Quarta-feira, 4 _ Fevereiro _ 2026, 1:30
InícioOpiniãoETEO 2 – Colégio 2

ETEO 2 – Colégio 2

-

Recebi muitas reações à minha última crónica intitulada “Colégio 2 – Técnica 1”, na qual criticava a forma facciosa, quase clubística, como a questão das escolas com contrato de associação anda a ser discutida.

Entre as reações que não foram de apoio, encontravam-se algumas muito interessantes, escritas com inteligência, mantendo, inclusivamente, o tema futebolístico como pano de fundo. Foram os que perceberam que a questão nada tem a ver com a Escola Secundária Bordalo Pinheiro, escola que muito prezo e me orgulho de ter nas Caldas. Outras reações mostravam apenas um sentimento de revolta pelo facto de, segundo o título da crónica, a Técnica estar a perder o fictício jogo de futebol. Estes limitaram-se a confirmar o que escrevi na última crónica: para eles tudo isto não passa de um jogo e não importa a questão de fundo, nem os alunos, os pais, os professores e restantes funcionários do Colégio.
Assim, para evitar engulhos, esta semana promovo um empate entre duas escolas das Caldas da Rainha, o Colégio Rainha D. Leonor e a Escola Técnica Empresarial do Oeste. São ambas escolas não estatais onde os alunos não pagam para lá andarem (na ETEO até recebem) e são ambas de excelente qualidade.
Hoje, o atual governo diz que as escolas com contrato de associação não devem ser financiadas e que os seus alunos devem passar para as escolas do Estado, sem sequer atender às escolas que os alunos e pais preferem… e se as preferem, por alguma razão será. Apesar desta medida impossibilitar os filhos dos pobres de continuarem a estudar na escola que escolheram e que o Estado lhes tinha dito que poderiam frequentar, muitos são os que não se importam com essa discriminação ou com o possível fecho dessas escolas e com o desemprego de professores e restantes funcionários.
Amanhã, seguindo o mesmo raciocínio, o governo pode dizer que as escolas profissionais não estatais como, por exemplo, a caldense ETEO, também não devem continuar a receber dinheiro público, pois os cursos profissionais que os alunos lá frequentam também podem ser ministrados nas escolas estatais, como a Bordalo Pinheiro ou a Raul Proença.
E aí, talvez já seja tarde demais…
É que, como dizia Bertold Brecht, primeiro levaram os operários, depois os miseráveis e os desempregados. Como eu não era operário, nem miserável ou desempregado, não me importei com isso. Agora estão a levar-me a mim, mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa agora comigo.
Não podemos deixar que o árbitro deste jogo entre escolas seja o proprietário de algumas dessas escolas. Eu quero que os caldenses, desde os mais ricos aos mais pobres, possam colocar os seus filhos a estudar nas melhores escolas, sejam elas estatais ou não. Se olharmos para os rankings, podemos inclusivamente ver que a melhor escola das Caldas é a Raul Proença, que é uma escola estatal. O Liceu não se queixa de falta de alunos por causa do Colégio Rainha D. Leonor nem por causa da ETEO. Agora vem o Estado dizer quais as escolas que devem ter dinheiro para funcionar e quais as que não devem ter e, surpresa das surpresas, apenas as do Estado continuam a viver à custa dos nossos impostos. As que não são do Estado, mesmo que sejam melhores, passam a estar apenas ao alcance dos filhos dos ricos.
É claro que não concordo com o esbanjamento de dinheiros públicos, a que se tem assistido nestes últimos meses, e que podem deitar por terra os sacrifícios que os portugueses têm feito ao longo destes últimos anos. Mas também não concordo que se aumente a despesa para resgatar a banca e se façam cortes cegos na educação. Se houver escolas a mais para o número de alunos que existem, haverá certamente margem para poupança mas o critério não deve ser se a escola é estatal ou não estatal. O critério deve ser o da qualidade das escolas.

Jorge Varela
jorge.varela@ipleiria.pt

 

Loading

1 COMENTÁRIO

- Advertisment -

Edição #5628

Capa da Semana


VER CAPA


INICIAR SESSÃO

Acesso exclusivo a assinantes
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.