A freguesia de Alpedriz necessita de mais atenção

0
665

notícias das CaldasA localidade de Alpedriz quer e tem direito de crescer mais. Necessita de crescer muito mais, o que nos últimos anos não aconteceu, nem com a ligação da A8, há mais de 10 anos! Existem muitos espaços para construir, não por ser uma localidade muito tranquila, mas porque tem o direito e o dever de crescer.
Alpedriz é ainda uma aldeia pobre! Alpedriz não pode estar parada. É uma freguesia com mais de 860 anos de vida. Há muito poucas construções novas, tem mais idosos e menos jovens! Porque já saíram muitos jovens desta freguesia do concelho de Alcobaça! O famoso PDM fez Alpedriz andar para trás. Que tipo de serviços se pode encontrar nesta localidade nos dias de hoje? Quase nada!

A Junta de Freguesia de Alpedriz também quer a revisão do PDM, o que constitui uma das maiores preocupações, pois irá contribuir para o desenvolvimento de toda a freguesia e não só do lugar de Alpedriz!
Os lugares dos Brejos e Águas Formosas ainda não possuem a necessária ligação por estrada para a aldeia do Porto do Carro, na freguesia da Maceira, concelho de Leiria. Ainda faltam muitas placas com o nome da freguesia e localidade de Alpedriz, porque vêem-se mais placas de publicidades. Como sempre!
Urge criar uma bolsa de acolhimento industrial junto ao acesso da A8, nó 23/N242-4, na zona da Ferraria de Alpedriz. Continuamos a solicitar a instalação de semáforos de controlo da velocidade na EN 242-4 de Alpedriz para a Ferraria e Rua da Escola, que dêm resposta à falta de segurança. Há que implementar passeios nas ruas onde tal for possível.
Esta localidade espera também a revisão do novo PDM para o alargamento do seu perímetro urbano. Espera a construção duma rotunda no entroncamento junto da curva da EM 1296, na zona da Quinta Nova! O Rebotim ainda não tem rede de saneamento básico, e as estradas estão em mau estado. E porque não apostar em dois belos projectos num só: “Aldeia preservada” e o “Turismo Rural”, na zona do Rebotim?!
Fica aqui um apelo referente ao abandono da antiga escola primária da Ribeira do Pereiro, encerrada há alguns anos. E a antiga escola primária na zona histórica em Alpedriz encontra-se em ruídas. É tempo de a Câmara Municipal de Alcobaça e a Junta de Freguesia local avançarem com um projecto de ocupação e dinamização daquele espaço. Já há muitos anos que andam a fechar os olhos ao povo.

Darlindo Gil