Federação Regional do Oeste do PS

0
753
- publicidade -

A Federação Regional do Oeste (FRO) esteve no Mercado Municipal de Torres Vedras, no dia 1 de dezembro de 2018, com militantes e simpatizantes do PS a assinalar os 3 anos de governação central.
Na mesma semana em que o Partido Socialista (PS) comemorou três anos de Governo, o Parlamento aprovou o Orçamento de Estado (OE) para 2019. Quatro anos de legislatura, quatro orçamentos.
O Secretário-Geral do PS, António Costa, enfatizou: “Virámos a página da austeridade, devolvemos a esperança, estabilidade e confiança interna e externa a Portugal. Reduzimos o défice para 0,2%. Temos hoje mais crescimento, melhor emprego e mais igualdade, com as contas equilibradas e credíveis. Um governo responsável para as pessoas e para Portugal Melhor.”
O PS “cumpriu as principais metas a que se propôs no seu programa de Governo, respeitando as posições conjuntas com o PCP, o BE e o PEV, assim como os compromissos internacionais do país”.
Criou 340 mil postos de trabalho desde 2015, “num contexto de melhoria das condições de trabalho (89% dos novos contratos, no último ano, são sem termo) e de subida dos salários (aumento de 3,5% no último ano)”. Na subida dos salários, é dado “especial destaque para o salário mínimo”, sendo reiterada a promessa de “que atingirá em 2019, como prometido no programa de Governo do Partido Socialista, os 600 euros mensais”.
No que concerne ao OE 2019 e ao futuro mais imediato, importa referir que há quatro prioridades:
“mais rendimento para as famílias”, “empresas mais produtivas e inovadoras”, “uma sociedade mais justa” e “construir o futuro para todas as gerações”.
Segundo o OE 2019, o Governo estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% no próximo ano, uma taxa de desemprego de 6,3% e uma redução da dívida pública para 118,5% do PIB. Este é “um orçamento com contas certas que aposta na continuidade e no aprofundamento das políticas que melhoram a vida das pessoas, concluindo a reposição de direitos”.

Federação Regional do Oeste do Partido Socialista

- publicidade -