Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
InícioCulturaCrónicas de Bem Fazer e de Mal Dizer - CVX /...

Crónicas de Bem Fazer e de Mal Dizer – CVX / UMA BELEZA LISBOETA

-

Hoje escolho para nos fazer companhia um belo livro intitulado “Portugal: os Monumentos: a Paisagem: os Costumes: as Curiosidades”. De formato horizontal, com uma capa cujo papel assemelha-se ao kraft, é impresso a letras pretas e vermelhas. Editados vários volumes dedicados a diferentes assuntos, este, é dedicado à “Madre de Deus”, sendo ilustrado com fotografias a sépia. É um álbum de uma elegância e de uma beleza marcante, como a maioria dos livros saídos das máquinas tipográficas da Companhia Editora do Minho. O seu autor é Aarão de Lacerda.
E assim começa:…
“No ano de 1509, D. Leonor de Lencastre, viúva de D. João II, resolvera construir um cenóbio para sua devoção e morada eterna, onde “como pobre” seu corpo fosse sepultado.
Num ambiente de grandes infortúnios vivera esta singular figura de mulher. Em agosto de 1484 perdera seu irmão, o duque de Viseu, e seu cunhado, o duque de Bragança, que expiraram com a morte o crime de regicidas, o primeiro apunhalado pelo próprio Rei e o segundo degolado em Évora, no cadafalso. Tinham decorrido quási vinte anos sobre a tragédia do Campo de Alfange, nas proximidades de Santarém, em que desastradamente morrera seu filho o Príncipe D. Afonso, casado havia pouco, na cidade de Évora com grande esplendor. O falecimento do monarca levou D. Leonor a afastar-se da corte, das suas festas, e a procurar contrita o caminho da perfeição, pelo empreendimento mais intenso de obras piedosas e edificantes. Projetou então uma clausura que se tornasse «o caminho da perfeição», pelo empreendimento mais intenso de obras piedosas e edificantes. Projetou então uma clausula que se tornasse «um espelho de operações exemplares», onde ela entraria, sem contudo renunciar plenamente à sua liberdade, ficando deste modo ainda ligada à vida secular, no que esta tem de mais elevado, colaborando ou promovendo ativamente com o seu cristaníssimo espírito de franciscana, a fundação de obras de grande alcance social, como já fora em 1498 a criação, em Lisboa, da Misericórdia, e prolongando a sua atividade em iniciativas que sendo religiosas, se revestiam também de um significado intelectual e artístico tam grande que justamente ela é por isso considerada uma das criadoras do grande ciclo áureo do nosso renascimento.”
Após esta introdução, resta-me convidá-los a visitar o Convento da Madre de Deus, hoje Museu do Azulejo.

 

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Opção 2: O "Pulso Urgente" (Chama a Atenção) O que faz: O botão de ação "pulsa" suavemente, aumentando ligeiramente de tamanho e emitindo um brilho dourado. Porquê: Cria um sentido de urgência e "convida" ativamente ao clique. É impossível de ignorar na barra lateral.
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.