A alta cozinha é uma actividade de precisão e os grandes chefs mundiais precisam de trabalhar com as melhores lâminas. Alguns deles têm os seus cutileiros de confiança no Oeste. É o caso do Noma, na Finlândia, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo. Mas há mais chefs de renome que querem as facas do Oeste

“Todos os bons chefs têm facas artesanais”, diz Carlos Norte, do Lombo do Ferreiro, que nos últimos anos apostou na produção de facas personalizadas para chefes de cozinha portugueses espalhados pelo mundo.
Esta foi uma oportunidade que os cuteleiros de Santa Catarina e da Benedita não deixaram escapar.
Os chefs Kiko Martins e Nuno Mendes são alguns dos que usam facas de Carlos Norte, mas também David Costa e Jéssica Carreira, que têm um restaurante com estrela Michellin em Sillicon Valley.
Depois há facas deste caldense na loja A Queijaria do Príncipe Real (Lisboa) e no restaurante Belcanto (do chef Avillez). Já como talher e, portanto, ao dispor do cliente, estão presentes, por exemplo, no Ocean (no Algarve) ou no Carniceiro (Porto).
Paulo Tuna é outro mestre da cutelaria cujo trabalho convenceu grandes chefs internacionais. No Noma, na Finlândia, que chegou a ser considerado o melhor restaurante do mundo, a comida é feita com facas produzidas nas Caldas da Rainha.
Também, as grandes marcas da região também fazem parcerias com chefs de renome para desenvolver facas profissionais.
Ljubomir Stanisic disse nu­ma entrevista à Time Out que já desenhou facas para a Ivo e para a ICEL, que considera as duas melhores marcas nacionais.
A Ivo Cutelarias ostenta o selo de garantia de qualidade da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

NOS MELHORES PROGRAMAS DE TELEVISÃO 

A Cutelaria de Santa Catarina e da Benedita também se afirmam noutras dimensões da culinária. Os programas de cozinha ganharam destaque nos horários nobres das televisões e esta foi uma oportunidade que as empresas souberam aproveitar.
A Ivo Cutelarias já forneceu facas para os programas Chefs Academy, da RTP e Masterchef e Masterchef Junior da TVI.
Actualmente o programa que se destaca na televisão nacional é o Pesadelo na Cozinha, que tem como protagonista o chef Ljubomir Stanisic. Neste programa são as facas da ICEL que surgem em destaque, através de um kit de facas profissionais que o chef oferece a cada episódio a quem vê maior potencial para trabalhar na cozinha. A empresa da Benedita também viu as suas facas serem protagonistas do programa da RTP Manual de Instruções, do chef Henrique Sá Pessoa.