Luís Montenegro assume-se como o melhor candidato para tornar o PSD uma alternativa ao PS

0
1435

Caldas da Rainha foi o local escolhido por Luís Montenegro para apresentar a sua candidatura à liderança do PSD aos militantes do distrito de Leiria. Antes do encontro à porta fechada, que ocorreu no CCC no passado dia 5 de Dezembro, Luís Montenegro assumiu-se como o melhor candidato para tornar o PSD uma alternativa ao PS.
Referindo-se a Tinta Ferreira, que escolheu para mandatário distrital, disse ser um “autarca de excelência e um militante convicto”, que valoriza esta candidatura e sinaliza a importância que dão ao poder autárquico.

Luís Montenegro chegou às Caldas ao início da noite, visitou o evento de street food que estava a decorrer e foi para o CCC, onde o esperavam cerca de 150 militantes do distrito para uma acção de esclarecimento. Aos jornalistas, antes da sessão, o ex-líder parlamentar do PSD assumiu-se como o melhor candidato para tornar o PSD uma verdadeira alternativa ao PS. “O líder que me interessa combater e que é o meu adversário chama-se António Costa. É um empata decisões e soluções para a vida das pessoas e esse sim é o combate que eu quero travar”, disse.
O candidato, que disputa a presidência do partido com Rui Rio e Miguel Pinto Luz, considera que o país precisa de uma alternativa política, de um “partido grande” que seja alternativa ao PS e que faça o escrutínio do governo como oposição. “Com a nossa candidatura há a possibilidade de governarmos o país de forma diferente”, disse, lançando críticas à resposta que o governo socialista está a dar, por exemplo, ao nível da saúde. “Cerca de 200 mil pessoas em Portugal não têm acesso a cuidados de saúde porque não têm dinheiro, isto é uma injustiça gritante da nossa sociedade”, exemplificou.
Luís Montenegro acredita que nesta fase da campanha as pessoas já conhecem as diferenças, do ponto de vista estratégico e das orientações do posicionamento, dos vários candidatos sociais-democratas. Do lado de Rui Rio “continua a haver uma pré-disposição para acordos com o PS”, diz Montenegro, acrescentando que os socialistas não têm nenhuma matéria na qual mostrem afinidade com o PSD.

Ganhar mais autarquias em 2021

Por outro lado, o candidato mostra uma “disponibilidade absoluta” para trabalhar com os militantes no reforço da posição política do PSD, desde logo nas eleições autárquicas de 2021. Luís Montenegro quer ganhar mais câmaras municipais e reforçar a posição naquelas que já são lideradas por sociais-democratas. Caso vença as directas de 11 de Janeiro, será ele próprio o coordenador autárquico das eleições em 2021 para mostrar às bases o seu “empenhamento”.
Para mandatário distrital, Luís Montenegro, escolheu o presidente da Câmara das Caldas, que considera um “um autarca de excelência” e um “militante convicto do PSD”. Com esta aposta, a candidatura mostra a importância que é dada ao poder autárquico.
O ex-líder parlamentar do PSD mostrou ainda a sua satisfação com a mobilização que a candidatura está a ter por todo o país. “Estou satisfeito por ter sala cheia não pela fotografia que isso dá, mas porque significa que as pessoas têm uma motivação para aqui estar, querem ouvir e ser esclarecidas”, salientou.
Na sala, entre os apoiantes estavam vários autarcas caldenses, entre eles Hugo Oliveira e Maria da Conceição Pereira, que também assumiu funções de mandatária concelhia da candidatura, assim como a líder da JSD nacional, Margarida Balseiro Lopes, e o presidente da distrital de Leiria, Rui Rocha. Apesar do encontro ser à porta fechada, Gazeta das Caldas soube junto de fontes sociais democratas que o anterior presidente da Câmara, Fernando Costa, aproveitou a reunião para tecer críticas a membros do actual executivo, nomeadamente Tinta Ferreira, Maria da Conceição Pereira e Hugo Oliveira, este último por manifestar o seu apoio a Montenegro quando antes integrou a lista para a Assembleia da República por Rui Rio.