No âmbito de uma preocupação formativa com objetivos humanitários, os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Raul Proença AERP), em colaboração com o projeto “Ler + Jovem” da biblioteca escolar da Escola Raul Proença, propuseram e promoveram, junto dos alunos, uma ação de formação baseada numa prática de “Voluntariado”.
Decorreu a referida ação na Casa de Saúde do Telhal, entre os dias 4 e 6 e os dias 11 e 13 de novembro. Nelas participou um grupo de alunos do ensino secundário, abrangendo um total de 38 alunos divididos em dois grupos (13 alunos do 10º ano e 25 alunos do 11 e 12º anos).
Consiste a Casa de Saúde do Telhal numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) dirigida pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, cuja vocação reside na prestação de um serviço humanitário permanente realizado no âmbito da saúde mental.
Foi esta atividade caraterizada por um espírito de cariz humanitário e solidário traduzido no conhecimento das diferentes unidades de internamento e no envolvimento pessoal dos alunos em ocupações baseadas, quer na participação em tempos de convívio atencioso e alegre com os doentes, quer na realização de tarefas de apoio relacionadas com o serviço das refeições, da higiene, do acompanhamento personalizado dentro das unidades e em passeios ao exterior.
Apesar dos receios iniciais experimentados por alguns alunos face à novidade das diferentes situações de doença mental observadas “in loco”, foi notório que tais receios acabaram por dar lugar ao desejo em estabelecer relações de proximidade com as pessoas internadas, de modo a conhecê-las melhor e a superar o preconceito associado aos tipos de patologias que as afetam.
Como sinal do feliz acontecimento vivido sob a forma de uma experiência de “Voluntariado” humanamente enriquecedor e gratificante, os alunos participantes nesta atividade manifestaram o desejo de voltar a repetir a experiência para, assim, aprofundar mais o seu sentido de humanidade face às situações de maior fragilidade que atingem muitos seres humanos tão carenciados de coisas tão simples como aquelas que podem ser oferecidas através de um gesto e de uma palavra afetuosos.
Professores de EMRC
Biblioteca da Escola Secundária Raul Proença