João Vergílio, gerente da empresa e filho do fundador e CEO, João Rebel, mostra os novos dispensadores de desinfectante criados pela Veco Urban Design

A Veco Urban Design, empresa sediada na Zona Industrial do Casal da Areia, Alcobaça, está a realizar obras de expansão das suas instalações. O arranque das obras coincidiu com o início da pandemia em Portugal, mas a direcção da empresa resolveu avançar com o plano, que representa um investimento superior a 1 milhão de euros.
A construção de um terceiro edifício vem colmatar a necessidade aumentar a linha de produção, que estava a ficar demasiado limitada.
“A nossa produção é dividida em serralharia, lacagem, carpintaria e montagem dos parques infantis e das máquinas de fitness. Trabalhamos com artigos de grande dimensão, precisamos de espaço para estarem armazenadas, e precisamos de espaço para armazenar stocks”, realça João Vergílio, gerente da empresa, acrescentando que a nova infra-estrutura vai beneficiar todas essas áreas.
As obras deverão estar concluídas em Setembro.
A Veco Urban Design, que se dedica à construção de equipamentos para espaços públicos, não se limitou a cruzar os braços e esperar o que podia vir com a pandemia. Além de ter mantido o plano de investimento que tinha previsto, apostou em novos produtos para responder a necessidades específicas desta altura. Foi lançada uma linha de dispensadores de produtos desinfectantes, tanto para interiores, como para espaços públicos.
“Tivemos um pico de vendas entre Maio e o início de Junho com os dispensadores de interior e continuamos com os exteriores. São dispensadores de 10 litros, preparados para zonas de parque, praias, mercados, escolas”, refere João Vergílio.
Recentemente, foram instalados destes equipamentos em municípios como Póvoa do Varzim e Faro, mas a empresa também está a colocá-los em localidades de Espanha e Itália.
“No contexto em que vivemos, tentámos encontrar soluções para continuarmos a facturar, respondendo a necessidades dos nossos clientes”, salienta.
Nesta altura, a empresa já está a recuperar parte da sua actividade habitual. “Não está ao nível das expectativas que tínhamos para este ano, mas está a normalizar e temos obras atrasadas que os municípios estão a retomar”, acrescenta.

CRESCIMENTO BASEADO NA INOVAÇÃO

A Veco Urban Design foi criada em 1977, então com o nome de Veco Juncal, por se localizar nessa localidade. No início, a empresa dedicava-se à produção de equipamentos para parques infantis em espaços privados.
Mais tarde apostou no mobiliário urbano e em 2005 começou a produzir equipamentos de fitness que equipam as ilhas instaladas em diversos espaços públicos. Em 2008, mudou-se para a Zona Industrial do Casal da Areia, tinha então 20 colaboradores, número que, entretanto, duplicou. Nessa altura a empresa instalou-se num armazém. Esta é já a segunda ampliação em pouco mais que 10 anos.
Segundo João Vergílio, o ano de 2010 foi especialmente importante para a empresa. “Implementámos novos equipamentos para desenvolver novos artigos, o que nos permitiu assentar a nossa oferta em inovação e também na qualidade dos materiais”.
O gerente da Veco Urban Design salienta que, por se tratarem de equipamentos para espaços públicos, é necessário que sejam “capazes de suportar uma utilização mais intensa e até actos de vandalismo”.
A Veco é responsável por praticamente todos os estágios do produto, desde a arquitectura à aplicação. O único processo que não faz é a metalização, que é feito por uma empresa na Zona Industrial de Óbidos.
Nos últimos anos, a empresa regista volumes de facturação a rondar os 4 milhões de euros. Parte da produção é exportada, tendo Espanha e Itália como principais países de destino.
A empresa tem uma busca constante por novas soluções para o espaço público e lançou, no final do mês de Junho, um novo artigo de apoio a ciclovias e caminhos para BTT. Tratam-se de estações de serviço rápido para bicicletas, que incluem uma série de ferramentas indispensáveis para fazer pequenas reparações e bombas para enchimento de pneus.
“Acompanhar as necessidades do mercado é uma obrigação para nós, estamos a preparar novidades na área do fitness”, conclui João Vergílio.

Loading

- publicidade -
- publicidade -