=João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) terminou este domingo o Giro D’Italia no quarto lugar final, a melhor classificação de sempre de um português na prova italiana, uma das três mais duras e conceituadas do Mundo.
Após 20 dias de um comportamento brilhante, em que transportou durante 15 etapas a mítica maglia rosa, João Almeida fez quarto lugar no contrarrelógio final, ganhando tempo a todos os ciclistas do top 10 da classificação e ultrapassando o espanhol Pello Bilbao por 12 segundos, depois de recuperar a desvantagem de 23 que trazia da etapa de sábado.
O ciclistas de A-dos-Francos fez um percurso de grande nível na sua estreia em provas com mais de 10 dias. Foi mesmo o mais regular, ao terminar todas as etapas entre o segundo e o 28º lugar, incluindo 11 etapas no top 10.
O quarto lugar lugar de João Almeida bate o quinto de José Azevedo em 2001, e passa a ser o melhor resultado de sempre de um português no Giro. Nas grandes provas, melhor só os dois segundos lugares de Joaquim Agostinho na Vuelta, de Espanha e o terceiro lugar no Tour, de França.
Na sua página oficial, a equipa belga fez questão de sublinhar o feito do seu jovem ciclista: “22 anos, primeira época no World Tour, estreante em grandes provas, quarto na geral, quatro pódios, 11 etapas no top 10, 15 dias de camisola rosa, um Giro para recordar para João Almeida! Estamos super orgulhosos de ti!”. Um sentimento que todos os caldenses e todos os portugueses, certamente, partilham.
De recordar ainda que Ruben Guerreiro, ciclista de Pegões que correu pelo Alcobaça Clube de Ciclismo, tornou-se o primeiro português a vencer uma classificação numa grande prova de ciclismo, no caso a camisola azul do prémio da montanha.





