Notícia sobre a FMA 2019 Caldas da Rainha

0
834

A Festa Mundial da Animação é um evento, criado pela Associação Internacional de Cinema de Animação, sendo em Portugal dinamizado pela Casa da Animação. O objetivo desta entidade é levar o cinema de animação a várias localidades do país, sobretudo para fora dos grandes centros urbanos. A 18.ª edição teve como palco a cidade das Caldas da Rainha. Foi com bastante entusiasmo que o Agrupamento de Escolas D. João II acolheu a possibilidade de receber sessões de curtas-metragens de animação portuguesa e internacional.
Deste modo, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2019, o Agrupamento foi parte integrante desta grande festa da animação que decorreu em vários polos da cultura caldense. Contando com a presença de responsáveis pela organização do certame, foram exibidos ao longo dos três dias várias curtas-metragens para cerca de três centenas de alunos. Uma oportunidade única para poder usufruir de cinema de animação das mais diversas escolas, correntes artísticas e proveniências.
Esta iniciativa enquadrou-se no esforço que o Agrupamento tem efetuado através da criação de protocolos e sinergias com diversas entidades ligadas ao mundo das artes e da cultura, no sentido de poder proporcionar aos seus alunos novas experiências educativas e culturais, ao mesmo tempo que desenvolvem a criatividade e o sentido crítico e estético.
Esta atividade integra o projeto de criação do Clube de Cinema do Agrupamento, o qual teve o seu início no presente ano letivo e que tem por objetivo, não só a sensibilização das crianças e jovens para a Sétima Arte, mas também a ambição de poder vir a assumir-se como um laboratório criativo que ajude os alunos a desenvolver competências e novos projetos na área, integrando-os cada vez mais no conceito de Cidade das Artes que o município das Caldas da Rainha assume como estratégico.