escritores.
Esta iniciativa é dinamizada pela biblioteca municipal. F.F.

“Maiando o Maio” começa na terça-feira
Na noite de 30 de Abril, terça-feira, haverá a preparação das maias na Porta da Vila, em Óbidos, para posterior enramalhamento das portas e janelas da vila. Haverá animação musical com músicos locais e a organização convida todos os que tocam instrumentos tradicionais que os levem e toquem também. No final da noite decorrerá uma ceia comunitária, oferecida pelas juntas de freguesia do concelho.
Esta actividade marca o arranque da iniciativa “Maiando o Maio”, dinamizada por associações e particulares e que conta com várias acções durante o mês de Maio. F.F.

ALCOBAÇA

Dança no Cine-Teatro
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) comemora este fim-de-semana o Dia Mundial da Dança com uma série de espectáculos no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro. Amanhã, 27 de Abril, as alunas da ADA sobem ao palco pelas 21h30 para mostrarem o seu talento.
Nos dias seguintes é a história do “Pedro e o Lobo” que dá o mote às comemorações. No domingo, 28 de Abril, o espectáculo é apresentado às 16h00 para público geral e famílias. Já na segunda, há duas apresentações para escolas, às 11h00 e 14h00. J.F.

PENICHE

Itinerário poético na Fortaleza
Amanhã, 27 de Abril, pelas 21h30, terá lugar mais uma sessão de “A poesia anda por aí”, na Fortaleza de Peniche. Este mês a iniciativa tem a designação de Itinerário poético “Arte e liberdade” e nele são percorridos espaços da Fortaleza à medida que vão sendo evocadas as várias efemérides de Abril, através da poesia, da música e da dança. F.F.

NAZARÉ

Jazz Valado arranca para a semana
É com um concerto de Carsten Daerr (piano), Carlos Bica (contrabaixo) e Hanno Stick (bateria), que arranca na próxima sexta-feira, 3 de Maio, pelas 22h00, o 16º Festival de Jazz de Valado dos Frades. A Biblioteca Instrução e Recreio volta a ser palco para alguns dos mais conceituados músicos de jazz, num festival que, pelas mãos do maestro Adelino Mota, se tornou já uma referência na cena jazzística nacional.
Nessa mesma noite é ainda apresentada a nova edição de “Uma Estória de Jazz”, de Mário Galego. A apresentação vai estar a cargo de António Macedo.
J.C. Project, Tubab Quarteto, Sofia Ribeiro, Daniel Bernardes Trio e The Mingus Project são outras propostas desta edição que se prolonga até 29 de Junho e que conta ainda com o já habitual encontro de escolas e com um concerto comentado.
A programação oficial, bem como todas as informações relativas ao festival, podem ser consultadas em www.jazzvalado.netJ.F.

A magia de Mário Daniel no Cine-Teatro
Mário Daniel, o mágico que fez as delícias de adultos e crianças com o programa de televisão “Minutos Mágicos”, está esta noite, 26 de Abril, na Nazaré para apresentar “Fora do Baralho”. A partir das 21h30, o mágico promete um espectáculo “inovador e original”, que “mistura a arte da ilusão com a cénica e a teatral, criando não só magia, mas uma atmosfera mágica”.
Os valores da amizade, cooperação e família são postos em evidência na história de um mágico que está num ateliê a tentar criar o seu próximo espectáculo e que vai interagindo com outras personagens, como a empregada que detesta ver tudo desarrumado ou o artesão das ilusões do Mário Daniel.
Os bilhetes custam 10 a 12 euros e podem ser reservados através do tel. 915063072 ou reservas@palcopartilhado.ptJ.F.

Oferta de bilhetes aos assinantes da Gazeta das Caldas
Há bilhetes para o espectáculo “Fora do Baralho” para oferecer aos primeiros assinantes da Gazeta das Caldas. Para usufruir desta oferta, basta dirigir-se às nossas instalações ou contactar o nosso jornal.

TORRES VEDRAS

Pedro Tochas traz  novo circo no Teatro-cine
No dia 27 de Abril (sábado), pelas 21h30, decorrerá no Teatro-Cine, Pedro Tochas apresentará o espectáculo  O Palhaço Escultor. Trata-se de um trabalho interdisciplinar onde se procura comunicar por meio de imagens e linguagem não verbal, utilizando-se o teatro físico e de rua, o circo e as esculturas com balões, e onde se pode notar a influência e o ambiente do cinema mudo.
No dia seguinte, 28 de Abril, pelas 16h00, também no Teatro-Cine de Torres Vedras, vai ser proporcionada uma “Uma tarde interactiva com Pedro Tochas”. Será uma mistura de espectáculo com workshop, que tem como objectivo experimentar alguns conceitos para o seu próximo espectáculo. Ao mesmo tempo, o actor convida o público a participar em jogos teatrais. Os participantes devem trazer roupa e calçado confortável (recomenda-se fato de treino) e devem estar fisicamente bem, uma vez que alguns dos jogos vão exigir actividade física. O preço do bilhete para ambas as acções é de cinco euros. N.N.

Jazz de Patrícia Barber
A cantora de jazz Patricia Barber actuará no próximo dia 3 de Maio (sexta-feira), pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. No espectáculo será apresentado o álbum Smash que “marca o regresso de Patricia Barber aos discos depois da sua incursão pelo maravilhoso mundo de Porter”, explica nota sobre o concerto. Acompanhada por uma renovada banda e uma dúzia de novas composições, a cantora, considerada como uma das mais inovadoras vocalistas e compositoras do jazz contemporâneo, passará por Torres Vedras no âmbito de uma mini tournée em Portugal com quatro datas.
O preço do bilhete é de cinco euros. N.N.

LOURINHÂ

Passeio pedestre no Reguengo Grande
No próximo dia 5 de Maio, pelas 9h30, terá início um passeio pedestre no Reguengo Grande (concelho da Lourinhã), intitulado Rota das Cezaredas e do Rio Galvão.
A concentração dos caminheiros terá lugar às 9h00 junto da rotunda do Cencal e o percurso compreende a passagem pela junta de freguesia, museu rural, zona central do Reguengo, margens do Rio Galvão, cascata do rio e parque das merendas, num total de 12 quilómetros.
A duração do passeio é de três horas e basta aos participantes comparecer no local de partida.
Os interessados em obter mais informações podem contactar o tel. 919088066.
A organização é do Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e dos Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos. F.F.