PS/CALDAS Eleições Autárquicas 2017

0
872

Prezados caldenses, as Autárquicas este ano trouxeram mais uma vez à tona d’água as deficiências gritantes do nosso concelho, bem como a falta de conhecimento e esclarecimento de uma grande maioria dos eleitores, em relação a determinados assuntos básicos, tais como, o porquê da necessidade de existirem três boletins de voto.

Chegaram-me aos ouvidos algumas aberrações ocorridas no dia 1 de outubro, entre elas, a de um atual presidente de junta estar a distribuir pães com chouriço e vinho do porto às pessoas que chegavam para votar, ou existir uma funcionária da Câmara Municipal, junto a um placard informativo, a dar indicações acerca das Mesas de Voto e em qual partido deveriam votar e/ou a incessante viagem de uma carrinha da Misericórdia a transportar idosos para exercerem o seu direito de voto, porém, como a maioria não tinha condições de o fazer, foram, por isso, acompanhados às urnas por uma funcionária da Instituição, uma conhecida simpatizante do partido que está instalado na autarquia. Tudo isto é o claro espelho de que Caldas da Rainha ficou, lá atrás, nos anos 80, do século XX, no que diz respeito à política e/ou à Democracia.
Em particular, dentro das instalações da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, pude observar a vassalagem prestada pela direção de uma Associação local (a do Bairro Azul) junto do atual (e reeleito) presidente da Câmara, mostrando claramente o jogo de interesses que tanto tem prejudicado o nosso concelho. Uma associação, que se diz voltada para o apoio aos moradores não deve investir nessa prática, pois fica claro o interesse pelo “tacho” e pelas vantagens que a aproximação com o poder instalado pode trazer.
Parvoíces dessas à parte, quero parabenizar os vencedores das Eleições deste ano. Aguardo, bem como toda a população, que nos próximo quatro anos, finalmente, o partido ganhador faça este concelho crescer e mostrar todo o seu potencial, coisa que esperamos – sentados – desde 1985.
Agradeço, também, a todos os eleitores que firmaram o meu segundo lugar, entre cinco possíveis, para a União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. S. do Pópulo, Coto e São Gregório. Assumo que esperava um pouco mais, pois a minha meta inicial era a de colocar cinco deputados na Assembleia de Freguesia e não apenas três. Fica aqui a certeza de que, esses três, tudo farão para cumprir, do melhor modo possível, o mandato a que temos direito.
Tenho pena, muita pena mesmo, que a abstenção continue monumental (56,53%), crescendo de ano para ano, nesta região que tanto necessita de uma população forte e esclarecida.
Dou os parabéns ao Bloco de Esquerda, a única força política que realmente cresceu, nas Caldas da Rainha. Resultado de muito trabalho e ideias concretas e realizáveis.
Parabenizo, também, o CDS e a CDU, pois fizeram uma campanha honesta e com muita garra. O que já lhes é habitual.
A todos, o meu mais sincero e reconhecido abraço!
Bem hajam!

Rui Calisto
Partido Socialista