«Viagens do Fado» de Jorge Mangorrinha

0
679

Autor em 2012 de um livro sobre Arquitectura e Urbanismo («O que é uma cidade termal?») Jorge Mangorrinha (n.1965) publica com este «Viagens do Fado» mais dois livros de poemas («Instantes de Cidades» e «Corpo e Natureza») com a particularidade de o conjunto incluir 49 poemas (14+21+14) – a idade do autor em 2014. Quatro destes 14 poemas já estão no Youtube cantados por Cristina Nóbrega, Ana Lains, Ana Paula Oliveira e Grupo Mare Nostrum.  
Cada poema é uma etapa na viagem. Começa no Norte («Eu canto o meu fado a norte / com a alma portuguesa / de uma ceia sobre a mesa / e num abraço mais forte / – Eu canto o meu fado a norte») continua em Coimbra («No centro do meu país / existe o rio Mondego / onde corre uma saudade / da serra para a cidade / da serra para a cidade / a que sempre me aconchego») e prossegue em Lisboa: «Corre o Tejo até Lisboa / desagua em Mar da Palha / e de Espanha traz histórias / e da fronteira memórias / dispostas nesta toalha».
Segue-se o Alentejo («Campo de um sonho inaudito / de planura e céu imenso / onde o longe é infinito / e o perto se vê tão extenso»), o Algarve («Nesta viagem a sul / dou por mim em rodopio / entro num baile mandado / que alegra o meu fado / com um abraço algarvio») e os Açores: «Levo na minha viagem / os Açores na bagagem / e em teu olhar encantado / juntos por fim em Lisboa / nasce um poema que voa / p´las novas cores do fado».
Prossegue o poema na Madeira («O meu fado é um jardim / neste oceano plantado / e com recorte bordado / de laurissilva e jasmim»), continua em África («Saudade é fado / que torna a cantar / na matriz meridiana / Saudade é morna / que adorna este mar /com a raiz africana») e alcança o Brasil: «Fado irmão é coração / viola, guitarra e voz / rede de milhões de nós / que o fazem universal».
«Próxima viagem» fecha o livro sugere aventuras ao virar da esquina: «Na paleta de aguarelas / em que este mar é pintado / as antigas caravelas / são agora o nosso fado! / Em cada cais da cidade / na vida em que me aventuro / sou fadista em liberdade / e viagem – o futuro.»
(Autor/Editor: Jorge Mangorrinha, Paginação/Impressão: Gráfica 99)

José do Carmo Francisco