- publicidade -
InícioCulturaGestão Cultural estreou encontros na ESAD.CR

Gestão Cultural estreou encontros na ESAD.CR

-

Decorreu a 17 de dezembro, a primeira edição dos Encontros de Gestão Cultural que teve 80 participantes

Promover a reflexão e a discussão sobre o que significa gerir e praticar cultura hoje, nas cidades, nos museus, nos territórios, nas instituições, na política e nos gestos, foi o objetivo da primeira edição dos Encontros de Gestão Cultural, realizada a 17 de dezembro na ESAD.CR.

Sob o mote ‘Praticar cultura em comum’, os Encontros de Gestão Cultural contaram com a presença de 80 participantes e do debate nasceu a vontade de cruzar disciplinas, práticas e vozes do mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR, num espaço comum de diálogo.

Segundo nota sobre o evento, os debates decorreram em formato de roda de conversa, incentivando à partilha e a um ensaio coletivo de pensamento, onde convidados, professores, e estudantes foram desafiados a debater o que significa gerir e praticar cultura atualmente. A realização dos Encontros permitiu criar um espaço aberto de reflexão crítica sobre as práticas, os desafios e os sentidos da gestão cultural hoje. Esta primeira edição demonstrou a importância de reunir diferentes perspetivas – académicas, profissionais e comunitárias – num exercício coletivo de reflexão, onde o conhecimento se constrói em comum.

A mesma nota afirma que a ESAD.CR, enquanto escola comprometida com a criação, a investigação e a intervenção cultural, “é fundamental promover este tipo de encontros, que cruzam saberes, aproximam gerações e reforçam o papel da cultura como prática viva, participada e transformadora”. O evento – que teve na comissão organizadora os docentes Carla Cardoso, José Marmeleira, Lara Soares, Nuno Faria, Rui Matoso e Teresa Fradique – incluiu três painéis informais e participativos sobre diferentes temas, moderados por docentes e antigos estudantes, convidados a partilhar experiências, opiniões e reflexões. Os desafios da mediação e das acessibilidades’ foi o tema do primeiro painel que contou com as participações de Marta Bernardes (Ágora – Cultura e Desporto do Porto) e Marco Paiva (Terra Amarela). O segundo painel dedicou-se ao tema ‘Imaginar novas instituições: Programação e gestão artística e cultural’, com as intervenções de Bruno Abreu (Mucho Flow) e de Nael D’Almeida (Nossa Fonte e KUBATA).Por fim, ‘Cultura e território. A gestão cultural a partir do lugar’ foi o mote do terceiro painel, no qual participaram Nuno Barbosa (associação de moradores do Bairro da Quinta Grande), João Mineiro (antropólogo, sociólogo e investigador) e Tristany Mundu (artista/autor). Estes Encontros foram promovidos em parceria com o LiDA, a Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura e do Cineclube das Caldas.

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.