PS/LEIRIA – A qualidade do serviço na linha do Oeste

0
812

Os deputados do PS eleitos por Leiria, Odete João, António Sales, José Miguel Medeiros, querem saber se vão ser disponibilizadas para a linha do Oeste, com carácter de urgência, automotoras mais modernas e confortáveis de modo a garantir um serviço de melhor qualidade e a retoma da confiança dos passageiros.
Numa pergunta enviada ao Governo, ao abrigo do regimento parlamentar, os parlamentares referem que a retirada das automotoras “592” que operavam nesta via, substituindo-as por outras obsoletas e menos confortáveis, veio degradar o serviço prestado, com atrasos sistemáticos e supressão frequente de comboios. Os avanços alcançados com a alteração de horários, a ligação direta a Coimbra e o efeito de rede no acesso à linha do Norte são agora perdidos com a destruição da fiabilidade do serviço prestado.

Os socialistas afiançam que o ‘Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferrovia 2020’ reconhece a importância estratégica da linha do Oeste e prevê a sua modernização até às Caldas da Rainha, mas defendem também que “até à conclusão deste projeto, importa dentro do condicionalismos existentes (…), travar o abandono e degradação da linha do Oeste e aumentar o número de passageiros”.
Face a tudo isto, questionam o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre as medidas a encetar para a retoma da confiança dos passageiros, nomeadamente, a modernização do material circulante que garanta um serviço de qualidade, bem como o ponto de situação do plano de investimentos para a modernização e eletrificação da linha do Oeste.

Deputados do PS eleitos por Leiria