A D. João II no Parlamento dos Jovens

0
460

As alunas, Ana Madalena Rodrigues e Maria Isabel Capinha da turma A, do 8.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas D. João II, participaram nos dias 6 e 7 de maio de 2019, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, pelo círculo de Leiria. Com elas esteve, também, o aluno Micael Vicente, do 9.º ano de escolaridade, com a responsabilidade de realizar a reportagem da sessão.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República e visa educar os jovens para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política. As “Alterações climáticas – Salvar os Oceanos” foi o tema escolhido para o presente ano.
Os jovens deputados apurados para esta última etapa, entre outras atividades que preencheram a agenda deste primeiro dia, estiveram reunidos em comissões de trabalho, para debaterem, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados/as da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares.
No segundo dia, a sessão teve o seu início com a abertura Solene do Plenário pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, seguindo-se o debate da recomendação do tema à Assembleia da República. Após o almoço convívio, concluiu-se o debate e procedeu-se à votação final global da recomendação. O encerramento da sessão nacional do Parlamento dos Jovens foi feito pela Coordenadora do grupo de trabalho Parlamento dos Jovens da Comissão de Educação e Ciência, Margarida Balseiro Lopes.
A turma das alunas participantes, os seus professores e os elementos da Direção do Agrupamento tiveram a possibilidade de assistir, nas galerias, no segundo dia, à sessão plenária. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha disponibilizou o transporte dos alunos para a Assembleia da República.
Estes jovens “deputados” estão de parabéns, tendo demonstrado uma excelente participação cívica e política.
Agradece-se a todos os que contribuíram para a realização e concretização desta atividade.

Agrupamento de Escolas D. João II