Carta aberta ao presidente da Câmara das Caldas da Rainha

0
450

Sr. Presidente! Começo por pedir desculpas pela minha atitude, mas ao fim de tantos anos estou mesmo a ver que não tenho direito a acabar os meus dias numa casa minha. Um sonho de qualquer emigrante que parte da sua terra.
Tenho um bocado de terra na Carrasqueira, que é na freguesia dos Vidais, mais propriamente na Rua 26 de Julho, onde já tem todas as infra-estruturas de água, luz e as canalizações necessárias ao objectivo em questão.

Comecei por ir à Câmara saber como proceder e a resposta foi “não pode ser, o PDM não autoriza, ali é considerado terreno agrícola e florestal”. Começo por consultar o PDM e reparo que o mesmo se encontra numa zona de construção dispersa. “Não senhor, o senhor deve compreender que o PDM não se deve modificar e fazer qualquer coisa do género é motivo para perdermos o mandato para o qual fomos eleitos”.
Como o PDM estava em renovação, escrevi ao presidente, à Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia a referir o que estava a acontecer e que não fazia qualquer sentido aquela classificação.
Não tenho alternativa. Na qualidade de emigrante, tenho que retornar ao trabalho na Suíça, que é onde me encontro. Entreguei o caso a um escritório de arquitectura do Sr. V.C. e cinco anos passados nada de novo.
Espantado fiquei ao passar nos Vidais em Setembro de 2011. Verifiquei que algo de estranho estava a haver – era a construção civil em desenvolvimento na encosta entre os Vidais e a Carrasqueira.
Quem circular na estrada 114, das Caldas da Rainha para Rio Maior, é bem visível o que o PDM não evitou e que os mandatos estão todos no mesmo sitio.
Da outra vez ninguém se dignou a escrever-me duas letras. Espero desta vez ter mais sorte e ter resposta mas positiva.

Ramiro Pereira
Safnern – Suíça