Catarina Furtado na Escola Básica e Secundária do Bombarral

0
1103

Catarina Furtado, apresentadora de televisão, atriz e embaixadora da Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas, esteve esta quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019, à conversa com os alunos da Escola Básica e Secundária Fernão Pó, no Bombarral.
Tendo com pano de fundo o livro da sua autoria “Adolescer é fácil, #só que não”, Catarina Furtado começou a conversa com os alunos e professores que lotaram o auditório da escola, falando sobre a sua experiência enquanto voluntária das Nações Unidas.
Perante uma plateia, na qual marcaram igualmente presença outras individualidades com foi o caso do vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Vicente, da vereadora Patrícia Pereira e do vereador Vítor Fonseca, a apresentadora falou um pouco sobre o seu percurso de vida, salientando que desde sempre desejou contribuir para tornar melhor o mundo em que vivemos.
Depois de recordar alguns episódios que viveu enquanto ativista humanitária nos vários países por onde passou, Catarina Furtado destacou a importância que os jovens podem ter e o papel que podem desempenhar neste capítulo, realçando que todos têm a opção de escolher passar ao lado do que está acontecer à nossa volta ou de se preocupar e agir. “Não deixem que vos digam que não podem mudar o mundo”, frisou.
Ao longo da conversa, Catarina Furtado foi abordando alguns dos temas que mais preocupam os adolescentes, como é o caso do bullying, da violência no namoro ou da orientação sexual, convidando os jovens a partilhar as suas próprias experiências.
Falou ainda sobre a associação “Corações com Coroa”, da qual é fundadora, elencando o trabalho que tem desenvolvido no apoio a pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.
A finalizar o encontro, falou um pouco sobre o livro “Adolescer é fácil, #só que não”, apresentou as diversas temáticas abordadas em cada um dos capítulos, tonando esta conversa com os alunos num momento de forte intensidade emocional e de partilha.
No final, Catarina Furtado disponibilizou-se para autografar o seu livro, bem como para passar um pouco de tempo com os jovens que com ela quisessem partilhar a suas dúvidas ou problemas.
Muito mais do que a cara bonita que nos habituamos a ver na televisão, Catarina Furtado contagiou todos os presentes com a sua simpatia e a sua compaixão, contribuindo para que muitos jovens passem também eles a ter uma atitude mais proactiva em relação ao mundo que os rodeia.

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó