Finalmente descontos nos passes também na linha do Oeste

0
1018

CPDLO
Finalmente descontos nos passes também na linha do Oeste
Dois meses depois, os descontos nos passes nos transportes públicos, chegaram à Linha do Oeste, ainda que de forma parcial, já que só as viagens entre estações e apeadeiros dos concelhos da área da OesteCIM e estações e apeadeiros de concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e das outras comunidades intermunicipais, serão abrangidos, a partir de 1 de Junho. O desconto será de 30% sobre o actual preço do passe.
Quanto aos restantes descontos, relativos aos passes para deslocações dentro dos concelhos da área da OesteCIM (30 euros limite máximo) e entre concelhos desta CIM (40 euros limite máximo), de acordo com o que nos foi transmitido pela mesma, entrarão em vigor em 1 de Julho.
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste, logo que os preços dos passes na Área Metropolitana de Lisboa, passaram a beneficiar dos descontos acordados entre esta entidade e os operadores de transportes, defendeu que estes descontos deveriam ser estendidos à Linha do Oeste, nos mesmos termos dos aplicados para a ferrovia na AML.
Neste sentido, a Comissão reuniu, com o Secretário de Estado das Infraestruturas e com o 1º Secretário da OesteCIM, junto de quem defendeu o desconto de 30%, nos passes entre os concelhos da área da OesteCIM e os das áreas da AML, da CIMLeiria e da CIMCoimbra, bem como a aplicação dos limites máximos de 30 euros para os passes dentro de cada concelho da OesteCIM e, de 40 euros para os passes entre concelhos da OesteCIM.
Dois meses depois da entrada em vigor dos descontos nos passes dos transportes rodoviários na área de abrangência da OesteCIM, entram em vigor, ainda que de forma faseada, os descontos dos passes para a Linha do Oeste, o que evidencia não ter sido dada a importância estratégica que a medida exigia – estes deveriam ter sido
aplicados a partir de Abril.
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste não deixa de considerar a aplicação destes descontos nos passes nesta linha ferroviária, como uma vitória dos utentes, de todos os que a defendem e da própria Linha; e uma medida da maior importância, conjugada com outras, no incentivo à utilização do transporte ferroviário, em particular a Linha do Oeste.
Mas, a Comissão alerta para a necessidade de, no início do próximo ano, estarem garantidos os mesmos ou melhores descontos e a possibilidade de utilização do mesmo passe na ferrovia e na rodovia, a partir da negociação de novos contratos entre a OesteCIM e a CP.
E, também alerta, para os seguintes pontos da maior importância:
· a exigência de abertura do concurso para a execução da obra de modernização e electrifcação do troço Meleças – Caldas da Rainha;
· a aprovação do projecto de modernização e electrifcação do troço Caldas da Rainha – Louriçal;
· o reforço fnanceiro e de recursos humanos da EMEF, para permitir a devida manutenção e reparação das composições;
· o reforço do material circulante na Linha do Oeste;
· a aprovação de um plano para a modernização de estações e apeadeiros e de implantação de um sistema automático de informação aos utentes.

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste