O setor do turismo desempenha um papel fundamental para a economia nacional e, consequentemente, assume uma importância determinante para o desenvolvimento regional, estimulando e alavancando uma constelação de diversos subsetores como por exemplo, o alojamento turístico, a restauração, os transportes, o comércio, a cultura, a animação turística, o desporto ou, ainda, as indústrias agroalimentares.
A competição entre os destinos turísticos, cidades ou regiões, eventos, empresas, conceitos de negócio e novas tendências é de tal forma que a antecipação da quadra natalícia tem revelado e evidenciado uma preocupação cada vez maior por parte das organizações públicas e privadas com o planeamento da chegada do pai Natal, da inauguração da iluminação das cidades e também com a organização de várias atividades de animação natalícia e promoção dos centros históricos e comerciais, tornando-os mais atrativos e chamativos para o consumo, para a evasão e fantasia e, no fundo, para poder estimular a realização de uma viagem turística que permita recarregar baterias para um novo ano que se avizinha, servindo simultaneamente de balanço face às ações e opções realizadas e praticadas.
O que se espera deste período de Natal e Ano Novo, tão favorável à experiência turística e às viagens de encontros e reencontros familiares próprios da época, é que a tendência para uma certa voracidade consumista insaciável dos homens não seja a nota dominante, mas antes pelo contrário, que o setor do Turismo e da Hotelaria, possa permitir que todos aqueles que optaram por realizar uma viagem turística encontrem uma paz interior, centrada nos verdadeiros valores humanos, respeitando a essência humana, em detrimento de um excessivo espírito materialista. Que este período de Natal seja um tempo de viagens, visitas, descobertas culturais e novidades existenciais e que toda a cadeia de valor das profissões do setor do turismo e hotelaria esteja preparada e motivada para a prestação de um serviço de excelência e qualidade, na certeza de que as entidades empregadores estarão disponíveis para uma justa retribuição do trabalho realizado.
Um pouco por todo o país e também na Região Oeste sucedem-se diversos investimentos de animação de natal, tendo em vista a captação de visitantes e estímulo ao consumo. Espera-se que esses investimentos tenham um efeito concreto no aumento de turistas e visitantes e, também, que o volume de negócios aumente significativamente. Diversos estudos de impacto económico realizados demonstram que a maioria dos empresários hoteleiros e comerciantes consideram que estes projetos têm um impacto positivo nas suas atividades empresariais, exigindo que nesta quadra e época festiva exista muitas vezes um reforço de recursos humanos para responder aos picos de procura.
A inovação e a criatividade constituem, assim, um caminho e uma necessidade para que as propostas turísticas sejam tentadoras e atrativas, simples e eficazes na sua mensagem, sustentáveis na sua forma de apresentação, respeitando o ambiente e evitando o excesso de papéis e resíduos, nunca esquecendo que o mais importante é não sobrevalorizar o espírito consumista, uma vez que a verdadeira essência do natal está nas boas relações interpessoais entre amigos e familiares em que dedicamos tempo uns aos outros, com genuíno altruísmo, amizade e fraternidade. Toda a cadeia de valor de atividade do setor do Turismo e Hotelaria pode e deve respeitar e enfatizar todo este ambiente!
Daniel Pinto
Diretor
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste